Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Olá alunos do General Osório.

         Como vocês viram nesta terça e quarta trabalhamos com o futebol americano. Para tirar algumas duvidas segue uma postagem com as principais posições do jogo e suas funções. Estas são as fundamentais para que o jogo aconteça, nos próximos dias traremos mais postagens que tirem as demais duvidas.




Um time de futebol americano é composto por 3 equipes: Offense (ataque), Defense(defesa) e Special Teams (times especiais)

Offense (ataque)

Quarterback (QB) – É sempre uma das estrelas do time, ele é encarregado de distribuir passes e muitas vezes de chamar as jogadas no Huddle, é o cérebro por trás do Ataque.

Center (C) – O líder da linha ofensiva, muitas vezes dita os bloqueios e estuda a linha defensiva, ele é quem começa a fazendo o snap.


Recebedores - São os jogadores responsáveis por receber os passes vindos do Quarterback, temos 2 posições nessa categoria: Wide-Receiver (WR) – Executam rotas infiltrando-se na defesa para receber passes e conquistar jardas para sua equipe, podem bloquear em casos de corrida. Halfback (HB) – São corredores agéis e muito rápidos, carregam a bola por terra recebendo handoffs.
Offensive Line (OL): Linha ofensiva.Jogadores especialistas em bloqueio, são grandes, fortes e pesados, podem abrir gaps para os corredores e proteger o quarterback em situações de pocket.Na minha opinião são os jogadores mais importantes do time.
Defense(defesa)

Defensive Line (DL): Linha defensiva.Alinham-se bem na frente da linha ofensiva travando uma verdadeira guerra de titãs a cada down.
Há mais posições dentro da linha de defesa, que posteriormente estaremos passando a vocês caros alunos. 

 Special Teams (times especiais)


Kicker (k) – O chutador.Responsável por marcar os field goals e os extra points, a bola deve estar no solo durante o momento do chute.

Holder (H) – Segura a bola no chão para que o kicker possa chutar, pode ser o quarterback.

Punt returner (PR) e Kick returner (KR) – Retornadores que são responsáveis por receber as bolas chutadas e tentar correr de volta com ela diminuindo o máximo possível a distância para seu ataque pontuar.

Att. Edilson de Oliveira
Aguardem novas postagens!

sábado, 22 de setembro de 2012

O Perigo dos Anabolizantes



Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito se tornou moda. Uma moda que leva muitas pessoas a tomarem certos tipos de medicamentos e drogas sem auxilio de um profissional. São vendidos em diversos lugares vários tipos de medicamentos, remédios para emagrecer, para acabar com a flacidez entre outros. Algumas pessoas, que não aceitam o próprio corpo, e querem se tornar mais “fortes” e musculosas, acabam fazendo uso de anabolizantes sem saberem as consequências que o uso desse hormônio poderá acarretar em um futuro bem próximo.

O que são esteróides anabolizantes?

Os esteróides anabolizantes são variações sinteticamente produzidas do hormônio natural masculino testosterona. Tanto homens quanto mulheres produzem testosterona. A nome completo dessa classe de drogas é esteróides (classe de droga), anabolizantes (construtor de tecido) androgênicos (promove características masculinas).

Por que algumas pessoas fazem uso indevido de esteróides anabolizantes?

Os esteróides anabolizantes têm uso indevido por bodybuilders, atletas e fanáticos pela aparência musculosa que acham que assim ganham vantagem competitiva ou melhoram a aparência física. Esteróides têm o propósito de aumentar a massa muscular, força e agressividade. Como efeito, algumas pessoas fazem uso dos esteróides anabolizantes para aumentar o tamanho dos músculos e força, o que alguns acreditam também melhoraria a aparência. Médicos podem receitar esteróides com propósitos legítimos como para a perda da função dos testículos, câncer de mama, baixa quantidade de células vermelhas sanguíneas, puberdade atrasada, e estados debilitantes decorrentes de cirurgia ou doença.

Efeitos adversos do uso de esteróides anabolizantes
Aqueles que fazem uso de esteróides anabolizantes ficam vulneráveis a efeitos adversos, muitos dos quais são irreversíveis. Os efeitos adversos a curto-prazo do uso de esteróides anabolizantes são conhecidos. Entretanto, os efeitos a longo prazo ainda não são bem estudados.

Efeitos adversos para homens:
* Calvície.
* Desenvolvimento de mamas (ginecomastia).
* Ereções doloridas.
* Encolhimento dos testículos.
* Perda da função dos testículos.

