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terça-feira, 30 de outubro de 2012

MOVIMENTO DAS PEÇAS DE XADREZ

Movimentos das peças do Xadrez:

TORRE: A torre se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.

 











BISPOO bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.








CAVALO:   O cavalo tem um movimento especial que parece a letra L. O cavalo se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O cavalo é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.

 

 







RAINHA: A Rainha, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.

 


 

 

 

 

 

 REI:  O Rei movimenta-se apenas 1 casa em qualquer direção. O Rei nunca pode se movimentar para uma casa que esteja sob ataque ou capturar uma peça que esteja defendida por uma peça adversária. No diagrama o rei preto só pode ir para cima, pois indo para a esquerda ou em diagonal estará sob ataque da torre branca. Quando estudarmos os movimentos especiais veremos que existe uma situação em que o rei pode andar 2 casas.

 





 

 

 

 PEÃO:  O peão só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada peão ele pode avançar 1 ou 2 casas. À partir do segundo lance de cada peão ele irá movimenta-se apenas 1 casa.

 


 

 

 

 

 

 Diponível em: http://baquara.com/xadrez/movimentos.htm


WENDELL L.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DE UM ÍDOLO POR UMA ANALISE DA MÍDIA IMPRESSA

Trabalho apresentado no "XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: A ESCRITA DA HISTÓRIA" em Londrina- PR

Introdução
Esta pesquisa analisou a influência da mídia no processo de transformação de um jogador em ídolo do futebol brasileiro. Como destaca Rúbio (2002, p.101) “A polaridade do amor e ódio, vivida coletivamente leva a um redimensionamento da importância do fenômeno esportivo para a sociedade moderna, que tem na mídia seu principal divulgador e aliado, bem como, tantos outros eventos locais”.
Metodologia
Trata-se de um estudo de caso, quanti-qualitativo, que analisou uma parte da carreira do atleta Romário, a partir dos discursos emitidos pelo Jornal Folha de São Paulo, (considerado um dos principais periódicos nacionais, inclusive influenciando na construção do imaginário coletivo). Para alcançar o objetivo proposto optou-se em analisar a trajetória construída a partir de janeiro de 1988, período de consolidação deste jogador na seleção brasileira, momento em que Romário tornou-se um dos protagonistas na conquista  da medalha de prata nas Olimpíadas de Seul, o que lhe possibilitou iniciar  sua carreira internacional no PSV Eindhoven. A análise discursiva foi até dezembro de 1994, ano da copa do Mundo dos Estados Unidos, na qual o Brasil sagrou-se tetracampeão mundial e Romário foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA.
Resultados e Discussões
Durante o período analisado localizou-se 1.634 reportagens. Com base em análise do conteúdo (Bardin, 2002) emergiram as seguintes categorias:
Entre os resultados encontrados o ano de 1994 se destaca como o ápice de reportagens sobre o atleta, esse ano sozinho teve mais reportagens do que somando os anos de 1988 a 1993. Grande parte delas relatam sobre a seleção brasileira, sendo: – 1) as manifestações coletivas em prol da convocação de Romário para a copa de 94, pois o atleta era duvida devido as polêmicas e indisciplina que estava constantemente envolvido; 2) O discurso presente no Jornal Folha de São Paulo, apresentou um discurso favorável a convocação deste jogador e após a Copa do Mundo deu grande destaque a sua atuação, considerando-o um dos principais responsáveis pela conquista do título.

 Conclusão

Durante o período analisado o Jornal Folha de São Paulo produziu matérias sistemáticas sobre este jogador,evitando desta forma que ele fosse esquecido. Além disso, o discurso era favorável a imagem do “baixinho”. Estrategicamente o jornal silenciava ou dava pouca ênfase aos acontecimentos polêmicos como  indisciplina ou falta aos treinamentos. Por outro lado, o jornal exaltava os seus gols, as suas conquistas, principalmente o prêmio de melhor jogador do mundo e a Copa de 94, no qual o jornal coloca Romário como ídolo e salvador da pátria.

