Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 31 de dezembro de 2011


Não exagere nas comidas e bebidas de final de ano
Image
Chega as festas do final do ano e as tentações são muitas. A época é propícia e a tendência é exagerar na comida e na bebida. Como evitar isso para depois não ficar com remorso pelos quilos a mais nem com dor de barriga?
Quem se cuidou o ano inteiro para manter um peso saudável – sem neuroses – pode aproveitar as festas e ceias com menos peso na consciência, mas também não pode exagerar ou lá se vão meses e meses de cuidado com a balança. E quem não conseguiu chegar ao peso ideal durante o ano, também não será agora que vai conseguir atingir sua meta, mas nem por isso deve tomar menos cuidado.
O grande segredo, obviamente, é a moderação. Alguns procedimentos podem ajudar. Seguem, então, algumas dicas básicas, que talvez possam ser úteis:
• Antes do prato principal, não despreze a boa saladinha. Ela ajuda você a comer menos (ou demais) porque proporciona uma sensação de saciedade. Também é saudável. Então, não dispense a salada na entrada ou no acompanhamento dos pratos, fazendo uma refeição bem colorida.
• Não se empanturre de castanhas. Elas são gostosas e têm a cara do Natal. Mas não exagere: embora sejam ricas em gorduras benéficas para o organismo, são bastante calóricas. Coma algumas – e pronto.
• Manere no álcool. Além dos inconvenientes do consumo com exagero, há o problema do excesso de calorias. Um grama de gordura tem 9 calorias; um grama de álcool tem 7. Ou seja: o álcool é extremamente calórico. Então, evite consumi-lo em excesso e – é claro! – se beber, não dirija. Vale lembrar que nessa época há muitas festinhas e o número de happy hours parece aumentar. Fique atento a eles também.
• Não se deixe levar pelos produtos light. Muitas pessoas consomem produtos lights para ingerir menos calorias. É um meio de tentar manter a linha. Mas não quer dizer que produtos light (panetones, doces, biscoitos, ceias) podem ser consumidos sem moderação. Quer dizer apenas que você pode saborear a mesma quantidade daquele alimento que consumiria normalmente, com menos calorias. Se comer mais, estará ingerindo a mesma quantidade ou até mais calorias do que com uma quantidade habitual do alimento tradicional.
• Carnes magras: uma delícia! Carnes como tender e chester são leves e magras. Ao fazer seu prato, escolha as partes sem gordura. Retire a pele.
• Não espere a ceia para comer. A ceia vai ser bem tarde da noite? Não fique sem comer até lá. Faça um pequeno lanche ou uma refeição horas antes. Parece contra-senso, mas se ficar muitas horas sem se alimentar, provavelmente você irá querer se empanturrar quando a festa começar. Com menos fome, você come o que gosta e em menor quantidade e com menor probabilidade de, depois, sentir que comeu além da conta.
• Não exagere na quantidade de comida preparada. Calcule uma porção generosa para cada pessoa, mas não em exagero para que não sobre alimento. O problema da comida que sobra é que normalmente ela é consumida depois, nos dias seguintes. Como muitas vezes os pratos são mais calóricos e elaborados, fazê-los em quantidade exagerada significa que a rotina alimentar irá demorar a voltar e a ingestão de caloria acaba ficando aumentada vários dias. Se não houver jeito e tiver que guardar comida que sobrou, cuidado com o armazenamento, para evitar que os alimentos estraguem e provoquem uma bela infecção intestinal.
Por fim, aproveite as festas: o mais importante no Natal e na celebração de ano novo certamente não é o quanto se come ou o que se bebe, mas com quem se está e o que é que se quer compartilhar. Por uma questão cultural, o alimento é momento e símbolo de convívio. Faça-o ser um simbolismo sem exageros. Aproveite a companhia das pessoas queridas e prepare-se para ter boas festas

Ótimo ano novo pra vcs
att
Henrique Franke

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

postagem sobre atividades na praia - por Caroline Cordeiro

Atividades que você pode fazer nas férias

Neste período de férias muitas pessoas esquecem que precisam realizar atividades físicas, aqui vai uma dica pra quem vai freqüentar praias, aqui vão algumas opções, sugeridas por Valéria Alvin Igayara de Souza. Especialista em treinamento.
­­­­­            O importante é não ter preguiça e não perder o ritmo, alias é uma boa oportunidade para quem não pratica atividades com freqüência começar a praticá-las. Basta companhia e disposição.