Efeitos adversos para mulheres:
* Crescimento de pelos na face e corpo.
* Engrossamento da voz.
* Redução dos seios.
* Aumento da clitóris.
* Irregularidades menstruais.

Efeitos adversos tanto para homens como para mulheres:
* Acne.
* Retenção de fluidos.
* Icterícia.
* Crescimento interrompido em adolescentes.
* Elevação dos níveis do colesterol ruim.
* Diminuição dos níveis de colesterol bom.
* Alterações de humor.
* Sentimento de hostilidade aumentado.
* Agressividade.

Fontes:

Att. Luís Miguel Makohin

domingo, 16 de setembro de 2012

Desfile do Colégio General Osório

        Gostaria de dar os parabéns a todos os alunos que participaram do desfile. São nesses momentos que nosso colégio ganha mais força, respeito e admiração. Eu digo “nosso” porque estudei com vocês e não me canso de repetir na universidade ou em qualquer lugar que eu vá, o Colégio General Osório é diferenciado, ele nos passa uma energia, uma paixão, um orgulho, um sentimento impossível de descrever que só quem passa por lá sabe como é.
        Ver as fanfarras de outros colégios pararem para escutar a nossa, ver aquelas pessoas assistindo o desfile de vocês encantadas, ver autoridades da cidade dizer “EU SOU OSÓRIO”, ver o prefeito aplaudir em pé nossas(os) balizas, só fizeram aumentar ainda mais esse sentimento que tenho pelo colégio, me fizeram ter mais uma vez a certeza de que é isso que eu quero. Quero ser professor e continuar fazendo parte desses momentos, se possível ao lado de vocês “ALUNOS DO COLÉGIO GENERAL OSÓRIO”.


Edilson de Oliveira.

sábado, 15 de setembro de 2012

Basquete e Tênis de Mesa

Bom dia amigos e amigas!

Especialmente para os alunos do Colégio
Estadual General Osório em relação a prova
do terceiro bimestre.

Conteúdo: Basquetebol

- James Naismith não foi a pessoa que encomendou
o novo esporte para a Associação Cristã de Moços - E.U.A;
o representante desta instituição foi a pessoa que encomendou
o novo esporte para o professor de Educação Física Naismith.

- Um dos golpes de sorte do Naismith foi não ter caixas e sim
cestos de pêssego; Não ao contrário.



Conteúdo Tênis de Mesa:

- Tipos de empunhadura: Basicamente dois - Clássica
e Caneta;

- A regra não determina qual deve ser utilizada: É opcional;

- Back e Forehand são formas de bater na bolinha, orientadas
pelas regiões palmar e dorsal da mão.



Att. Bruno José Gabriel

General Osório no desfile em comemoração aos 189 anos de Ponta Grossa

Parabéns galerinha!! Deram um show hoje. 


Balizas 

Linha de Frente 

Time de Basquete Masculino



Time de Basquete Feminino 




Fanfarra

Rei e Rainha da Fanfarra 





Edilson de Oliveira

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Origem do Kung Fu

Como uma arte tradicional, o Kung Fu faz parte da grande herança cultural do povo chinês. Sua origem pode ser encontrada na pré-história, onde nossos ancestrais eram obrigados a lutar contra animais e outros homens a fim de garantir sua sobrevivência (Ji,1986). Na luta entre tribos, os guerreiros compreenderam que, para derrotar o inimigo, era importante não só possuir boas armas, mas também melhorar a capacidade física e as habilidades de combate através de treinamento intensivo nos tempos de paz. Este treinamento melhorou essas capacidades e habilidades e propiciou o surgimento de várias artes marciais ao longo dos séculos, dentre elas o Kung Fu. Alguns livros afirmam que essa arte marcial é conhecida pela inspiração nos movimentos dos animais e com preocupações de saúde e defesa pessoal há mais de 5000 anos (Minick,1975).

A Federação Paulista de Kung Fu (em “A Origem da Expressão Kung Fu”, 2003) explica a utilização desta palavra e a equivocada utilização da mesma em associação à arte marcial. O Kung Fu é uma expressão antiga que genericamente, no dialeto cantonês, significava “tempo e esforço desprendido numa atividade” ou “grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação”, ou ainda, “conhecimento profundo de um assunto”. Na década de 70 essa expressão utilizada para denominar as artes marciais chinesas, ficou mundialmente conhecida através dos filmes de artes marciais. Entretanto, a expressão gramaticalmente correta para designar a arte marcial é Wushu (arte marcial), originária do mandarim.

