Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O ESPORTE PEDE DESCULPAS



http://www.youtube.com/watch?v=78UHoEXRlwo

VALE A REFLEXÃO!!!

Postagem sobre conteúdo da oficina. - por Caroline Cordeiro

Hoje aconteceram as oficinas temáticas do PIBID, como o Bruno já havia falado.
Um dos temas abordados pelo grupo educação física (Andrigo, Ayrton, Bruno, Caroline, Henrique e Paloma) foi Saúde e Qualidade de Vida.


Inicialmente, realizou- se uma palestra salientando a importância da atividade física na vida das pessoas, não obstante os malefícios da não realização de uma prática corporal.
Palestra:
- Importância da atividade física;
- Aquecimento e alongamento na atividade física;
- Flexibilidade;
- Obesidade;
- Diabetes tipo II.

Posteriormente foram realizados alguns testes, para mensurar situações corporais, que podem retratar o nível de saúde e qualidade de vida.

- Cálculo do Indice de Massa Corporea
peso dividido pela altura ao quadrado:

ex: 58/1.64x1.64= 21,56 > peso normal.

- Salto horizontal

- 2 Dobras cutâneas (Dc): Tríceps e Perna.  Protocolo de T. G. Lohman, 1987.
 G% Homens = 0,735 . (soma das dobras cutâneas) + 1,0
G% Mulheres = 0, 735 . (soma das dobras cutâneas) + 5,1


ex: G% Mulher = 0, 735 . (8,4 + 6,5) + 5,1
G% Mulher = 0, 735 . 14,9 + 5,1
G% Mulher = 10,9515 + 5,1
G% Mulher = 16,05.

Foi isso pessoal..
Caroline.

domingo, 30 de outubro de 2011

Oficina Saúde e Qualidade de Vida

Bom dia amigos e amigas

Dia 31/10 e 01/11 estaremos ofertando uma oficina
titulada "Saúde e Qualidade de Vida" no Colégio General
Osório.


Inicialmente abordaremos a importância da atividade
física no cotidiano das pessoas, não obstante algumas
possíveis consequências de não realizar uma prática
corporal.

Em um segundo momento iremos aplicar alguns testes
práticos com os adolescentes, para mensurar algumas
informações que podem nos fornecer diagnósticos
sobre alguns segmentos corporais ou situação corporal.

Somente para despertar a curiosidade de vocês, duas
mensurações que serão realizadas - Peso e Altura - através
da qual podemos utilizar uma fórmula chamada IMC que
nos mostra as seguintes situações corporais: Abaixo do
Peso, Peso Normal, Acima do Peso e Obeso.

Fonte: Elaboração própria, a partir de dados obtidos na Internet (2011)

Grupo Responsável:

Andrigo Domingos de Campos
Ayrton Aruana Ramalho Ott
Bruno José Gabriel
Caroline Cordeiro
Henrique Franke
Paloma B. Merlini

Coordenação:

Dr. Miguel Archanjo de Freitas Jr.


Att. Bruno José Gabriel

sábado, 29 de outubro de 2011

Benefícios e importância do Xadrez. Por: Ayrton Aruana

Bom dia!
A importância do xadrez é definida segundo o livro:  Moderno Dicionario de xadrez, como "termos das qualidades inerentes ao jogo exercidas pelos contendores na pratica do xadrez"
Estudiosos apontam que a criança deve ter um primeiro contato com esse jogo logo nos primeiros anos de infância.
Especialistas publicam que esse jogo funciona como um meio de ligação entre crianças de diferentes idades, o que acaba sendo positivo para a formação do cidadão, auxilia nos estudos e na vida das pessoas. No Brasil o ensino da prática do xadrez nas escolas ainda é pequeno, quando comparado com outros jogos. No estado do Rio de Janeiro  já se aprovou o projeto de Lei n° 5264 que garante a implantação do PAX (Programa Estadual de Aprendizagem do jogo de Xadrez), que prevê que esse jogo seja seja ensinado em todas as Escolas Estaduais do Rio de Janeiro. 
Para Ramés Fialho de Freitas (coordenador do núcleo de xadrez do instituto Mirim de Letras  - Salvador na Bahia) " O ensino de xadrez nas escolas traz grandes benefícios aos educandos, por favorecer o desenvolvimento de muitas habilidades cognitivas, psicológicas e sociais  de forma lúdica" Ele afirma que a nova lei é uma maneira de chamar atenção para a necessidade de atividades motivadoras nas escolas.
Então amigos que tal aproveitar melhor esse sábado e domingo para jogar uma partida de xadrez...