1- Nadar no mar
Esta atividade ajuda no processo de emagrecimento, pois através dela você gasta muitas calorias, enrijece a musculatura dos ombros, braços, peito, costas, pernas, bumbum e abdome, melhora o condicionamento cardio respiratório e tem um enorme bem estar.
Gasto calórico: em média 800 Kcal em 1 hora.
Tempo de atividade: de 20 a 40 minutos.
Dicas:
- Nade em linha reta, paralela às ondas do mar e de preferência depois da rebentação.
- Somente nade no mar se você souber nadar muito bem.
- Use protetor solar.
- Esteja sempre atento.
- Cuidado com correntezas. Se o mar estiver agitado, evite ir muito longe da praia.

2- Body Boarding
Apresenta os mesmos benefícios da natação e ainda desenvolve a coordenação motora.
Gasto calórico: em média 400 Kcal em 1 hora de atividade.
Tempo de atividade: 1 hora.
Dicas:
- Também é importante que você saiba nadar.
- Você deverá ficar deitado na prancha com as pernas (semi flexionadas) para fora.
- Para escolher o tamanho da prancha, você deverá ficar ao lado desta que tem que ser um pouco mais alta do que a linha da sua cintura.
- Use protetor solar e uma camiseta para evitar assaduras e queimaduras.

3- Caiaque
Em muitas praias há pessoas alugando caiaques. Esta atividade, além de ser muito prazerosa, traz benefícios como a melhora da flexibilidade e da coordenação motora, o fortalecimento dos braços, ombros, costas, peito, abdome, coração e pulmões.
Gasto calórico: em média 400 Kcal em 1 hora de atividade.
Tempo de atividade: de 45 minutos a 1 hora.
Dicas:
- É essencial saber nadar.
- Use colete salva vidas.
- Evite correnteza forte e áreas próximas a pedras.
- Use protetor solar.

Faça alongamentos antes e depois das atividades para relaxar a musculatura. Se você não souber nadar, não se arrisque nestas atividades.

4- Frescobol
É sempre bom ter na sua bagagem duas raquetes e bolinhas para jogar frescobol. Esta atividade é fácil de ser realizada, pois não exige que a pessoa tenha um nível de condicionamento bem desenvolvido.
Jogando frescobol, você melhora o sistema cárdio respiratório, o ritmo, o equilíbrio, a coordenação, a flexibilidade e fortalece os braços, ombros, costas, peito, pernas e abdome.
Gasto calórico: em média 300 Kcal em 1 hora de atividade.
Tempo de atividade: de 45 minutos à 1 hora.
Dicas:
- Prefira a areia dura, para evitar entorses.
- Proteja o seu corpo e visão com bloqueador solar e óculos escuros.
- Jogue num espaço, onde não há muita gente para não incomodar as pessoas.

5- Voleibol
O voleibol na areia sempre teve adeptos, mas vem crescendo consideravelmente. Além de prazeroso, faz muito bem para a saúde. Entre os benefícios que este esporte traz estão melhora no condicionamento físico e no sistema cárdio respiratório, aumento da flexibilidade e da massa muscular.
Gasto calórico: em média 600 Kcal em 1 hora de atividade.
Dicas:
- Use roupas confortáveis, óculos, boné e protetor solar.
- Cuidado com os saltos. Firme bem os pés na queda, flexionando os joelhos a seguir.
- Faça aquecimento articular antes e alongamentos antes e depois da partida.

6- Futebol
O futebol é o esporte mais popular em nosso país, adquirindo inclusive praticantes do sexo feminino. Na grama, no cimento ou na areia dá para "bater uma bolinha", garantindo a diversão e queimando muitas calorias.
Gasto calórico: em média 700 Kcal em 1 hora de atividade.
Dicas:
- Use óculos e protetor solar.
- Hidrate o corpo, tomando água antes, durante e depois da partida.
- Se você jogar descalço, cuidado onde pisa, verificando a areia antes.
- Faça alongamentos antes e depois da partida.

Um feliz ano novo a todos que acompanham o blog e a todos os integrantes do PIBID, e boas férias.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Leitura, diversão e exercício físico

Bom dia amigos e amigas!

