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domingo, 30 de junho de 2013

Festa Julina...

Basicamente a festa julina é igual a uma festa junina, o que acontece é que em alguns lugares não é possível realizar a festa no mês de junho e então acaba ficando para o mês seguinte. Um fator que explica facilmente essa situação é que o dia de São João é dia 24 de junho e como fica no final do mês e logo em seguida há dias comemorativos de outros santos algumas comemorações ficam para o mês seguinte.
Mas, não pense que a festa julina fica devendo alguma coisa para a outra festa, essas comemorações são bastante animadas e também tem fogueiras, comidas típicas, danças (quadrilhas) e até casamento encenado. A tradição continua no mês de julho. A comida também é um ponto de destaque com as maças do amor, pipoca, pinhão, quentão e todas as delicias que todo mundo degusta nessa época do ano.

Aproveitando deixo o convite:
Abraço
Ivna Caroline




quarta-feira, 26 de junho de 2013

A importância da hidratação antes, durante e após o exercício físico

ImagemPraticar atividades físicas é ótimo para a saúde. Com essa recomendação, profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos, estimulam a prática de esportes e exercícios físicos.Corrida, futebol, tênis, natação, caminhada são alguns exemplos de atividades para o combate ao sedentarismo. Mas não pense que é só ir calçando um tênis e sair fazendo exercícios por aí. Alguns cuidados têm que ser tomados para uma atividade segura, como usar roupas apropriadas, fazer uma avaliação médica e se hidratar bem. Aliás, a hidratação é um dos aspectos mais importantes antes, durante e após uma atividade física.
A água é o maior componente do corpo humano, ocupando entre 45% e 70% de seu volume, e possui papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal. Durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais, por isso, uma hidratação adequada é fundamental para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.
Durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade.
A desidratação, como conseqüência das perdas de água pelo suor, origina uma série de alterações, tais como aumento da freqüência do pulso, da temperatura retal, da respiração, da concentração do sangue, a diminuição do volume de sangue, dificuldades na circulação, formigamento e intumescimento das mãos e dos pés. Podem perder-se a totalidade das reservas de glicogênio, de lipídios e cerca de metade da proteína corporal sem que a vida corra um perigo real, mas quando a perda de água por desidratação excede os 7%, há uma elevação da temperatura e, como resultado, surge o sobreaquecimento de alguns tecidos, podendo ocorrer um choque térmico, cujas conseqüências podem ser fatais, caso não haja uma intervenção rápida. Assim, para que o organismo funcione bem, é necessário repor a água e sais minerais que se perdem de forma a proporcionar um equilíbrio entre a entrada e a saída da mesma.
Segundo João Carlos Bouzas Marins, professor de educação física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante a prática esportiva, a taxa de transpiração é altamente variável, oscilando entre 1 e 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do ritmo e intensidade a perda de peso no atleta é um importante indicador de desidratação e deve ser observada atentamente. Mas ele também defende que só o uso da água não é suficiente para repor o equilíbrio hídrico, pois o organismo perde sais minerais durante o exercício: “ Em atividades que ultrapassem 60 minutos de duração, a ingestão de bebidas carboidratadas  passa a ser considerada”.
A professora do curso de biomedicina do Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, RS, Rejane Giacomelli Tavares, fala, em seu artigo Estratégias de hidratação antes, durant e após o exercício em atletas de elite, que a maioria das pessoas não percebe quanto realmente transpira e nem a rapidez com que pode se desidratar.
Por exemplo, jogadores de futebol podem perder de 1,5 litros a 3 litros de suor durante um treino ou jogo com 90 minutos de duração, principalmente em locais de clima quente. Ainda que as pessoas transpirem de maneira diferente, a perda de líquidos podem causar problemas para todos os indivíduos ativos.
Se os líquidos perdidos com o suor não forem repostos, a desidratação e a fadiga precoce são inevitáveis.
Dicas de como se hidratar: 

 -Antes do exercício: fazer uma ingestão adequada de água 24 horas antes da realização da prova ou do exercício, consumir 500 ml de água ou isotônico 2 horas antes do exercício.
-Durante o exercício: se possível a cada 20min  ingerir água ou isotônico.
-Após o exercício: hidratar com alguma bebida isotônica, fazer uma refeição rica em carboidratos.  

  Att. Marcela C. Pereira

 Fonte:http://cientificojornalismo.wordpress.com/2013/03/03/a-importancia-da-hidratacao-antes-durante-e-apos-o-exercicio-fisico/ < Disponível em: 26/06/2013 >                                                                                                                                                                                                                                                                            

terça-feira, 25 de junho de 2013

Brjncadeiras antigas



Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.

