Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O Assunto é... CORPOLATRIA

"A exacerbação desse desejo, como algo a ser buscado de forma incessante e até desmedida, já tem denominação própria: corpolatria. A tendência, ou paradigma, de culto ao corpo enquanto objeto de consumo simbólico traz a questão se esse processo de mercadorização do corpo, não estaria comprometendo a saúde e a própria qualidade de vida de freqüentadores de academia que são adeptos desse culto. Nesse sentido, qual seria o papel do professor de Educação Física? Em que medida esse profissional estaria preparado para se contrapor à ideologia da corpolatria? (...)"


Como este foi um conteúdo dado em sala de aula, lendo um pouco encontrei este artigo...
Esta publicação é voltada para aqueles que se interessam pelo tema e aos profissionais de Educação Física...
Espero que contribua!

Abraço
Ivna Caroline

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA


Olá galerinha do Osório segue ai uma postagem com a história do surgimento do Tênis de Mesa.

                    
O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX, imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia-a-dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete. A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente.
As raquetes antigas eram muitas vezes feitas de madeira que gerava muito barulho, criando o nome PING PONG. A partir daí o nome ping pong foi largamente usado até que a empresa inglesa J. Jaques registrou marca em 1901, e então os outros fabricantes passaram a usar o nome tênis de mesa. O mesmo ocorreu nos Estados Unidos onde Jaques vendeu os direitos do nome ping pong para os Parker Brothers.
Uma inovação importante veio com James Gibb, um inglês apaixonado pelo jogo, que descobriu umas bolas de celulóide em uma viagem aos Estados Unidos em 1901 e achou que seriam ideais para o jogo. Logo em seguida, em 1903, E.C. Goode inventou uma versão moderna da raquete, com uma borracha colada sobre a lâmina de madeira.
A popularidade do tênis de mesa cresceu em 1901, quando torneios foram organizados e livros foram escritos, e um Mundial não oficial ocorreu em 1902. Em 1921, foi criada uma Associação de Tênis de Mesa e, logo em seguida, a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) em 1926. No ano seguinte em Londres foi realizado o primeiro Mundial de tênis de mesa.Mas só em 1988, em Seul o esporte se tornou Olímpico.

No Brasil

O tênis de mesa começou a ser praticado no Brasil por turistas ingleses, que mais ou menos em 1905, começaram a implantá-lo no país. Pode-fixar o ano de 1912 como início das atividades organizadas do tênis de mesa no país, pois até então este era praticado somente em casas particulares e em clubes.
Naquele ano foi disputado o primeiro campeonato por equipes na cidade de São Paulo, sagrando-se vencedor o Vitória Ideal Clube.

Espero que tenham gostado! Até a próxima pessoal.
Att. Edilson de Oliveira

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fundamentos do Basquetebol

Bom dia amigos e amigas!

Esta reportagem será escritra em especial para
os alunos do Colégio Estadual General Osório - PR.

Fundamentos do basquetebol:

- Qual é o conceito de fundamentos?

Não necessariamente precisamos ter um conceito
rígido, entretanto é importante nos basearmos em
algum referencial bibliográfico. Neste sentido, podemos
dizer que os fundamentos são movimentações corporais
concomitatemente a manipulação da bola ou não
(fintas e cortes no basquetebol).

Exemplificando alguns fundamentos:

- Passe: É o ato de fazer a bola chegar a um
companheiro;

- Drible: É o ato de movimentar-se com a
posse de bola - consiste em lançá-la ao
solo e recuperá-la aproveitando a sua
elásticidade.

- Arremesso: É o ato de atirar a bola na
cesta.





Att. Bruno José Gabriel

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

EVITE EXERCÍCIOS AO AR LIVRE COM A UMIDADE RELATIVA DO AR BAIXA!