Antes de iniciar a postagem, gostaria de desejar
um Feliz 2012 para todas as pessoas que visitam
nosso blog, que este ano possa ser repleto de saúde,
felicidade e muito trabalho. Também aproveito este
momento para desejar os mesmos votos ao grupo
do PIBID, que mesmo no período de férias mantém
este espaço atualizado com reportagens bastante
interessantes.

Então, hoje gostaria de deixar um artigo postado
na internet como dica de leitura para as pessoas
que estão de férias e tem períodos ociosos para
o fazer.

O artigo intitulado "Pular corda: exercício e diversão"
trata de uma atividade que pode ser realizada pelas
crianças como forma de diversão, podendo ter o auxílio
de cantigas desafiadoras.

Para os adultos esta referência auxlia em um programa de
treinamento utilizando esta ferramenta, que ajuda na melhora
condicionamento físico e inúmeros outros segmentos.



Boa leitura, diversão e exercício a todos.

Att. Bruno José Gabriel

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

"E agora o que devo fazer"...

Bom dia! Olá amigos, sabemos que nos meses que compreendem Dezembro e Janeiro uma parcela da população brasileira, mais precisamente estudantes entram em férias, e em muitos casos essas pessoas não sabem o que fazer para aproveitá-las de uma melhor forma, muitos se perguntam "O que eu devo fazer"...
Uma dica para que se tenha sucesso é" escolher o que se gosta de fazer"
Um exemplo para os que gostam de festas e baladas é aproveitar a época do ano e sair, uma vez que não é preciso você acordar cedo pode chegar mais tarde, aproveitando ou ficando mais com os amigos nas festas, para as pessoas que gostam de ficar em casa e são menos extrovertidas, uma opção é viajar com a família, assistir filmes ou então ler livros, sem falar nos churrascos com familiares. Lembrando que nesse período o importante é se divertir independente do gosto.

Por: AYRTON ARUANA RAMALHO OTT  
Foto: http://www.google.com.br/imgres?

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como acabar com a gordura da barriga?




Essa pergunta é uma das mais frequentes de quem pratica atividade física. É muito importante que você entenda que não existe um determinado exercício que vai acabar com a gordura localizada na sua região abdominal.
Um dos maiores enganos das pessoas quanto a perda de gordura é acreditar que determinado aparelho ou exercício abdominal vai resolver a questão. Outro grande engano é acreditar que se você fizer centenas de abdominais diariamente você vai ""queimar"" toda a gordura da barriga... e quanto mais você fizer abdominais, mais você ficará com a ""barriga esbelta e definida"". Grande erro! Infelizmente as coisas não funcionam assim. É tentador acreditar nestas propagandas de aparelhos abdominais que prometem fazer perder 10cm de cintura e 10kg de gordura em 10 dias. Mas a realidade é outra.
Muitas pessoas já compraram aparelhos abdominais pensando que perderiam peso e não obtiveram nenhum resultado. Não é que aparelhos abdominais não sejam bons. Eles tem o seu papel em um programa de perda de peso, mas não são milagrosos. Então, o que fazer para queimar esta gordura da barriga? Como conseguir uma cintura fina e definida? 

A única maneira de perder essa gordura localizada é abaixar o seu percentual de gordura como um todo. Cultivar melhores hábitos alimentares que reduzem a quantidade de gordura e calorias ingeridas e praticar exercícios irão fazer seu corpo começar a queimar a gordura localizada. Para conseguir o seu objetivo é importante que você siga os seguintes passos: 

- Conscientize-se que exercícios específicos direcionados para trabalhar os músculos abdominais, sózinhos, não vão queimar gordura.
- Faça um exercício aeróbico 3 a 4 vezes por semana. Com isso o seu metabolismo ficará mais acelerado e você queimará mais calorias.
- Faça um exercício de resistência muscular umas duas vezes por semana. Desta forma você aumentará sua massa muscular e seu organismo passará a queimar mais calorias mesmo quando estiver descansando, assistindo televisão ou no trabalho.
- Coma mais vezes por dia e diminua a quantidade de alimentos de cada refeição. Ao invés de só comer no café da manhã e jantar, inclua mais umas 3 refeições no dia. Isso evitará que o seu metabolismo fique lento e que seu organismo use massa muscular como fonte de energia. Além disso, evite comer alimentos com alta concentração de gordura.
- Faça exercicios abdominais 2 vezes por semana. Eles não queimam a gordura mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura. Isto irá melhorar a aparência da sua cintura. Principalmente se você não tem o hábito de fazer abdominais, você possivelmente afinará um pouco sua barriga. Faça entre 2 a 5 séries em que cada série tenha 20 repetições.