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Novo ministro afirma que é a favor da meia-entrada para estudantes na Copa

Aldo Rebelo novo ministro dos esportes (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)Aldo Rebelo é o novo ministro dos Esportes
(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)
Bom dia o esporte esta, sob novo comando no Brasil, e o novo ministro vem com boas noticias para os estudantes, ou que para quem pretende estar estudando em 2014
O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse ter uma posição pessoal de defesa da meia-entrada para estudantes durante a Copa do Mundo de 2014. O tema é um dos principais pontos de conflito entre o governo e a Fifa sobre o projeto da Lei Geral da Copa, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. A entidade já disse que aceita a meia-entrada para idosos, mas não quer o desconto para estudantes.

- Eu fui presidente da UNE, líder estudantil, e uma das bandeiras sempre foi a defesa da meia-entrada. E esse é um direito que consta da legislação brasileira.

Apesar disso, Rebelo enfatizou que vai defender o projeto do governo no tema. Só que o texto enviado pelo Poder Executivo não trata especificamente do assunto. Quem pode incluir o tema na lei geral é a comissão especial que analisa o projeto na Câmara. O grupo recebeu hoje, inclusive, o presidente da UNE para discutir exatamente este tema.

- O que estiver no projeto enviado pelo Poder Executivo é a posição do ministério e é a posição do ministro. Como ministro do Esporte, eu tenho compromisso com o projeto do governo.

Rebelo também afirmou que o fato de ter presidido a Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou a CBF entre 2000 e 2001 não gera constrangimento. O presidente da confederação, Ricardo Teixeira, é também o presidente do Comitê Organizador Local do Mundial de 2014.

Sobre o relacionamento com a Fifa, o novo ministro enfatizou que a postura será de cooperação, mas com independência.

- Tem que se manter uma posição de cooperação e de independência. São dois entes distintos.

Um público, com a responsabilidade diante da sociedade, da nação, dos cidadãos, e o outro ente é um ente privado, que se rege e se orienta por interesses e objetivos que nem sempre coincidem com os interesses do governo e do Estado.

Apoio do ex-ministro

Aldo Rebelo recebeu apoio do ex-ministro, Orlando Silva. Pela manhã, antes mesmo de Dilma fazer o convite oficial, Orlando Silva postou no Twitter:

"Bom dia @aldorebelo ! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!"

Já pela tarde, Orlando Silva revelou, também na rede social, ter almoçado com o novo ministro e discutido a transição. Não sem antes fazer um elogio.

"Excelente indicação de @aldorebelo para Ministro do Esporte. Homem publico que admiro e com muita capacidade política. Parabéns Presidenta."

Segundo Rebelo, o almoço serviu para que ele conhecesse melhor a estrutura do ministério que vai assumir.
Por Andrigo D. de Campos

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/10/novo-ministro-tem-posicao-pessoal-de-defesa-da-meia-entrada-na-copa.html

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ciclismo no projeto de licenciatura em Educação Física com alunos do Parque Tarobá - Por Jonathas Stadler