Dores de cabeça, garganta seca, olhos irritados são alguns dos sintomas da baixa umidade do ar. Além de fazer muito mal para pessoas saudáveis, acomete as pessoas com patologias respiratórias, crianças e aumentam os sintomas com a prática de atividades físicas ao ar livre em horários impróprios.
A umidade relativa do ar baixa compromete demais as vias respiratórias, principalmente quando está em números de alerta, abaixo de 30%. O nosso aparelho respiratório trabalha e responde adequadamente com a umidade até 60%.As pessoas com doenças que comprometem estas vias, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), devem ficar com alerta dobrado quando a umidade estiver em alerta ou estiver relativamente baixa (menor de 60%).
Em condições com baixa umidade relativa do ar, deve-se evitar a prática de exercícios fora de ambientes climatizados, além de umidificar os ambientes, principalmente aqueles em que se fica a maior parte do tempo, como local de trabalho e dormitório. Para os portadores de asma ou DPOC, devem ser acrescidos os cuidados específicos, como hidratação por meio de instilação direta nas narinas de solução fisiológica e fazer inalação (aerossol) com soro fisiológico. Recomenda-se ainda que se busque orientação médica para possíveis ajustes nas doses dos medicamentos utilizados.

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR EM ATIVIDADES FÍSICAS
- Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas.
- Sangramento pelo nariz.
- Ressecamento da pele.
- Irritação dos olhos.
- Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos.
- Dor de cabeça.
- Ardência na garganta.
- Garganta seca.
- Mal estar e ânsia de vômito.
- Cansaço excessivo.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS
Entre 20 e 30% – Estado de Atenção
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas.
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água.
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol.
- Consumir bastante água.
Entre 12 e 20% – Estado de Alerta

- Observar as recomendações do estado de atenção.
- Evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16  horas.
- Evitar aglomerações em ambientes fechados.
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
Abaixo de 12% – Estado de emergência

- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta.
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas e etc, entre 10 e 16 horas.
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Vamos tomar esses cuidados e evitar complicações.
Abraço galerinha!!!
Att. Edilson de Oliveira

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Evitando Lesões

Atualmente buscamos cada vez mais um corpo perfeito e, entre as opções para consegui-lo escolhemos muitas vezes os exercícios físicos. Nessa corrida pela forma desejada muitas vezes não tomamos o devido cuidado ou não recebemos as orientações antes de iniciarmos uma atividade física. Partindo deste problema colocarei a disposição algumas dicas para evitar as lesões comuns tanto no exercício quanto no dia a dia:


1º passo: Aquecimento
À primeira vista a necessidade de um aquecimento parece óbvia, mas na verdade a grande maioria dos freqüentadores de academia, principalmente a galera mais jovem vai com tanta "sede ao pote" para alcançar maiores resultados que simplesmente pulam essa etapa tão importante. Isso é um grande erro, pois o aquecimento adequado vai aumentar a temperatura do seu corpo, aumentar o seu metabolismo e fazer a pré-lubrificação das suas juntas na preparação para a malhação.
Você precisa preparar o seu corpo para poder malhar pesado. O seu aquecimento deve consistir de 5 a 10 minutos de exercícios cardiovasculares moderados na esteira ou na bicicleta, além de 5 minutos de alongamento leve. Depois, antes de pegar pesado com os pesos que você está acostumado, coloque uma carga leve para que você possa fazer 1 a 2 séries de forma confortável.
Então se você costuma pegar 80Kg no supino por exemplo, faça 1 ou 2 séries de aquecimento com aproximadamente a metade do peso antes de começar a pegar mais pesado.
2º passo: Alongamento
Um alongamento mal feito ou a falta de alongamento podem fazer as suas fibras musculares diminuírem ao longo do tempo, fazendo você perder sua flexibilidade. O alongamento é subestimado pela maioria das pessoas, que acabam vendo nele uma grande perda de tempo. Mas isso não é verdade. Seus músculos e suas juntas ficarão bem mais vulneráveis a lesões sem um alongamento adequado.
Isso ocorre porque se um músculo de suporte enrigece ou diminui, passa a interferir na performance do exercício. Parece não ser nada demais no início, mas ao longo do tempo seu treinamento vai ser prejudicado. Suas juntas vão sofrer uma sobrecarga, bem como os seus ligamentos e seus músculos secundários. O efeito cumulativo ao longo dos anos pode se tornar um grande problema.
O alongamento nos intervalos das séries é muito bom. Alongar-se entre as séries libera ácido lático e permite a entrada de bons nutrientes, aumentando sua força para a série seguinte. E para finalizar, o alongamento após os exercícios ajuda na recuperação entre os seus treinos. 
3º passo: Controle
Pode ser tentador colocar uma carga extra e dar aquela "roubada" durante a série. Isso não é um problema quando feito de forma controlada. Ela é até mesmo uma técnica recomendada por Arnold Schwarzenegger. "Roubar" em um exercício acontece quando você acaba usando um artifício para te ajudar a completar o movimento. Um bom exemplo disso é aquele impulso que é dado com a coluna para trás com o objetivo de ajudar a trazer o peso para cima quando fazemos uma rosca bíceps direta.
Mas a palavre chave é o controle. A técnica de "roubar" nos exercícios só deve ser realizada no final da série para garantir umas repetições a mais. Se a partir da segunda repetição você tiver que "roubar" para conseguir concluir o exercício é porque você está colocando peso demais.
Outro aspecto de controle é evitar movimentos muito bruscos com os pesos e evitar impactos muito fortes que podem comprometer suas juntas e ligamentos.
4º passo: Abdômen fortalecido
O fortalecimento do abdômen é muito importante, pois até em exercícios que nem imaginamos estarmos trabalhando esse músculo, na verdade ele está sendo bastante exigido. Exercícios de costas, remadas, rosca tríceps e exercícios de pernas, apesar de não parecer, exigem bastante do abdômen.
Portanto, é essencial fazer um bom trabalho de abdominais. Dê preferência ao abdominal reto, mas faça também outros tipos de exercícios abdominais como o oblíquo por exemplo. Um abdômen fraco pode forçar muito a coluna durante exercícios que você nem imagina estar forçando.
5º passo: Equilíbrio