Se você sentir dificuldade em fazer 20, comece com menos repetições e vá adicionando a medida que ganhar condicionamento. Você também pode fazer mais que 20 se aguentar, mas lembre-se que abdominais bem feitos irão fazer você sentir os músculos trabalharem sem a necessidade de fazer 50 ou mais repetições por série. Faça movimentos lentos e não tire a base da coluna do chão. Aparelhos abdominais podem te ajudar a fazer o movimento corretamente.

Por Andrigo D. de Campos
Fonte 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Encontro de encerramento do PIBID 2011

              No último dia 16, acadêmicos integrantes do PIBID e supervisores, reuniram-se no pavilhão didático de Educação Física, no campus de Uvaranas para avaliar e encerrar as atividades desenvolvidas durante o segundo semestre. A partir de atividades recreativas, os acadêmicos algumas questões sobre a importância do PIBID em sua vida acadêmica, pontos negativos e positivos, além de ações necessárias para que o programa se torne ainda melhor.
              Confira algumas fotos do encontro:




domingo, 25 de dezembro de 2011

Férias Escolares: O que fazer com as crianças?


Com a chegada do período das férias escolares as crianças reclamam que ficam sozinhas em casa, longe dos amigos, porque os pais têm que trabalhar e não dá para viajar durante os dois meses sem aula.
Nessas condições, os pais devem organizar atividades para que as férias se tornem prazerosas para seus filhos, mesmo não tendo viajado.
Para isso, é bom manter os contatos sociais tanto com pessoas da família como avós, primos e tios, para que as crianças possam visitá-los em alguns dias. Na casa dos avós, por exemplo, podem combinar de encontrar os primos da mesma faixa etária, passando o dia todo por lá. Para visitar os primos é necessário deixar uma pessoa para cuidar das crianças, bem como fazer passeios com os mesmos, como: ir a um parque de diversões, ao cinema, a clubes, a zoológicos, dentre outros.
Manter contato com os colegas de escola também é uma forma agradável de divertir as crianças nas férias.
Estes podem se distrair pra valer passando um dia na casa do outro e vice-versa. Combinar passeios também será uma forma atrativa de mantê-los unidos durante o período das aulas, pois as amizades tornam-se mais solidificadas.
Convidar amigos, sempre fazendo um rodízio dos mesmos, pode manter seus filhos ocupados por todo o período de férias. Quem sabe propor que fiquem para dormir para fazerem uma noite do pijama? Nesta pode-se realizar um desfile de pijamas, concurso de piadas e da brincadeira “o que é, o que é”, além de arrebentar uma baciada de pipocas para assistirem um bom filme.
É bom lembrar que nos finais de semana os passeios e diversões devem ficar por conta dos pais, para que os pequenos não se sintam abandonados e sozinhos. Programem atividades que a família possa interagir junta, como: pic-nic, passeios ao parque de diversão, zoológico, trilhas e caminhadas ecológicas, a praias, clubes, onde possam jogar bola, frescobol e tomar aquele sorvete.
Em dias de chuva os filmes e vídeo games também podem ser aproveitados, para que as crianças não fiquem sem ter o que fazer.
Os shoppings são uma boa forma de se divertir, pois lá é possível fazer um bom lanche, ir ao cinema, brincar em jogos de fliperama e fazer algumas comprinhas. Algumas livrarias agendam momentos de contação de histórias, com fantoches, livros atrativos e até personagens caracterizados. É uma atividade divertida e de muito conteúdo, uma vez que incentiva as crianças a terem interesse pela leitura e sentir atração pelos livros.
Nos jornais de circulação local também são oferecidas atividades como colônia de férias, shows gratuitos, cantatas de natal, que também são consideradas ótimas atividades para as férias.
O importante mesmo é a família se organizar para que tudo corra na mais tranqüila ordem, para atender os filhos que merecem um descanso de qualidade.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/educacao/ferias-escolaresque-fazer-com-as-criancas.htm