     Paralelamente ao trabalho realizado no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenados pelo professor Drº Miguel Arcanjo de Freitas Junior, estão desenvolvendo um projeto com alunos de 8ª serie e 1ª ano do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, que situa-se no Parque Tarobá município de Ponta Grossa – PR. De acordo com o coordenador do projeto, as atividades foram idealizadas com vistas à possibilidade de utilizar as atividades físicas como meio eficiente para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, que residem no entorno do Campus da UEPG.
      Inicialmente todos os alunos deslocavam-se do colégio à universidade a pé e sempre acompanhados pelos acadêmicos envolvidos no projeto, porém em um dado momento alguns alunos passaram a fazer o trajeto de bicicleta buscando otimização de tempo. Com isso, viu-se necessário a presença de um acadêmico acompanhando-os nesta nova forma de atividade física proposta pelos próprios alunos, com o objetivo de orientá-los segundo o Código de Transito Brasileiro (CTB) durante o trajeto. No inicio desta atividade foi dado aos alunos a liberdade de criarem um trajeto que eles julgassem ser o melhor e mais eficiente. De acordo com o que foi verificado no “Google Earth” o trajeto criado pelos alunos possui 2,9 quilômetros divididos entre trechos de asfalto e terra.
      Durante o trajeto é sempre realizado orientações sobre a posição da bicicleta no transito da cidade, quais são os direitos dos ciclistas e ao chegar a universidade, quando necessário, é reunido todos os alunos e discutido a melhor forma de direção para evitar transtornos e estresse no transito. O vídeos a seguir foi montado pelo acadêmico que os acompanha durante o trajeto através de uma câmera fixada no guidão da bicicleta por ele utilizada e mostra um pouco do cotidiano deste e dos alunos durante o trajeto.

Por Jonathas Henrique Stadler

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Jogos Pan-Americanos: No handebol...


Brasil cai para Argentina, fica com a prata e não se garante em Londres

A Seleção Brasileira masculina de handebol não conseguiu repetir a feminina e foi derrotada pela Argentina na final dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, nesta segunda-feira. A equipe, que defendia o bicampeonato e ainda buscava se garantir nas Olimpíadas de Londres-2012, perdeu por 26 a 23.
Na final feminina, disputada neste domingo em Guadalajara, a Seleção Brasileira não encontrou dificuldades para derrotar a Argentina, e conquistou o tetracampeonato do Pan e a vaga em Londres. No masculino, o Brasil ainda tem chances de se classificar para as próximas Olimpíadas, no Pré-olímpico Mundial, disputado em 2012.
O principal obstáculo do Brasil na decisão desta segunda-feira foi o baixo aproveitamento ofensivo. A equipe teve dificuldades para encontrar buracos na forte defesa argentina e quando conseguiu parou no goleiro Matias Carlos Schulz.
O jogo - O primeiro tempo da decisão foi o que se esperava de um confronto entre Brasil e Argentina que vale uma vaga nas Olimpíadas de Londres-2012. Com muita briga por espaço e nove exclusões de dois minutos, as duas equipes alternaram-se na liderança do marcador durante a etapa.
A Seleção chegou a abrir cinco gols de vantagem, com o placar apontando 12 a 7, mas deixou os rivais se recuperarem e encerrarem a primeira etapa em vantagem de um tento: 15 a 14, graças a um gol de falta de Pizarro, no último lance do tempo.
O início da segunda etapa de partida foi favorável à Argentina, que marcou quatro gols em seguida e contou com a ineficiência do ataque brasileiro, e grande atuação do goleiro Schulz, para abrir vantagem no placar. O primeiro gol nacional só saiu nove minutos após o fim do intervalo do jogo.
A Seleção conseguiu diminuir a diferença no marcador para apenas dois gols, mas voltou a ser prejudicada pelo alto número de exclusões e as falhas no ataque. A cinco minutos do fim, Leo cobrou 7 metros para fazer o Brasil encostar no placar, mas parou no arqueiro argentino.
O goleiro voltou a aparecer bem nos últimos lances de jogo e garantiu para a Argentina mais uma medalha de ouro em Guadalajara e uma vaga nas Olimpíadas de Londres.