É necessário ter uma postura adequada quando fizer exercícios em pé. Em exercícios como a rosca tríceps, a rosca bíceps, ou qualquer outro que você vá se exercitar em pé, mantenha uma postura como se você estivesse dentro de um ônibus em movimento. Force o abdômen e com isso você vai estar adotando uma postura correta.

Quando deitar no banco para fazer determinado exercício (como o suíno por exemplo), ponha os pés no banco também. Isso fará com que você mantenha o equilíbrio e toda a sua coluna estará apoiada no banco. E quando você for fazer exercícios de agachamento, mantenha os ombros relaxados, deixe as costas bem retinhas e procure não forçar muito o joelho descendo mais que o necessário.


6º Passo: Medidas de Segurança


Quando você coloca o cinto de segurança dentro do carro, você não faz isso porque acha que vai bater. Você faz isso como uma forma de se precaver caso um dia aconteça alguma coisa. Colocar o cinto de segurança leva apenas 2 segundos e se alguma coisa acontecer você vai se sentir muito mais aliviado por ter feito isso.

Na academia essas medidas funcionam da mesma forma. Quando você faz exercícios de panturrilha no leg press por exemplo, as chances do seu pé escorregar são muito pequenas. Porém, se isso acontecer e a trava de segurança não estiver sendo usada, você irá machucar feio as suas canelas e seus joelhos.

Em exercícios de supino é sempre importante ter uma pessoa atrás de você, pois quando se trata de pegar bastante peso, não se pode arriscar que todo ele caia em cima de você.


Existem algumas medidas mais simples que são úteis para evitar machucados indesejáveis. Por exemplo, s
eque as mãos antes de colocar os pesos nas máquinas (use uma toalhinha ou dê uma secada na sua própria roupa. Cuidado com os pés para não derrubar peso em cima deles. Use cinto para quando pegar muito peso em exercícios que fizer em pé. Sempre peça para alguém dar uma olhada no seu exercício quando a sua posição for arriscada como no supino por exemplo.

As chances de acontecer alguma coisa são muito pequenas, mas se por um acaso acontecer, você vai se sentir bastante aliviado por ter tomado as devidas precauções.


7º Passo: Dicas para um melhor resultado


Nem todas as lesões ocorridas nas academias são devido a um acidente específico. Aliás, uma boa parte dos casos de lesões são conseqüência de problemas acumulados ao longo de meses ou anos. Por exemplo, se você faz um exercício de bíceps de forma errada e coloca um estresse indevido em uma junta, isso não te trará problemas naquele exato momento.