 Referências Bibliográficas

ACERVO  FOLHA – ROMÁRIO. Disponível em:http://acervo.folha.com.br/resultados?q=Romario&site=&periodo=acervo&x=0&y=0. Acesso em:  03 de maio de 2012.
BARDIN, Laurence.  Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
HELAL, R. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v.4, n.7, p. 19 – 36,  jul./dez. 2003.
HELAL,R. Idolatria e malandragem: a cultura brasileira na biografia de Romário. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação,  v.26, n.2, p. 24 -39, julho/dezembro de 2003.
RUBIO, K. O Atleta e o Mito do Herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Editora Ltda, 2001.

Att. Edilson de Oliveira

Voleibol



Um dos nossos conteúdos no Colégio General Osório para este bimestre é o Voleibol, neste sentido coloco aqui algumas informações retiradas do livro de Educação Física a distância. 

O voleibol teve origem nos Estados Unidos da América em 1895, com o nome inicial de Minonette1. Seu idealizador foi o diretor do Departamento de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM) local, William George Morgan.
A criação do voleibol ocorreu, segundo Bizzocchi (2000), diante da necessidade de motivação dos associados da ACM, que era constituída, em sua maioria, por homens de negócios na faixa etária entre quarenta e cinquenta anos, que não se adaptavam ao esforço e ao contato físico do basquetebol, bem como aos exercícios calistênicos, que não eram satisfatórios para aquela faixa etária, principalmente no inverno.

O VOLEIBOL:
·         é um jogo desportivo coletivo disputado entre duas equipes;
·         é praticado em uma quadra de jogo, dividida por uma rede;
·         possui um conjunto de regras complexas;
·         esporte altamente competitivo;
·         excelente opção de lazer.

CARACTERÍSTICAS DO ESPORTE:
·         a impossibilidade de contato físico com o adversário;
·         a composição das equipes com seis jogadores que se alternam entre ataque e defesa;
·         a existência de uma rede dividindo as equipes; a proibição em se reter ou
·         conduzir a bola; um número específico de substituições por set;
·         a participação de vários atletas da equipe nas ações do jogo em cada rally.



ANFILO, Mílton Aparecido & EISNER, Werner. Licenciatura em Educação Física - Fundamentos do Voleibol I. Ponta Grossa. 2011.


Ivna Caroline






domingo, 28 de outubro de 2012

Automedicação pode esconder sintomas de doenças mais sérias



Tomar remédios sem orientação médica traz problemas a longo prazo.
Enquete revela que 61% tomam analgésicos sem consultar profissional.




Se sempre que uma pessoa sente dor de cabeça, toma um analgésico, e assim que tem prisão de ventre busca logo um laxante, pode ter efeitos a longo prazo.
Outros medicamentos vendidos nas farmácias sem receita médica também representam um alívio rápido a vários problemas, como dor muscular, cólica, inchaço e inflamações, mas podem ser perigosos quando usados de forma indiscriminada e contínua.
Segundo o farmacêutico Tarcísio Palhano e o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, há interações entre remédios e também com alimentos que podem fazer mal, diminuindo ou até anulando o efeito de determinados princípios ativos.
Os especialistas destacaram outros riscos e consequências da automedicação, como mascarar um problema mais grave por trás daquele sintoma.
Uma enquete feita no site do Bem Estar revela que 61% das pessoas tomam analgésicos sem consultar um profissional; 17% usam anti-inflamatórios por conta própria, 12% consomem relaxantes musculares, 3% ingerem laxantes e apenas 7% não costumam fazer isso.
Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) e divulgada no ano passado mostra que o principal meio de orientação que os participantes buscam para saber mais sobre questões de saúde é o médico (87%), em consultórios, postos de saúde e hospitais.
Usados principalmente contra dor nas costas e após exercícios físicos intensos, os relaxantes musculares, por sua vez, podem provocar fraqueza nas fibras e limitar as funções dos músculos. Isso porque esse tipo de medicamento atua no corpo todo, desde o coração até o intestino – e não só nos membros ou nas partes que doem.
Já os anti-inflamatórios agem contra dores de garganta, por exemplo. Mas podem irritar a mucosa do intestino e causar gastrite, úlcera, diarreia, náusea e vômito. Alguns, como a aspirina (ácido acetilsalicílico), podem atrasar o processo de coagulação sanguínea e até dar uma hemorragia. Outros podem provocar asma, febre, urticária e rinite em indivíduos mais suscetíveis.
Anti-inflamatórios esteroides, conhecidos como corticoides, devem ser usados apenas para tratar problemas graves, como asma. Eles podem interferir na distribuição de gordura pelo organismo, causando celulite e estrias, além de desencadear úlcera e engordar.
Leana Gioia Siqueira