Argentinos tiram sarro de brasileiros no Twitter após vitória do handebol
A tradicional rivalidade entre Brasil e Argentina no futebol já chegou ao handebol. 
Após a vitória sobre a equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, não faltaram no Twitter piadinhas de argentinos tirando sarro dos rivais. 
O Brasil, que tentava o tricampeonato, perdeu para a Argentina na final, por 26 a 23. 
Para @MarttimVallejoS, não importa o esporte, o importante é ganhar do Brasil. 
- Vamos, Argentina. Ganhamos do Brasil. Não importa que seja no handebol, sempre que se ganha do Brasil é uma grande satisfação. 
Também no microblog, para @GerardoChurra, a medalha de ouro foi "suprema". 
- É bom ganhar do Brasil em qualquer coisa, mas a final do handebol de ontem foi suprema. Medalha de ouro e passagem para Londres. 
Já @jonatantellez disse que é bom ganhar do Brasil até no handebol.  
- É bom ganhar do Brasil até no handebol. Parabéns aos rapazes por outra medalha de ouro. 
O internauta @DANIELELLEON celebrou o fato de vencer o Brasil. 
- Os grandes meninos do handebol. Um grande abraço e parabéns pelo triunfo. Como é bom vencer o Brasil! 
Para @juanferrari7, ganhar do Brasil não tem preço. 
- Ganhar o ouro, a passagem para Londres 2012 e de quebra ganhar do Brasil não tem preço.


http://rederecord.r7.com/pan-guadalajara-2011/noticias/argentina-vence-brasil-em-jogo-eletrizante-e-conquista-o-ouro-no-handebol-masculino.html

http://rederecord.r7.com/pan-guadalajara-2011/noticias/argentinos-tiram-sarro-de-brasileiros-no-twitter-apos-vitoria-do-handebol.html


Leana Gioia Siqueira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

História e regras do Handball, por Paloma Merlini

Criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919, o handebol é uma modalidade esportiva que se baseou em outros esportes praticados desde o final do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai.
O esporte inicialmente era praticado na grama em um campo parecido com o de futebol com dimensões entre 90m a 110m de comprimento e entre 55m a 65m de largura, a área do gol com raio de 13m, o gol com 7,32m de largura por 2,44m de altura, a bola usada é a mesma da versão em quadra e é disputado por duas equipes de onze jogadores cada.
Hoje em dia a maioria dos jogadores praticam apenas o handebol de quadra. Nos Jogos de 1936, disputou-se uma única vez o handebol de campo, com onze jogadores de cada lado. Em 1972, o handball voltou a ser olímpico, já com as regras atuais.
As dimensões atuais da quadra de handball é 40x20m. O jogo é constituído por dois tempos de 30 (trinta) minutos com 10 (dez) minutos de intervalo entre eles, nas últimas olimpíadas ¾ em Atlanta 1996 ¾ foi permitida a utilização do tempo, como no voleibol.
O número de substituições é ilimitado, mas tem de ser feitas no espaço de 4,45m que cada time possui especialmente para isso, elas são feitas também sem a interrupção do jogo e é preciso que um jogador saia completamente da quadra, antes que outro entre em seu lugar, caso ocorra uma substituição incorreta, ela deve ser avisada ao árbitro da partida pela mesa do jogo, que é constituída por um cronometrista e um marcador de gols. E, então, o jogador que cometeu a infração recebe uma punição de dois minutos.
O objetivo básico do jogo de handebol é manobrar o adversário passando a bola hábil e rapidamente entre os jogadores e quando possível arremessá-la ao gol adversário, marcando um ponto caso a bola ultrapasse completamente a linha de gol. É preciso muito jogo de corpo para enganar o adversário e deixar um companheiro livre. Como no futebol e no basquete, é preciso mudar rapidamente de direção, velocidade e usar passes inesperados (às vezes no estilo NBA) para atingir o gol.
As punições no handebol são bastante rígidas e variam desde a advertência com o cartão amarelo até a desclassificação com o vermelho.


Extraído de:
http://www.olimpiadas.etc.br/historia-do-handebol.html



Paloma Merlini

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Estresse!!


Estresse ou stresse  pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio-ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo.

O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez no sentido hodierno em 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature.

O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.



Postado por Jéssie Aline

domingo, 23 de outubro de 2011

Qualidade de Vida - Alimentação Saudável

Vitaminas
São nutrientes essenciais para a vida, os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, portanto, devem ser ingeridos através da alimentação.  
A falta de vitaminas pode acarretar diversas doenças e ser provocada por:

·         redução de ingestão.
·         pela diminuição da absorção.
·         pelas alterações da flora intestinal.
·         pelas alterações do metabolismo.
·         pelo aumento de consumo.