Entretanto, você pode sentir uma pequena dor no momento e quando você for trabalhar o mesmo músculo novamente depois de alguns dias, ele não terá se recuperado da maneira como deveria. Se repetir esse exercício algumas centenas de vezes, sem jamais ter dado tempo para a recuperação das juntas, o resultado será muito desastroso.

Ao prestar atenção ao seu corpo e descansar por alguns dias, você pode evitar muitos problemas no futuro. Se os seus joelhos estiverem doloridos por causa dos exercícios da semana anterior, então não faça exercícios que vão forçá-los. O mesmo vale para todas as outras partes do corpo.

Os malhadores mais dedicados geralmente seguem esse programa. Malhar com certa regularidade é um fator muito importante para atingir os objetivos. Mas, se você estiver treinando além do que deve é melhor suspender a malhação por um tempo.

Oito horas de sono por noite é fundamental. Não só as suas juntas, seus músculos e seu sistema  nervoso se recuperam mais rapidamente como você também vai criar um ambiente ideal para a produção de hormônios que vão ajudar no ganho muscular. Além disso uma boa noite de sono é muito importante para deixá-lo mais ligado e consciente dos exercícios, evitando lesões que podem te deixar em casa de molho por um tempo.

Seguir corretamente esses 7 passos não significa ficar livre de lesões, mas a probabilidade e a intensidade de qualquer incidente podem ser reduzidos drasticamente. Tudo isso é uma questão de bom senso, você só tem que criar o hábito de seguí-los.
Att.: Luís Miguel Makohin

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Fifa abre seleção de voluntários para trabalhar na Copa

                                                                            


      O Comitê Paulista da Copa abre nesta terça-feira (21) a inscrição para os interessados em trabalhar como voluntários na Copa das Confederações da Fifa e na Copa do Mundo de 2014. Quem quiser fazer a inscrição nesta terça pode ir aos terminais do Acessa São Paulo do Parque da Juventude, na Zona Norte, e no Poupatempo de Itaquera, na Zona Leste.
      Para participar da seleção, é preciso ter 18 anos completos na época das competições, mas não existe um limite de idade. É necessário ter disponibilidade de pelo menos 20 dias corridos na época dos eventos. A Fifa vai recrutar 7 mil voluntários para a Copa das Confederações e 15 mil para o mundial de 2014.
     Nem todas as vagas exigem o domínio de outros idiomas. Porém, em algumas funções, este é um fator determinante para seleção.
    O processo de seleção inclui inscrição online no site da Fifa, entrevistas, treinamento e entrevistas específicas. Para mais informações, visite o site da Fifa(http://pt.fifa.com/worldcup/news/newsid=1567690/).

 
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/08/fifa-abre-selecao-de-voluntarios-para-trabalhar-na-copa.html



Leana Gioia Siqueira

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Tabelinha"

Uma dúvida decorrente da nossa oficina "Repensando o Corpo e a Sexualidade" foi sobre a "tabelinha" Segue uma explicação abaixo, mas ressalto NÃO DEVE SER UTILIZADA COMO UM METODO SEGURO, POIS NÃO PREVINE AS DSTs E NÃO É 100% GARANTIDO!

Método à “Tabelinha” ou Método De Ogino-Knaus
Tem por base o cálculo dos dias férteis, durante o período de ovulação, que ocorrem no meio do ciclo menstrual, geralmente a partir do 12º ou 14º dia do ciclo. Em geral, o período fértil é em torno do 14º dia em mulheres que menstruam a cada 28 dias. Infelizmente a ovulação não é precisa e sofre influência de vários fatores emocionais e nutricionais. Portanto, é difícil prever a época certa da ovulação. O tempo de vida médio do óvulo é de 24 horas e o do espermatozóide, em torno de 48 horas.
Na adolescência esse método não funciona, pois em geral a adolescente não se lembra do dia em que menstruou ou não conta corretamente os dias após a menstruação, havendo dificuldade de calcular com exatidão o período fértil. Além disso, os encontros amorosos são esporádicos e muitas vezes inesperados. Só uma adolescente muito motivada, organizada e consciente de seus hábitos corporais e que anote em sua agenda os dias do ciclo menstrual terá chance de obter sucesso com a tabelinha. É necessário também um parceiro que respeite sua decisão, e não a obrigue a ter relações durante o período fértil. A tabela deve ser usada associada à camisinha, e, apesar de ainda existirem os riscos de falha, estes são menores.
O passo a passo da tabelinha:
1. Conte os dias entre o primeiro dia do sangramento menstrual e o dia antes ao começo da menstruação seguinte. O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual.
2. Divida o número de dias do seu ciclo menstrual pelo número 2. O dia fértil acontece geralmente na metade do ciclo.
3. No dia da menstruação, adicione o número de dias relacionado à metade do seu ciclo menstrual para ter o seu dia fértil.
4. Evite ter relações sexuais 4 dias antes e depois do seu dia fértil.