Ensinar outras formas de diversão e as possibilidades de se criar jogos e brincadeiras. O mais importante disso? Ensiná-los que para brincar não precisamos gastar.

Assim, apresentamos aqui algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.

- Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém, desta vez, pegue duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.





- Roda: em roda, cantem canções antigas e façam os gestos e representações delas. Lembramos de algumas músicas como atirei o pau no gato, ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.

- Escravos de Jó: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.

- Amarelinha: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.

- Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.

- Passar anel: os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.

- Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.





- Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.

- Empinando pipa: escolha um local adequado e amplo, onde não tenha fios de energia elétrica. A pipa vai subindo com o vento e os participantes ficam observando-a ao longe. Algumas pessoas usam cerol, uma mistura de cola com caco de vidro, para cortar os fios das outras pipas. Porém, a brincadeira dessa forma torna-se perigosa, podendo causar acidentes graves. Assim, use-a apenas para se divertir evitando usar o cerol, mesmo que alguém lhe dê o preparado.

- Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.


att,
    Marcelo Leniar

Oficina de Hip hop


Os alunos do Colégio Estadual General Osório tiveram a oportunidade de vivenciar a cultura Hip Hop em um dia regular de aula, onde puderam entender os elementos e as curiosidades da temática. A turma era dividida em duas onde cada grupo era responsável por criar uma letra de rap, para a construção desta cada aluno tinha que colocar uma palavra que expressasse seu sentimento ou sua realidade em uma caixa, ai a construção da letra era feita em cima de cinco palavras sorteadas para o grupo.
Apos a confecção  do rap os alunos tinham que criar um graffiti que expressasse o sentimento da musica  criada, com o graffiti pronto os alunos cantavam sua letra, levamos alguns beat's (batida do hip hop) para dinamizar a atividade e ai os alunos explicavam seu graffiti. É importante ressaltar que não era uma competição entre os dois grupos, a divisão vinha com o objetivo de que todos pudessem ser importantes para o grupo ativos nas atividades propostas.
Segue algumas fotos da oficina e do graffitis dos alunos.





 Att Sergio Wynnek Junior

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Só faltava essa...

Governo lança cartilha que estimula crianças 09 e 10 anos de idade a fazer sexo

O livro é sugerido pelo MEC a diretores e professores da rede pública e privada de ensino.
Por Sandro Guidalli para o Portal Fé em Jesus
Nossas crianças estão cada vez mais indefesas dentro das próprias escolas. Veja um novo exemplo de livros que estão invadindo as salas de aula com o objetivo não só de disseminar o gayzismo e o bissexualismo mas também agora o de estimular crianças a partir de 9 e 10 anos a fazerem sexo (masturbação). O livro é sugerido pelo MEC a diretores e professores da rede pública e privada de ensino.
Logo em sua estreia, o Portal Fé em Jesus mostrou em reportagem como livros didáticos e paradidáticos que exaltam o homossexualismo e a “família” formada por um casal gay estão chegando nas escolas do país sob sugestão e estímulo do MEC. Disfarçadamente, o kit gay concebido pelo governo para ser distribuido nas escolas, em que pese o recuo do então ministro da Educação, Fernando Haddad, vai sendo introduzido no ambiente escolar, atingindo crianças a partir dos seis anos de idade até os adolescentes no Ensino Médio.
São livros que não ensinam apenas como colocar um preservativo no pênis. Eles ensinam que um casal homossexual ou bissexual deve ser aceito pelas crianças e que não há nada de errado se um coleguinha for adotado por dois “país” ou duas “mães”. Esses livros também interagem com as crianças, como o modelo que este Blog mostra abaixo. Ele se chama “Aparelho Sexual & Cia, Um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras.
Para esta autora e para quem publica uma obra dessas, “criança descolada” é criança que está pronta para fazer sexo. Vejam abaixo várias imagens do livro e notem que ele ensina as crianças a transarem, exibindo posições sexuais, explicando o orgasmo e o que se pode sentir com a prática sexual, etc.
Em outra página do mesmo livro, as crianças são estimuladas a colocar o dedo num buraco feito no livro onde se pode simular um pênis ou a introdução dele numa vagina.
Confira abaixo:


Att. Felipe

domingo, 23 de junho de 2013

Jogos interativos equilibram a frequência cardíaca

Olá pessoal! Segue postagem bem interessante, espero que gostem!