SALADA DE FRUTAS COM CREME DE MANGA
Ingredientes
. 2 mangas maduras
. 2 colheres (sopa) de mel
. 2 ameixas frescas
. 1 banana-prata
. 2 xícaras (chá) de abacaxi cortado em cubos
. 1 xícara (chá) de mamão papaia cortado em cubos
. 1 xícara (chá) de morango cortado ao meio no sentido do comprimento
. Folhas de hortelã
Modo de preparo
1. Prepare o creme: corte as mangas em pedaços. Bata-os no processador ou aos poucos no liquidificador até obter um creme liso.

2. Passe pela peneira, acrescente o mel e misture. Distribua o creme em seis taças.

3. Corte as ameixas em gomos finos e a banana em rodelas. Misture todas as frutas da salada e coloque-as sobre o creme.

4. Enfeite com as folhas de hortelã. Deixe na geladeira até o momento de servir.

Fonte:

sábado, 22 de outubro de 2011

A importancia do lazer-sugerido por Henrique Franke

Devido ao ritmo extremamente acelerado exigido das pessoas na casa, no trabalho, na vida, a prática de atividades de lazer é cada vez mais importante para manutenção da saúde mental e emocional das pessoas, auxiliando no combate ao aparecimento do estresse e da depressão.
O lazer é uma forma de socialização, em que o ser humano pode dialogar e fazer novas amizades com outras pessoas, podendo fazer em sua companhia uma atividade esportiva, uma atividade educativa ou uma atividade simplesmente prazerosa.
Ao final de um dia ou de uma semana agitada, as pessoas necessitam espairecer, tirar seus pensamentos dos problemas, das coisas que as preocupam, afinal, o estresse e a depressão, além de ser um problema por si só, também carrega consigo agravos que afetam o coração, a cabeça, os músculos, a imunidade, enfim, o corpo como um todo.
Um problema que afeta grande parte da população das grandes cidades é a falta de espaço e locais para o lazer saudável, tais como a prática de atividades físicas prazerosas, pois até é possível ter lazer sem equipamentos (caminhada, corrida), mas não é possível ter lazer adequado sem espaço físico.
Dicas para aproveitar melhor o seu momento de lazer:
Faça atividades que você gosta como assistir um filme, jogar videogame, mas cuidado para não ficar demais em casa;
Tentar fazer sempre a mesma coisa para se distrair pode acabar ocasionando o estresse;
A atividade física como lazer não deve ser extenuante. Para causar prazer, a atividade física deve relaxar o corpo e a mente do individuo e não deixá-lo com dores musculares;
Atividades ao ar livre em contato com a natureza, tais como represas, praias e demais passeios turísticos ajudam a sair da rotina, portanto, são eficazes para que a pessoa se distraia e esqueça dos problemas;
Tem coisa melhor que reunir-se com os amigos? Cerque-se das pessoas de quem você gosta, organize junto a elas aquele churrasco, aquela pizza, uma ida ao cinema ou mesmo excursões em grupo;
Tenha uma vida fora do trabalho. Se você se junta apenas com pessoas do trabalho é mais fácil surgir assuntos que vão te estressar ao invés de se distrair. É importante ter amigos no trabalho, porém uma vida social é tão importante quanto o bom relacionamento no emprego;
Para se viver com qualidade de vida, todo mundo precisa de um tempo de descanso e que este tempo de descanso seja não só físico, mas também mental o que é encontrado nas atividades de lazer.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Postagem de um artigo muito interessante na nossa área - por Caroline Cordeiro

EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: FATORES PSICOLÓGICOS. 