 Leana Gioia Siqueira

sábado, 24 de dezembro de 2011

Vamos nos refrescar? - Por Jonathas Stadler



     Não importa a cidade, o estado ou a região do país, o calor chegou e para ficar por um bom tempo. Já falamos anteriormente da importância da hidratação nesta época do ano, visto a constante transpiração que temos no dia-dia. E para aliviar-se do calor este liquido que hidrata, geralmente vem em baixa temperatura. Todos sabem que a água não possui cor, cheiro e nem sabor, mas a bem da verdade uma água gelada tomada em um momento de calor intenso parece ser o liquido mais saboroso do mundo, não é verdade? 
    Estamos sempre buscando maneira de nos refrescar em dias de calor. Uns procuram se refrescar em uma sombra tomando um liquido gelado, outros na frente do um ventilador ou ar condicionado, mas em um dia ensolarado tudo nos leva a lembrar e pensar em um rio, uma cachoeira próxima a uma região úmida ou então em uma piscina de água cristalina. Nada melhor que mergulhar em uma piscina com uma água fresquinha que nos protege deste calor formidável.
     Quando falamos em piscina automaticamente falamos também de atividade física e recreação. Para aqueles que sabem nadar a piscina pode ser aproveitada para se refrescar do calor e também para manter a forma física, pois a natação é um dos esportes mais completos que existe e trabalha muito bem a saúde dos pulmões e do coração, além é claro de fortalecer a musculatura e desenvolver a resistência. Já para aqueles que ainda não sabem esta maravilhosa pratica esportiva, existem várias outras atividades físicas que podem ser realizadas dentro de uma piscina sob forma de recreação. A corrida aquática pode ser feita com um grupo de amigos, onde todos correm como se estivessem em uma atividade sob influencia direta da força gravitacional e quem chegar primeiro é o vencedor. O voleibol aquático também é uma ótima alternativa e promove muita diversão entre os participantes, disputas de mergulhos, saltos diferenciados, basquete aquático, handebol aquático, "brigas de galo" e tantas outras brincadeiras podem ser feitas por qualquer pessoa que esteja disposta a se divertir e praticando uma atividade física, basta ter criatividade para criar a sua própria brincadeira e sair se refrescando e se divertindo com todos. Fica aí a dica e desejo a todos uma ótima véspera de natal. Forte abraço. 


Jonathas Henrique Stadler






Imagem inspirada em:
http://www.blogmergulhe.com.br/tag/diversao/
http://blogdebrinquedo.com.br/2008/07/23/jogue-ping-pong-na-piscina-com-a-mesa-flutuante/
http://fatosemitosdasaude.blogspot.com/2010_09_01_archive.html

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

RELEMBRANDO A INFÂNCIA


Olá galerinha... Como todos sabem e como já foi dito, férias é a época do ano em que mais nos divertimos tanto com a família quanto com os amigos... E quem durante as férias nunca brincou na rua!?
Hoje vamos relembrar algumas brincadeiras que concerteza brincávamos quando éramos crianças e que fomos esquecendo ao longo dos anos. Se você ainda é jovem ou possui uma alma jovem, não apenas relembre, chame seus amigos, suas tias e tios, primos e primas e divirtam-se novamente, afinal férias é diversão! Vamos esquecer pelo menos em um dia de nossas férias o computador, os vídeos-game, a televisão... qualquer tipo de tecnologia que nos prenda a cadeiras, cama ou até o sofá...
Vamos às brincadeiras:
Obs.: Iremos relembrar também algumas regras das brincadeiras para aqueles que não se recordam.
1-     Esconde-esconde: Uma criança é escolhida por sorteio, ela se vira para uma parede, conta até trinta e as outras vão se escondendo.Ela tem que encontrar as crianças e correr até a parede e bater dizendo o nome da criança que ela encontrou. A primeira que ela encontrar será a próxima que vai procurar as outras. Nessa mesma parede é o pique, o local onde crianças que não foram encontradas podem bater um, dois, três e ficar livre de ser a próxima a ter que procurar quem se esconde.
2-   Amarelinha: A amarelinha é uma das brincadeiras de rua mais tradicionais do Brasil. Talvez seja pelo fato de a brincadeira ser tão fácil (e divertida) de brincar. Não são precisos aparelhos ou acessórios caros. Dá para pular dentro de casa, no quintal, na rua, na escola… Basta usar o chão, ter algo para desenhar o riscado e um objeto pequeno para marcar as “casas”. A pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando, evitando o quadrado onde a pedra caiu. A sequência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
3-   Pega-pega: Esta brincadeira consiste em uma das crianças ser o “pegador”. A pessoa que ela tocar primeiro e pegar, será a próxima a ser o próximo “Pegador”. Tem também o “pique”, onde quem está fugindo pode tocar e ficar protegido de ser pego. A brincadeira só termina quando todas as crianças forem pegas.
4- Pai – cola: Basicamente são as mesmas regras do pega-pega, porém ao invés de pegar, o pegador ou pai cola, o individuo que foi “colado” não pode mover-se até que outra pessoa venha e o descole. Existem inúmeras formas de se encerrar o jogo, depende apenas da criatividade de quem está brincando.
5-   Bets: Se olhar mais abaixo aqui no blog, verá todas as regras do tão famoso bets.
6-   Queimada: Divididos em dois times, grandes grupos de crianças suam a camisa (correndo o tempo todo) com o objetivo de eliminar os adversários com boladas e fugir das tentativas deles de eliminá-los.
7- Cabra – cega: Forma- se uma roda e uma criança é escolhida para fica vendada no centro de todos. Ela gira três vezes e tenta pegar alguém que está na roda. Quando, a criança que estiver vendada, descobrir quem é a criança que ela pegou e dizer seu nome, essa passa a ser a próxima a ser vendada.
Existem muitas outras brincadeiras e jogos que podemos relembrar, como: pula-corda, bolinha de gude, polícia e ladrão, alerta... e etc.
É isso pessoal, divirtam-se e até a próxima... Um Feliz Natal a todos e boasss férias!!!