A correria do dia a dia e as situações constantes de pressão acabam gerando estados de estresse, que vem sendo chamado de “o mal do século”. Segundo pesquisa realizada pelo Isma-BR (International Stress Management Association), o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, perdendo apenas para o Japão.
O estresse pode gerar problemas de saúde, principalmente cardíacos. Assim, para medir as respostas fisiológicas do coração e combater os males causados pelo excesso de tensão, pesquisadores brasileiros desenvolveram um equipamento chamado cardioEmotion, que funciona a partir de uma tecnologia de biofeedback cardiovascular.
O aparelho é plugado no computador e um sensor é colocado no lóbulo da orelha do paciente para avaliar a variabilidade da frequência cardíaca, medida que representa o intervalo entre duas pulsações consecutivas, chamado de intervalo RR.
“O sensor capta os batimentos cardíacos e envia os dados para o programa instalado no computador. Esse programa analisa esses batimentos e desenha a frequência cardíaca na tela do computador”, explica o pesquisador e desenvolvedor da tecnologia Marco Fabio Coghi. Quando a pessoa se encontra estressada, ansiosa ou com medo, o equipamento gera um gráfico caótico, indicando que há uma desarmonia e um desequilíbrio emocional.
Com a ajuda do cardioEmotion, o usuário realiza treinamentos para alcançar a frequência cardíaca ideal por meio de jogos interativos que o equipamento propõe. “Os jogos foram concebidos baseados na psicologia positiva, mostrando que quando a pessoa está com as emoções positivas, o corpo reage com saúde e equilíbrio e isso se reflete no personagem do game”, afirma Coghi. Sob dinâmicas simples, os jogos propõem o controle da respiração e da concentração e classifica o desempenho com uma nota de 0 a 10.
“Com exercícios adequados, ensinados pelo programa, o gráfico dos batimentos cardíacos torna-se suave, equilibrado, harmonioso, na forma de uma onda regular, matematicamente conhecida por senoide (ondas sinusais)”, diz o pesquisador. Segundo Coghi, quando intervalo RR é sinusal significa que a pessoa entrou em um estado especial, chamado de coerência cardíaca.
Benefícios
A coerência cardíaca traz equilíbrio emocional e, consequentemente, a redução do estresse, do estado de ansiedade, depressão e fobias, além da diminuição da pressão arterial e controle das crises de asma. “Isso tudo se deve ao equilíbrio do sistema nervoso autônomo, também conhecido como vegetativo, aquele que funciona de forma automática”, explica o especialista.
De acordo com Coghi, pesquisa realizada com 32 profissionais brasileiros submetidos ao treinamento do cardioEmotion constatou um aumento na estabilidade emocional e melhora no relacionamento interpessoal dentro e fora da empresa; 96% dos participantes relataram melhora no equilíbrio emocional, 44% na redução de estresse.
“A utilização regular do cardioEmotion aumenta a estabilidade cardíaca e o reflexo disto é o equilíbrio interno e externo dos usuários. Nota-se um aumento na capacidade de lidar com as adversidades apresentadas pela vida e um fortalecimento emocional”, afirma Marcio Belo, terapeuta com treinamento internacional em Lifestyle Medicine for Stress Management e Mental Health Sequelae of Extreme Violence pela Harvard Medical School.
Treinamento em casa
Belo ressalta que o procedimento simples não é invasivo e que o cliente pode potencializar os efeitos do processo terapêutico por meio do uso complementar em casa. “Nós recomendamos que a pessoa ‘jogue’ 20 minutos todos os dias. Essas práticas diárias são uma ferramenta complementar-integrativa para ajudar na redução do estresse, insônia, ansiedade, hipertensão e depressão”, afirma Coghi.
O equipamento desenvolvido pela Neuropsicotronics (NPT), incubada do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia da Universidade de São Paulo, demorou cerca de seis anos para ficar pronto e já está disponível comercialmente por R$ 600 no site da cardioEmotion.
(Matéria publicada em UOL notícia Saúde)
Fonte:  http://www.educacaofisicadadepressao.com/jogos-interativos-equilibram-a-frequencia-cardiaca/