Margarete Vaz de Paula
Elisabeth T Fylyk
PUC-PR


RESUMO
Diante da necessidade e preocupação cada vez maiores da população com a saúde e qualidade de vida, o presente estudo teve como objetivo verificar a Educação Física no Ensino Médio e seus fatores psicológicos, mais especificamente no que esses fatores influenciam para a não participação dos alunos nas aulas, estas que só atraem benefícios que por sua vez foram relatados pelos próprios alunos quando questionados. Dentro da pesquisa realizada, foi feita uma análise de dados das respostas do questionário que foi aplicado aos alunos, o que e viu foi um excesso de desmotivação por parte dos adolescentes que dizem não gostar das aulas de Educação Física, justamente pelo conteúdo ser muito repetitivo e pela baixa estima dos menos habilidosos nos esportes. Outros fatores foram encontrados, não só dos que não fazem como também os que participam efetivamente das aulas, que se fazem relevantes e estão mais bem descritos neste trabalho. A intenção desta pesquisa em nenhum momento foi de julgar a atitude de alunos e professores durante as aulas, mas sim de analisá-los para o bom desenvolvimento das mesmas também por outros profissionais, buscando oportunizar uma pesquisa para se obter uma ferramenta a mais no trabalho com os adolescentes. 


Palavras-chave: Adolescência. Educação Física Escolar. Ensino Médio. Fatores Psicológicos. Saúde.




O link para ler o artigo completo é: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo8323.pdf

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Metodologia para o aprendizado do voleibol

Bom dia amigos e amigas.

Hoje trago para vocês uma metodologia para o apresendizado
do voleibol.

O Mini-volei: É considerado uma metodologia de aprendizagem,
através da qual minimiza-se os excessos na prescrição de exercícos,
mantendo o ambiente do jogo. Dessa forma o aluno será confrontado
com situações semi-reais de jogo, absorvendo a idéia de movimento e
antecipando sua consciência tática.

Geralmente utiliza-se de 1 a 4 jogadores (1x1, 2x2, 3x3, 4x4).


Att. Bruno José Gabriel

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

HISTÓRIA DO XADREZ



           A origem desse jogo de tabuleiro é um mistério, historiadores de todo o mundo ainda não entraram em consenso para afirmarem onde esse jogo teve origem. O documento mais antigo encontrado até hoje foi uma pintura em uma câmara mortuária na cidade de SAKARAH, localizada no Egito. Ao que se parece essa pintura (dois homens jogando xadrez), foi encontrada a cerca de três mil anos antes da era cristã.
          Na atualidade a teoria mais aceita pelos historiadores, é que o jogo surgiu na índia por volta do século VI depois de cristo, e era conhecido como o "jogo do exército" e podia ser jogado por duas ou mais pessoas. O jogo acabou se espalhando através de viagens de mercadores e vendedores para o leste da China e oeste da Pérsia,   hoje Irã. Depois os Árabes acabaram se aprofundando no jogo e foram os primeiros a estabelecer as regras para o jogo.


     AYRTON ARUANA 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Símbolo da Educação Física


Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália. O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos. (FERNANDES, 1978, p. 77)
CONFEF aprova como símbolo oficial dos Profissionais de Educação Física do Brasil, no Art. 1º, em seu parágrafo 1º - SÍMBOLO: Discóbolo - por estar baseado nos movimentos do corpo humano em ação. O Discóbolo de Myrón é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisa: "...o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço, mas calmo e confiante na vitória. (RESOLUÇÃO CONFEF nº 49/2002, Rio de Janeiro, 10 de Dezembro de 2002 )
Símbolo da Educação Física


Por Andrigo Domingos de Campos

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jogos e Brincadeiras com Material Reciclável - Bets


Todos nós sabemos da importância da reciclagem nos dias de hoje. Com material reciclavél é possível construir brinquedos e outros objetos para utilizar nas aulas de Educação Física de maneira bem simples, é so deixar a imaginação fluir... 
Uma brincadeira que muitas crianças e adolescentes gostam é o Bets, brincadeira esta que precisa de apenas 4 jogadores, dois tacos, uma bola e duas casinhas.
O objetivo básico é rebater a bola arremessada pela equipe adversária para o mais longe possível. É jogado com dois integrantes em cada time, que se revezam entre o arremesso e a rebatida. 
Funciona da seguinte maneira: um jogador de uma das equipes joga a bola com intuito de derrubar a “casa”, garrafa com água posicionada atrás do rebatedor. Se isso ocorrer, invertem-se as posições: o arremessador vira rebatedor. 
Caso a bola seja rebatida, o rebatedor deve correr de um lado ao outro do campo e cruzar os tacos com o parceiro, fazendo assim um ponto. 
O arremessador deve correr atrás da bola e recuperá-la o mais rápido possível para tentar derrubar a garrafa ou acertar os rebatedores que estão com os tacos fora da área da “casa”. 
O jogo acaba quando se marca 25 pontos.