Abraço
Ivna Caroline

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Selecionado brasileiro de futebol e o complexo de pedigree nas Olimpíadas

Bom dia amigos e amigas!

Gostaria de compartilhar com vcs uma
crônica que eu escrevi para o blog do
NÚCLEO DE ESTUDOS DO FUTEBOL - UFPR.

Selecionado brasileiro de futebol e o complexo de pedigree nas Olimpíadas

Neymar na partida contra o Egito válida pela primeira rodada dos Jogos Olímpicos de Londres 2012


Na sociedade contemporânea, acreditem se quiserem, é bastante paradoxal retratar ou categorizar a performance do selecionado nacional de forma impetuosa e plástica, como em tempos anteriores. Vale ressaltar que segundo o ranking de seleções da FIFA, publicado no dia 6 de junho de 2012, o Brasil está na quinta colocação, atrás de: Espanha, Uruguai, Alemanha e Holanda. Outro ponto bastante importante para esta contextualização, é que houve um tempo em que perdíamos, entretanto profissionais midiáticos, como, por exemplo, Nelson Rodrigues retratava e considerava os brasileiros imbatíveis, seja em técnica, tática e agilidade mental. “O cronista acreditava que o problema consistia na falta de autoconfiança, na postura submissa que os brasileiros assumiam diante de uma nação estrangeira” (SANTOS, 2012, p. 100) e assim categorizou esse sentimento intrínseco e inerente dos jogadores futebolistas de complexo de vira-latas.
Atualmente, os jogadores brasileiros bastante eufóricos e cristalizados com a moeda, têm se esquecido de desempenhar os malabarismos corporais com a bola nos gramados. Bom, talvez não sejamos mais tão superiores assim, será? O fato é que ao analisar o “Top 10 das frustrações do futebol brasileiro nas Olimpíadas, no blog DiBico Futebol Clube” se percebe que mesmo em épocas de vitórias – posterior o Tetracampeonato – e de vacas magras – Frustração de 2006, os nossos atletas, pop-stars, celebridades internalizaram às avessas de Nelson Rodrigues, o “complexo de pedigree”.
Em 1996, em Atlanta tínhamos um verdadeiro esquadrão da bola com Dida no gol, Roberto Carlos na lateral, Rivaldo no meio campo e na linha de frente Bebeto e o então prodígio Ronaldo. E o resultado? Sucumbimos, perdendo de 4 tentos a 3 para a Nigéria. Aqui vale uma nota, na entrevista coletiva, o então técnico Zagallo expôs: “Não creio ser realidade essa derrota”, tamanho o favoritismo do Brasil. Em Sidney – 2000, o filme se repete: Vamderlei Luxemburgo, Lúcio, Geovane, Roger, o maestro Alex, o malabarista Ronaldinho Gaúcho protagonizaram um dos maiores vexames do selecionado: 2 tentos a 1 para Camarões. Por fim, terminamos em tango, e os hermanos fizeram Dunga, Hernanes, Diego, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato bailarem. Três tentos a zero para a Argentina, fora o show e a maestria de Riquelme, Mascherano, Tevez, Agüero e Messi.
Neste ano, depositamos a esperança na tranquilidade de Thiago Silva; na maleabilidade e no malabarismo corporal do pop star Neymar; na mestria, na tranquilidade e no “migué” do mundo animal, através de Pato e Ganso; na leveza e agilidade de Oscar; e por fim, no nosso super-herói e sua musculatura torneada, o grandiosíssimo e fenomenal Hulck. Será que dessa vez dá Mano Menezes? 