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Tênis de Campo

Bom dia amigos e amigas!

Em especial para os alunos do Colégio
Estadual General Osório.

Hoje iremos relembrar algumas informações
discutidas durante as aulas de Tênis de Campo
no segundo semestre.

Regra 1

Dimensões e Instalações Permanentes

- Retângulo de 23,77 metros de comprimento por
8,23 metros de largura;

- A rede divide a quadra em duas partes iguais, sendo
a sua altura no centro 0,914 metros.



Regra 5 e 6

Sacador e o Recebedor

- Escolha através de sorteio (cara ou coroa) e posteriormente
os jogadores devem se posicionar de lados opostos.



Estas regras são básicas para começarmos a compreender
alguns aspectos do Tênis de Campo.

Att. Bruno José Gabriel

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR


Deixem as crianças brincarem e se sujarem. Brincadeira é coisa séria, além de  fazer muito bem para o desenvolvimento dos pequenos.

criança brincando sujando tintacrianças brincando tinta sujando sala casa


Essa é uma resenha de um artigo que aborda esta temática.


A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento

O artigo escrito pela Doutoranda em Psicologia Scheila Tatiana Duarte Cordazzo- UFSC e pelo Dr. em Psicologia Mauro Luís Vieira- UFSC, traz para discussão cientifica a “brincadeira”. E tem por objetivo apresentar evidencias sobre as contribuições da brincadeira para a aprendizagem e ao desenvolvimento infantil no âmbito escolar.
Autores como Vygotsky (1991), Elkonin (1998) e Leontiev (1994) apresentam a brincadeira como um processo de desenvolvimento. Quando somos bebês as brincadeiras giram em torno do desenvolvimento dos órgãos de sentido. Em um segundo momento as crianças brincam de ser “papai, mamãe, filhinho, trabalhador, etc.”, para satisfazer desejos imediatos. Desejos estes, que vem da vontade do individuo de desempenhar diferentes papéis sociais.
Analisando estes aspectos verificamos que a brincadeira não tem somente a diversão e o passatempo como fim. Brincando, sem perceber a criança acaba desenvolvendo sua personalidade, seu emocional, através dela o individuo domina suas angustias. Segundo Smith (1982) as brincadeiras também auxiliam a criança no desenvolvimento das habilidades motoras, força, resistência e até mesmo no controle de peso. Mas não é só isso, a brincadeira tem um papel muito importante no desenvolvimento intelectual e na comunicação, a partir dela a criança irá desenvolver estratégias. E quando se trata de brincadeiras em grupos a criança aprendera a lidar com conflitos existentes, se preparando assim para a vida social na faze adulta.
Apesar de serem evidentes os benefícios desse tipo de atividade, não se observa com frequência o uso de brincadeiras no âmbito escolar, principalmente as brincadeiras de faz de conta e as livres. Isto segundo Goldhaber (1994) porque a brincadeira não é vista como um caminho de aprendizagem. Há também algumas barreiras como o excesso de alunos por classe, falta de recursos, mas principalmente e falta de qualificação dos professores para trabalhar com esta forma de ensino.
Após analisar este artigo, concluo que as brincadeiras devem sim ser olhadas com mais valor pelos professores, já que ficaram evidentes seus benefícios para o desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. As brincadeiras podem trazer grandes resultados na aprendizagem, já que este tipo de atividade torna-se muito mais prazeroso para os alunos.
Porém devemos tomar cuidado com o tipo de brincadeira e também não usar o “brincar” como um simples ato de passatempo, mas sim dar um objetivo e aplicar uma aprendizagem na brincadeira proposta. Se não for tomado estes cuidados a brincadeira perde todo o seu sentido pedagógico. Para que isso não ocorra tornam-se necessários esforços para uma melhor qualificação profissional nesta área já na graduação.