Complementarmente, Ortega (1997) observa que essa arte marcial deve ser vista como atividade esportiva sistematizada e com regras próprias, medidas que permitiram a organização de torneios e campeonatos. Pode-se caracterizar as competições em três tipos, formas ou rotinas (Kati), Lutas combinadas (Toi Chat) e os Combates (Kuoshu e Sanshou). A primeira diz respeito às seqüência de movimentos inspirado nos movimentos dos animais contra um ou mais adversários imaginários; a segunda, confronto envolvendo dois ou mais atletas com movimentos de ataque e defesa pré-determinados; e a terceira, que é o embate direto entre dois adversários, no qual são avaliadas as qualidades técnicas, táticas e físicas de cada um.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/lutas/canais-artes-marciais/outras-lutas/23505-a-origem-do-kung-fu

Att. Luís Miguel Makohin

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Você sabe o que é SÚMULA?

Já que estamos em clima de JISO, resolvi colocar o significado de uma palavra usada pela arbitragem...
SÚMULA

Significado de Súmula: s.f. Pequena suma, breve resumo de qualquer obra feito com muita clareza; epítome. Relatório curto de assembléia, competição esportiva etc. (http://www.dicio.com.br/sumula/)

    Súmula é um documento da partida, onde são anotados nome e número do jogadores, faltas cometidas, duração da partida, nome dos árbitros, ordem de saque, etc.
     Quando ocorre alguma coisa que o árbitro julgue necessário anotar em súmula, isto é feito para depois ter algo comprovando o que de fato aconteceu.
      Caso tenha curiosidade procure no site das confederações:
http://www.cbv.com.br/v1/
http://www.cbb.com.br/
http://www.brasilhandebol.com.br/
http://www.cbf.com.br/


Abraço
Ivna Caroline

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

JOGOS INTERSÉRIES DO OSÓRIO

Vem ai os Jogos Interséries do Osório (JISO) 2012 !!!










         As competições do JISO 2012 ocorreram na semana de integração escola/comunidade, de 08 a 11 de outubro.    Paralelo com os jogos estará acontecendo a Feira Cultural Multidisciplinar. Embora ainda falte pouco mais de um mês para as competições pedimos para que todas as turmas se mobilizem e decidam em quais modalidades participaram. 
           As inscrições das modalidades devem ser entregues até dia 21 de setembro para qualquer um dos pibidianos ou prof Drika. Essa inscrição pode ser feita em uma folha simples, mas nesta deve conter com clareza a turma e em quais modalidades a turma participará, o nome dos atletas que participaram em cada modalidade terá um prazo maior para ser entregue. A premiação será individual por modalidade e também terá um ranking de medalhas para definir a turma campeã geral dos jogos.

MODALIDADES:
  • ·  Dança
  •    Futsal
  •    Basquete
  •    Vôlei
  •  Tênis de Mesa
  •   Xadrez
  •  Queimada (para 6º ano)

· 

Em breve traremos mais informações, pedimos a participação de todos.

Vocês iram se surpreender !!!






     Att. Edilson de Oliveira 





domingo, 2 de setembro de 2012

PIBID - Educação Física em Ação!!

Nesta última sexta-feira (31/08) o projeto esportivo "Tecnologia Social: um jogo de saide e paz" realizou oficinas com as turmas do 6º ao 8º ano do período vespertino do Colégio Estadual Pe. Arnaldo Jansen. As ações aconteceram deviso a parceria com do projeto com o PIBID - Educação Física e com o Curso de Artes, ambos da UEPG.

Grupo de "oficineiros" reunidos.

Oficina "Violência : um mal silencioso".

Produto oficina de Artes.

Produto oficina de Artes.



Leana Gioia Siqueira.

Confira as 14 metas para emagrecer com saúde

O inverno está terminando e a preocupação com o corpo começa aumentar ao se pensar em usar roupas de verão, nesse sentido procurei trazer algumas dicas para ficar o corpo em dia de forma saudável.

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia. 
2) Frutas na sobremesa e nos lanches. 
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar. 
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão. 
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação. 
6) Modere nos açúcares e nos doces. 
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio. 
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada. 
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral. 
10) Coma uma porção de leguminosas por dia. 
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário. 
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia. 
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. 
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.

Fonte:http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1527629-16619,00-CONFIRA+AS+METAS+PARA+EMAGRECER+COM+SAUDE.html

Att. Luís Miguel Makohin