Att. Bruno José Gabriel

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Oficina Realizada no Colégio General Osório de Ponta Grossa


Att. Luís Miguel Makohin

Sedentarismo mata tanto quanto cigarro

Sedentarismo (Foto: BBC)


          Um estudo diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo.
          A pesquisa, publicada na revista médica "Lancet", estima que um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
          A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal, diz o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma "pandemia".
         Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.
        Segundo a equipe de 33 pesquisadores de vários países, os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.
       No entanto, a comparação com o cigarro é contestada por alguns especialistas. Se o tabagismo e a inatividade matam o mesmo número de pessoas, a quantidade de fumantes é bem menor que a de sedentários, tornando o tabaco muito mais perigoso.

Mais no link: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/sedentarismo-mata-tanto-quanto-cigarro-diz-estudo.html

Leana Gioia Siqueira

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CRACK SÓ NO ESPORTE

Olá pessoal espero que essa postagem esclareça a vocês os perigos dessa droga tão prejudicial que é o crack, e que isso seja um incentivo para que vocês permaneçam afastados desse mal que assombra nosso cotidiano.
Abraço a todos e lembrem crack só no esporte.

Crack- “A pedra da morte”


A palavra "crack" vem do som que a pedra de cristal faz quando é aquecida no cachimbo de crack. Esta droga é um derivado da cocaína, porém muito mais forte e prejudicial à saúde.
Devido a seu baixo custo se espalhou rapidamente por toda parte, mas não se restringe somente as classes mais pobres. O crack penetrou na sociedade e pode ser encontrado em todas as camadas sociais, é uma droga sem preconceitos sociais e religiosos, por isso seus efeitos são tão devastadores.
Além da cocaína em pó sua formula contém, a amônia, o ácido sulfúrico, o querosene e a cal virgem, produtos altamente nocivos à saúde humana e que misturados formam uma pasta endurecida a “pedra”.
Diferente de outras drogas o crack vicia logo na primeira vez em que é utilizado, como seu efeito é momentâneo ele passa a ser utilizado com freqüência fazendo com que o usuário viva somente em função da droga. 

Efeitos do crack no organismo:
Curto prazo

·         Aumento da frequência cardíaca;
·         O individuo fica muito irritado e agressivo;
·         Fica paranoico e sofre alucinações (vê e ouve coisas que só existem em seu imaginário);
·         Distúrbios do sono;
·         Perda do apetite;
·         Abstinência social (o individuo se isola de seus grupos, perdendo familiares e amigos).

Médio e longo prazo

  • Grande emagrecimento, chegando até a desnutrição e perda da massa muscular;
  • Hipertensão arterial mantida;
  • Enfartos no miocárdio;
  • Devido à composição da droga que contém a cal, o bicabornato de sódio isso gera sérios problemas respiratórios, como a fibrose muscular;
Embora o crack haja no sistema nervoso central desencadeando uma série de problemas mentais ele também compromete todo o organismo do usuário, por isso seus efeitos são tão devastadores.

O esporte contra o crack

O esporte se apresenta hoje em dia como um dos grandes fatores que agem positivamente contra as drogas, pois ele trabalha o corpo como um todo, tanto fisicamente quanto na construção do pensamento dos praticantes.
Segundo o mestre em psicologia Antonio Sergio Gonçalves “a droga não procura ninguém”. “O grande problema de muitos viciados é que o crack se tornou o único prazer de suas vidas. É preciso resgatar outros prazeres, como, por exemplo, o jogo da bola. Neste aspecto o esporte é essencial”.
Através do esporte o individuo desenvolve o companheirismo, o respeito, o cuidado com o corpo e também com os companheiros. Isto faz com que os jovens tomem consciência dos reais perigos do crack, e assim um ajude o outro a se manter afastado das drogas.

att Edilson de Oliveira

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Tenis de mesa

Boa tarde galera segue alguns vídeos sobre o tênis de mesa e suas variações.
By: Fe Alexandre

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE ESPORTE


  
    Exame com 15 jogadores de futebol constatou que 11 tinham cicatrizes no cérebro
Em 1997, especialistas em neurologia da Universidade de Helsinque, Finlândia, submeteram 15 jogadores de futebol a exames de ressonância magnética. Constaram que onze - mais de 73% - tinham cicatrizes no cérebro, cuja origem pode estar em cotoveladas e cabeçadas trocadas durante os jogos.