Referencia Bibliográfica:
CORDAZZO, S. T. D. ; VIEIRA, M. L. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Disponível em: http://www.revispsi.uerj.br/v7n1/artigos/pdf/v7n1a09.pdf. Acesso em 17 de outubro de 2012

Att. Edilson de Oliveira

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Atividades em dias de chuva

Atividades em dias de chuva...
O educador Nilton Zumba ensina algumas atividades para serem realizadas nas aulas de Educação Física  nos dias de chuva....


1- QUANDO EU FOR A PARIS...
Sentados, os alunos formarão um círculo ou uma fileira, o primeiro aluno irá dizer: "QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR..." por exemplo ele diz: uma maleta. O segundo aluno irá dizer: "QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR: UMA MALETA E UM CHAPÉU". Ou seja, vai dizer o que foi dito antes e mais um novo objeto, e assim sucessivamente, até que um dos alunos se equivoque e esqueça um dos objetos, aí o jogo se reiniciará. O jogo será encerrado quando todos os alunos falarem o objeto que irão levar na sua viagem.

2- TU FALAS E EU RETRUCO
Formação em círculo, onde cada participante será numerado. O professor inicia uma visita a um parque ecológico. Eu fui ao parque e, logo na entrada, avistei UMA arara. O aluno com o número UM retruca, uma arara não, SEIS macacos. O aluno correspondente ao número seis retruca, seis macacos não, QUINZE tartarugas... E assim por diante. Quando alguém errar, todos trocam de lugar e o "errante" inicia uma nova rodada, porém, visitando outro lugar.
Material: Nenhum.

Veja mais atividades no site /http://niltonzumba.blogspot.com.br/2010/04/atividades-para-dias-de-chuva.html

Att. Marcela Pereira

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Homens na pista




Homens na pista

Estudo diz que movimentos ritmados são os que mais atraem. 

As mulheres gostam de ver os homens dançar e os melhores dançarinos são os que mais têm para oferecer ao sexo feminino. Pelo menos é o que diz um estudo norte-americano, que conclui ainda que as mulheres não conseguem resistir a dois passos de dança quando esta é praticada por elementos do sexo oposto com corpos simétricos.
A equipa de cientistas, liderada por William Brown, da Universidade de Rutgers, New Jersey, filmou os movimentos dançantes de mais de 180 jovens, que depois converteu em figuras animadas por computador. E não tem dúvidas: os mais ritmados eram os que tinham os corpos mais simétricos, desde orelhas niveladas, até tornozelos do mesmo tamanho. E, ao mesmo tempo, eram ainda aqueles que mais agradavam às senhoras.
As conclusões deste trabalho permitem perceber porque é que a dança é, tantas vezes, parte integrante dos rituais de acasalamento. E sugere ainda que os homens com movimentos mais ritmados são os mais sedutores.
                                           

                                                           