att,

Wendell
 

sábado, 22 de junho de 2013

Inverno e aumento do peso

        
     Chegamos na estação mais fria do ano e com ela a necessidade de manter o corpo em forma e os hábitos saudáveis são deixados de lado. A ingestão de alimentos mais calóricos aumenta, sendo assim em grande parte responsáveis pelo aumento de peso. Com o frio, ficamos menos dispostos a comer saladas e frutas, e alimentos mais leves, que não garante ao nosso emocional, a sensação de aquecimento como alimentos mais quentes(sopas, chocolates quentes, cafés em suas variações, massas), e acabamos exagerando. Ficamos menos dispostos a praticar atividades físicas e a malhar, preferimos ficar debaixo dos cobertores com um belo cobertor, um filme e um petisco.
       Por que no inverno sentimos mais fome? No inverno nosso organismo gasta mais energia para a manutenção da temperatura corporal. Sabendo disso, existem pessoas que acreditam que sentem mais fome nessa estação, pois precisam repor calorias para compensar esse gasto energético adicional. Na verdade, essa elevação do gasto energético é discreta, não sendo grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. Acredita-se que no Brasil, onde o inverno é mais ameno, esse aumento não chegue a 10% do gasto diário calórico para manter o organismo funcionando. Isso, portanto, não serve de desculpa para aqueles que acabam exagerando e se entupindo de alimentos altamente calóricos.
        Por isso, citamos algumas dicas:
  • Substitua o chocolate quente por um chá com adoçante; se não resistir, prepare o chocolate com leite desnatado e achocolatado diet;
  • Dê preferência ao founde de queijo preparado com leite desnatado e queijos magros. Sirva-o com legumes como cenoura, pepino, cogumelos, etc. Os foundes de chocolate devem ser preparados também com leite desnatado e chocolate diet e servido com frutas diversas;
  • Substitua os queijos amarelos pelos brancos ou light;
  • Substitua alimentos fritos por grelhados ou cozidos;
  • Se receber um convite para uma feijoada, não deixe de ir, mas coma com moderação, evitando consumir as carnes gordurosas presentes no prato. Abuse de acompanhamentos como couve cozida, laranja em pedaços e o famoso vinagrete, temperado com limão e pouco sal;
  • Abuse das sopas e caldos, preparando-os com legumes e verduras de sua preferência. Evite utilizar creme de leite, torradas, queijo ralado ou massas;
  • Substitua os doces por frutas diversas. Se preferir uma sobremesa quente, prepare banana ou maçã com canela assadas no forno ou microondas. 
  • Para diminuir a sensação de fome, aumente o consumo de fibras, que além de ajudar no funcionamento do intestino, proporciona uma sensação de saciedade prolongada;
  • Modere o consumo de bebidas alcoólicas. Lembre-se que elas são fontes de calorias vazias, ou seja, fornecem calorias ao seu organismo sem nenhum nutriente. O consumo de uma taça de vinho tinto por dia faz bem ao coração e aquece o corpo;
  • Fracione sua alimentação: alimente-se a cada 3 horas de forma moderada (consumindo quantidades pequenas);
  • Beba muita água, mesmo que não tenha sede.
  • Uma dica valiosa para quem quer se mexer nesse inverno é fazer um bom aquecimento antes de iniciar a atividade física, utilizando-se de exercícios de alongamento e exercícios leves aeróbios que envolvam grandes grupos musculares. Isso é importante porque no inverno a musculatura fica mais contraída e, consequentemente, mais vulnerável às lesões. Outra dica é manter uma ingestão de líquidos adequada, mesmo que não tenha sede, pois isso ajuda a manter a temperatura no nível normal.

 
 Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/cuidados_inverno.htm


                                                                                            
                                                                                                  Atenciosamente: Tatiane Perucelli

sexta-feira, 21 de junho de 2013

CONTEÚDO DE PROVA :)

CAPOEIRA


Raízes africanas 
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 
No Brasil 
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. 
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.
A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.
Até o ano de 1930, a prática da capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas que praticavam esta luta. Em 1930, um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para o então presidente Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto desta arte que a transformou em esporte nacional brasileiro.

Três estilos da capoeira 
A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais pratic
ado na atualidade.


O QUE É A GINGA?


          É bem sabido que a ginga é a movimentação básica da Capoeira, fulcro de onde se originam todos os seus movimentos.

           Segundo a definição de Mestre Decânio,
"a ginga consiste no movimento ritmado de todo o corpo, acompanhando o toque do berimbau, com a finalidade principal de manter o corpo relaxado e o centro de gravidade do corpo em permanente deslocamento, pronto para esquiva, ataque, contra-ataque ou fuga. Durante o gingado, o praticante deve manter-se em movimento permanente, simulando tentativas de ataque e contra-ataque, sempre atento às intenções do parceiro, em contínua postura mental de esquiva e proteção dos alvos potenciais de ataques." (
http://www.capoeiradobrasil.com.br/)








ABRAÇO
IVNA CAROLINE

CONTEÚDO DE PROVA :)

TAE KWON DO
Taekwondo ou Tae kwon do é uma arte marcial que foi criada, pelo general sul-coreano Choi Hong Hi, em 11 de abril de 1955. Nas Olimpíadas de Seul (1988), o Taekwondo tornou-se um esporte olímpico de exibição. Nos Jogos Olímpicos de Sydney (Austrállia), em 2000, tornou-se um esporte olímpico oficial.
Em coreano a palavra taekwondo possui o seguinte significado: caminho dos pés e das mãos através da mente. Apesar de ser uma luta, possui, assim como quase todas as artes marciais, uma filosofia que consiste na valorização da perseverança, integridade, auto-controle, cortesia, respeito e lealdade.
O Taekwondo chegou ao Brasil em 1970, através do mestre Sang Min Cho.
Proteção
Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok.