O caratê veio da Índia
Ao contrário do que indica a crença geral, o caratê não é uma arte marcial japonesa. Sua origem deu-se na Índia muitos séculos atrás. Seus ensinamentos foram aos poucos se espalhando pela Ásia e chegaram ao Japão apenas muito tempo depois.



Fraude da máfia americana fez de boxeador italiano campeão mundial invicto
O maior "conto" da história do boxe foi aplicado pela máfia americana. Graças a uma série de lutas fraudadas, sem que ele próprio soubesse, fizeram do italiano Primo Carnera campeão mundial invicto em 1933. Favorito nas apostas, Carnera foi facilmente derrotado na primeira defesa do título, menos de um ano depois, porque sequer sabia lutar. A máfia faturou lucros elevados com o blefe.



Por que chamam os buscadores de bola de gandulas
Gandulla era o nome de um argentino que fazia parte da equipe do Vasco da Gama na década de 40. Ele era tão ruim que nunca conseguia entrar nos jogos. Ficava uniformizado na beira do campo e sempre corria pra pegar a bola que saía na lateral ou na linha de fundo. A torcida passou a se familiarizar com o "Gandulla" e, a partir de então, todos que cumprem o ofício de "repositor de bolas" passaram a ser conhecidos como gandulas.



Cão torcedor
Em 1978, uma partida de futebol na Alemanha, entre o Neumkirchen (2) e o Sarrbruecken (1), foi anulada porque no segundo tempo um cão entrou no campo e mordeu o centro-avante do Sarrbruecken, tirando-o jogo. Naquele tempo jogadores não eram substituídos e ficou provado que o cão pertencia a um torcedor do Neumkirchen.



A mais longa corrida já realizada durou 79 dias
A mais longa corrida até hoje realizada no mundo foi a transcontinental, de Nova York a Los Angeles, em 1929. O finlandês Johnny Salo venceu o percurso de 5.898 quilômetros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 à frente do inglês Pietro "Peter" Gavuzzi.



O goleiro que mais marcou gols
O goleiro campeão de gols no mundo é o paraguaio José Luis Chilavert, jogador do Vélez Sarsfield, da Argentina, e da seleção do Paraguai. O jogador, campeão dos pênaltis e faltas, marcou seu 50º gol em 24 de agosto de 2000, em uma partida entre Vélez e Colón. Fora dos campos, Chilavert também é bastante famoso. O goleiro é conhecido por seus comentários e atos ofensivos, como a cusparada dada em Roberto Carlos (o jogador, não o Rei) após o jogo entre Brasil e Paraguai no dia 15 de agosto pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. A reação pouco diplomática de Chilavert lhe rendeu uma suspensão por quatro jogos.



Dois americanos dividem o recorde de mais longa carreira no boxe
Os boxeadores que mais tempo lutaram, sem interrupções, foram os norte-americanos Bob Fitzsimmons e Jack Johnson. Ambos atuaram no ringue durante longos 31 anos. A carreira de Bob Fitzsimmons desdobrou-se de 1883 a 1914. A de Johnson, de 1897 a 1928. Fitzsimmons tinha 52 anos quando parou, Johnson, 50.



Tênis de mesa ou ping-pong?
Os primeiros registros do tênis de mesa datam da segunda metade do século XIX, na Inglaterra, período em que era conhecido por diferentes nomes. Já no final do século, James Gibb, um maratonista inglês aposentado, introduziu ao jogo bolas de celulóide recém-adquiridas nos EUA. Ao ouvir as bolinhas batendo em raquetes ocas de pele de carneiro, Gibb associou o som à palavra "ping-pong", que tornou-se seu apelido mais popular até os dias de hoje. Porém em 1921-22, na tentativa de fundar uma associação de ping-pong que registrasse as regras oficiais do esporte no País de Gales, seus organizadores foram legalmente impedidos, pois "ping-pong" já era uma marca registrada. Assim, a nomenclatura "tênis de mesa" voltou a ser adotada. Poucos anos depois, as regras inglesas foram aceitas internacionalmente, caminhando à unificação do esporte. O tênis de mesa foi elevado a condição de esporte olímpico em 1988.