Postado por Jéssie Aline


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Atividades para as Férias

Olá!
Segue duas dicas de atividades para serem realizadas em família... Segue o link de onde podem retirar mais dicas...
Também pode-se aproveitar para fazer coisas que unam mãe e filha como fazer um bolo, por exemplo, cuidar do jardim, enfim, use a criatividade e aproveite esse momento para fortalecer os laços familiares.



Piquenique: prepare uma cesta com alimentos que as crianças gostam, como sanduíches, bolos, tortas doces ou salgadas, bolachas, geléias e algumas guloseimas, e numa caixa térmica coloque sucos, iogurtes, refrigerantes e muita água. Pesquise antecipadamente um local adequado, de preferência onde haja um banheiro próximo, para não terem problemas em não encontrar. Caso seja alguma praça pública verifique antes se a atividade é permitida. Não se esqueça de levar uma toalha bem grande, para que todos os membros da família fiquem sentados. Leve alguns jogos e brinquedos, como quebra-cabeça, bola, desenhos e lápis para colorir, revistas infantis, livros, etc., afinal, as crianças vão querer se divertir muito. E usem roupas bem confortáveis com chapéus e bonés, além do filtro solar, é claro.

Barraca ou Tenda de lençol: se a família não fizer algum acampamento, monte a barraca no quintal de sua casa, como se fosse uma sala de diversão, com jogos e brinquedos. Outra idéia é que, se for possível, todos poderão dormir na mesma, de véspera, pois criará um clima de muita ansiedade e felicidade nas crianças. Caso não tenha uma barraca, monte uma tenda num local da casa como num quarto ou na própria sala. Coloque uma televisão e um dvd dentro e assistam a um bom filme ou aproveitem o espaço para brincar de casinha, ler histórias ou contar segredos.



Receitinha: Bolo de Chocolate na caneca
Ingredientes
. 1 ovo pequeno
. 3 colheres (sopa) de óleo
. 6 colheres (sopa) de leite
. 4 colheres (sopa) de açúcar
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 colher (café) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de manteiga
. Granulado colorido a gosto
Modo de preparo
1. Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo.
2. Adicione o óleo, o açúcar, 4 colheres (sopa) de leite e 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó e mexa.
3. Incorpore a farinha de trigo e o fermento, aos poucos, na massa. Em seguida, leve ao micro-ondas durante 3 minutos na potência máxima.
4. Prepare a cobertura: junte 2 colheres (sopa) de leite, a margarina e 1 colher (sopa) rasa de chocolate e ponha no micro-ondas por 30 segundos, também na potência máxima.
5. Despeje no bolo ainda quente e polvilhe o granulado.

Dica: para saber qual a caneca ideal, separe uma com capacidade de 300 ml. Se for menor do que isso, você corre o risco de ver os ingredientes vazarem do recipiente. Use apenas canecas de materiais apropriados para micro-ondas.

http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/bolo-chocolate-caneca-407363.shtml


Feliz Natal!
Feliz Férias e até logo!!!

Ivna Caroline