Essa brincadeira pode ser feita utilizando materiais recicláveis:
  • 2 garrafas do tipo pet
  • 1 bola feita de meia
  • 2 tacos de madeira que podem ser cabo de vassoura ou um pedaço de ripa ou ainda, outro tipo de madeira.



    Paloma Merlini





      domingo, 16 de outubro de 2011

      Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

                

                 O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
                 No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
                 Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
                 Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
                O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
                A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

      http://www.portaldafamilia.org/datas/professor/diaprof.shtml


      'Professor é profissão. Educador é vocação'. (Salomão Becker)

      Leana Gioia Siqueira

      sábado, 15 de outubro de 2011

      A Arte de Proteger - Por Jonathas Stadler


      "Um time vencedor sabe atacar, mas um time campeão sabe se defender"
      (Michael Jordan.)

            Desde criança sempre me admirei muito com a arte da defesa. Me deslumbrava com as técnicas de imobilização e ficava impressionado com as táticas de defesa de um território. 
            Partindo desta linha de raciocínio, passei a observar melhor os responsáveis pela defesa em vários esporte. Observeis os zagueiros do futebol que tentam proteger a área do goleiro fazendo tudo que seus corpos lhes permitem para impedir que o adversário chegue perto do lugar ao qual eles são designados a proteger. Os Fullbacks do Rugby são os últimos homens da defesa e os jogadores mais completos do time. Sua visão de jogo deve funcionar como um perfeito decodificador de jogadas, que dará o exato momento de dar o bote destemido no jogador que está atacando, levando-o ao chão. Assistindo a jogos de voleibol, é possível observar um jogador vestindo uma cor diferente da usada pelos demais, mas o que ele tem de diferente não é apenas a cor de sua roupa, pois ele sempre aparece nos espaços vazios, pulando por cima de placas, nos cantos mais improváveis e na maioria das vezes no ultimo decímetro ou no ultimo milésimo de segundo presente entre a bola e o chão. E o que falar dos goleiros? Não apenas do futebol, mas do handebol, do futsal, do polo aquático, enfim, todos aqueles que ficam protegendo suas metas. Esses, não querem saber se a queda vai se dolorida, ou se a bolada vai acertar o seu rosto, ou se na dividida alguém sairá machucado, não querem saber se a bola foi para a esquerda ou para a direita, mas acima de tudo não querem ouvir o som do atrito entre a bola e a rede, querem apenas que a bola não os ultrapasse. 
            É por pensamentos como estes que vi a importância de um time com uma boa defesa. Estes "Artistas da Proteção" aparecem frequentemente quando seus companheiros e torcedores estão com medo e este momentos em que eles aparecem sempre é carregado de energia, de força, de explosão, de desespero, de gana, de vontade, de heroísmo e de emoção. Emoção esta que pode estar ao lado do defensor ou ao lado do adversário, e é aí que o medo da derrota se torna um fato para os seus torcedores, companheiros e para seu coração.
            Ser um jogador de defesa é ser um grande ser humano, mas como todo ser humano, este também está sujeito a falhas. Falhas estas, que dificilmente são perdoadas e muitas vezes não são esquecidas. Mas é possível melhorar sem falhar? Michael Jordan disse: "Errei mais de 9.000 vezes e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encorajado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." Falhar em seu objetivo faz parte da lapidação de um defensor, para que assim ele passe a defender cada vez melhor.
      Uma singela homenagem a todos aqueles que atuam defendendo seus times. 

      De: Jonathas Henrique Stadler