Corridas de pombos-correio fanatizam japoneses
Corridas de pombos-correio, apesar de relegadas a segundo plano no Brasil, ainda fanatizam os japoneses. Eles apostam grandes quantias e são capazes de pagar muito dinheiro por um bom espécime. Recentemente compraram de criadores holandeses um macho, Henk, por nada menos que 175 mil dólares.



A invenção do basquete
O basquete, um dos esportes mais populares em todo o mundo, foi criado em 1891 por James Naismith, um canadense que dava aulas de educação física em Springfield, Massachusetts (EUA). Para a primeira partida, jogada por um grupo de alunos, Naismith improvisou cestas de pêssegos penduradas em uma sacada, desafiando os garotos a acertarem uma bola de futebol dentro dela. Os aros de metal das cestas foram introduzidos em 1893 e, apenas depois disso, a bola de futebol foi aposentada e substituída por outra, específica para o esporte.



A primeira partida de futebol no Brasil
O primeiro jogo de futebol do Brasil foi realizado na Várzea do Carmo, em São Paulo, em 14 de abril de 1895. As equipes envolvidas na disputa, São Paulo Railway e Companhia de Gás, eram formadas por ingleses radicados na capital paulista. Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil, fazia parte do primeiro time, que venceu a partida por 4 x 2. Miller trouxe as duas primeiras bolas de futebol para o Brasil em 9 de junho 1894 e as deixou trancadas em um armário por 10 meses, até a primeira partida.



A história do skate
A história do skate começa ainda nos anos 30, quando crianças começaram a montar seus próprios "carrinhos" com rodas de patins colocadas sob pedaços de metal ou madeira. Os surfistas da Califórnia também adotaram o objeto no início dos anos 50, usando-o como um método de treino quando o mar não oferecia boas ondas ou em cidades sem praia. O esporte foi chamado inicialmente de sidewalk surfing (surf de calçada) ou terra surfing. O skateboard, no entanto, demorou muito para virar febre. Foi apenas em 1973 que as rodinhas de uretano foram criadas pelo americano Frank Naswortly, o que melhorou muito sua tração e possibilitou manobras mais radicais.



A origem do futebol de salão
Duas versões contam a origem do futebol de salão. Uma delas diz que o jogo foi criado por volta de 1940 na Associação Cristã de Moços em São Paulo. O esporte foi transferido para as quadras cobertas de basquete e hóquei devido à dificuldade de encontrar campos livres para a prática. Inicialmente, as equipes eram compostas por seis ou sete jogadores e as bolas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada. Porém, já que quicavam muito, tiveram seu tamanho reduzido e o peso aumentado, motivo pelo qual chamava-se o jogo de "esporte da bola pesada". A outra possível origem remonta a 1943, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, no Uruguai, onde o esporte foi chamado de indoor-foot-ball.



Os pombos atletas
Corridas de pombos são realizadas em várias partes do mundo, como na Grã-Bretanha, Holanda, França, Canadá e EUA. Elas foram criadas na Bélgica, na época em que os telégrafos começaram a substituir os pombos correio e muitos bichos ficaram "desempregados". A corrida começa no mesmo ponto de partida para todos os competidores, mas encerra em lugares diferentes para cada um deles. Isso ocorre porque os pombos são ensinados a voltar para casa. Para saber quem ganhou, mede-se o tempo que levam para retornar ao lar, dividindo a distância percorrida pelo tempo gasto, assim se obtém a velocidade média desenvolvida. Dentre todos os animais atletas (como cavalos, cachorros greyhound e camelos), o pombo é o mais rápido, podendo chegar à velocidade de 177km/h.

Fonte:  http://curiosidades.netsaber.com.br/esportes

Att. Luís Miguel Makohin