Att.
Henrique Franke

sábado, 20 de outubro de 2012

XADREZ - Peças e Movimentos



O jogo de Xadrez é jogado por dois jogadores. Um jogador joga com as peças brancas o outro com as pretas. Cada um inicialmente tem dezesseis peças: Um Rei, uma Dama, duas Torres, dois Bispos e oito Peões. As peças na linha de baixo e da esquerda para a direita são: Torre, Cavalo, Bispo, Dama, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
Os jogadores movimentam alternadamente uma das suas peças, sendo sempre o jogador com as brancas o primeiro a começar. Um movimento consiste em pegar numa peça e coloca-la numa nova casa respeitando as regras de movimento. Só o Cavalo é que pode passar por cima de outras peças.
Existe um movimento especial denominado Roque em que um jogador pode movimentar duas peças simultaneamente.
Um jogador pode Capturar peças do adversário, para isso tem de movimentar uma das suas peças para uma casa que contenha uma peça inimiga, respeitando as regras de movimento. A peça capturada é retirada do tabuleiro. (A captura não é obrigatória). O jogo termina quando se atingir o mate ou uma situação de empate.

 Movimentos

Rei: pode mover-se uma casa na horizontal, vertical ou diagonal. O Rei do lado a jogar nunca pode estar em xeque após a realização de uma jogada. Se não for possível evitar que o Rei esteja em cheque à posição passa a ser de mate e o lado do Rei que está a ser atacado perde.

Dama: pode movimentar-se qualquer número de casas na horizontal, vertical ou qualquer em uma das diagonais.

Torre: pode movimentar-se qualquer número de casas na horizontal ou vertical.

Bispo: pode se movimentar quantas casas quiser, em qualquer uma das diagonais.

Cavalo: movimenta-se em forma de L, e é a única peça que pode "saltar" por cima de outras. O movimento do cavalo define-se como: duas casas numa direção e outra na perpendicular.
Peão: move-se de formas distintas quer se esteja a mover ou a capturar uma peça. Quando um peão se move avança uma casa na vertical em direção ao lado do adversário. Se ele ocupar a sua casa inicial pode avançar uma ou duas casas. Para capturar o peão move-se uma casa na diagonal.

Disponível em: http://www.web-donkey.com/regrasxadrez/. Acesso em 20 de outubro de 2012.

Wendell Linhares


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Abertura do VIII JISO

Olá galera. Segue link com o vídeo da abertura do VIII JISO, espero que gostem. Em breve postarei o vídeo com alguns jogos e entrevistas.

http://www.youtube.com/watch?v=2Vzw4ZGpp8g&feature=youtu.be

Até a proxima !
Edilson de Oliveira

terça-feira, 16 de outubro de 2012

PIBID de Educação Física Participa do XIII Encontro Estadual de História ANPUH – PR


A participação do PIBID de Educação Física da UEPG no XIII Encontro Estadual de História ocorreu nas instalações da Universidade Estadual de Londrina, de 13 a 15 de outubro.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, coordenado pelo Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior, participou das discussões e trabalhos apresentados com o tema História do Esporte, Lazer e Práticas corporais. Os integrantes do PIBID também apresentaram trabalhos correspondentes à mostra de painel científico. 





As discussões e apresentações de trabalhos científicos estavam sob a coordenação dos professores Luiz Carlos Ribeiro e Miguel A. de Freitas Júnior. As experiências adquiridas pelos acadêmicos integrantes do grupo em um evento como este foram únicas, visto ao nível dos trabalhos apresentados e das discussões referentes aos mesmos, experiências estas que só se tornaram tão ricas devido à presença de excelentes professores e pesquisadores que, mais do que apresentarem o seu conhecimento e trabalhos realizados, proporcionaram a todos os presentes e principalmente aos pibidianos que estão ainda na graduação, um rico ambiente no qual foi possível aprender muito sobre como produzir conhecimento em forma de trabalhos científicos de alto nível.





Att. Luís Miguel Makohin

domingo, 7 de outubro de 2012

Jornal Osório

Para os alunos que quiserem acompanhar os resultados dos jogos do  VIII JISO acompanhem nosso jornal. A cada edição do jornal passarei o link para vocês acessarem. Esse é o primeiro:
http://www.voki.com/pickup.php?scid=6782723&height=267&width=200

Att. Edilson de Oliveira