Graus de aperfeiçoamento
Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.

Competições
Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.

Regras principais
- Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);
- Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

Curiosidade
- O golpe que corresponde ao chute na cabeça só é permitido para as lutas em que os dois praticantes são faixa-preta.

Taekwondo nas Olimpíadas

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 foram disputadas 4 categorias (masculino e feminino): peso-mosca , peso leve, peso médio e peso pesado.

            Equipamentos do Taekwondo


            Golpes Taekwondo


ABRAÇO
IVNA CAROLINE

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Seminário reúne diferentes "atores escolares"

A Disciplina Articuladora do curso de Licenciatura em Educação Física oportunizou na noite de 18 de Junho de 2013, no Auditório do Observatório Astronômico da UEPG-campus de Uvaranas, através do coordenador do curso, prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior um seminário alusivo à ação de diferentes atores escolares.
Esta socialização de experiências entre a Universidade e a Escola básica é um dos grandes objetivos da Disciplina Articuladora nos diferentes cursos de Licenciatura dda UEPG, seguindo, inclusive, uma política institucional para estes cursos que tem a função precípua a formação docente. 
Dando início ao seminário,  Pró-Reitora de Graduação, Graciete Tozetto Goes proferiu uma palestra bastante significativa e esclarecedora,  destacando o que se entende como “missão da Prograd. Diz Graciete: “A Pró-Reitoria de Graduação- Progad em ação articulada com coordenadores de curso, docentes e discentes, tem por missão promover políticas de ensino, dirigir, coordenar e controlar as atividades relativas à graduação e aos cursos seqüenciais- presenciais e à distância- em uma visão integrada com a pós-graduação, a pesquisa e a extensão. Ela se pauta sempre pelo crescimento institucional, pela qualidade do ensino, pela promoção de docentes e discentes para sua formação profissional e humana”. Discorreu ainda sobre a estrutura da Prograd em maneira geral e deu destaque à Comissão Permanente das Licenciaturas como uma ação direta da Pró-Reitoria para com as Licenciaturas da UEPG. Enfatizou a importância da existência dos colegiados de Curso das Licenciaturas, como sendo “ o coração destes cursos”. “ O colegiado de curso é o gestor do projeto pedagógico do curso”, segundo Graciete. Finalizando sua fala ela dá voz ao que chama de principal pergunta que se deve fazer a qualquer curso de graduação: “Qual o perfil do aluno que se quer formar com este curso?”. Se a resposta for clara ao corpo docente do curso, visando a função e a qualidade do ensino, “ teremos quase que , de imediato, um ensino de qualidade.”
Dando sequência seminário, o professor João Leandro Bartiniak, do Colégio Pontagrossense (SEPAM), relatou sua experiência enquanto escola particular, na qual possui toda a infra-estrutura necessária para o bom desempenho das aulas de Educação Física, “mas as mesma ainda são divididas por gênero (meninos separados de meninas). Também evidenciou a preocupação técnica e o cuidado com a inclusão de todos. Contudo, constata também “que os alunos não gostam muito das aulas, não dão importância a esta disciplina”.
Em sua colocação, o professor João Gomes Carneiro Neto, da Escola Estadual General Antônio Sampaio ( escola pública)  fez um relato que contrasta um pouco com a realidade da escola particular no sentido de que  ele tem muitos alunos e os mesmos “ eles adoram fazer as aulas, porém não possui espaço suficiente e nem material para atender os alunos”. Em sua escola há um pátio, duas bolas furadas, três bolas de borracha, colchonetes e “ a sua boa vontade de fazer algo pelos alunos”. Também constata que “somado a isto tem um fato que as suas aulas acabam se tornando depósitos de crianças, pois sempre que um professor falta eles mandam os alunos e ele aceita”.
O professor Paulo Cesar Rodrigues, do PDE, atua no Colégio Estadual 31 de março, outra escola pública de Ponta Grossa, Fe um relato de sua  trajetória profissional pontuando ter se formado em  1994 o que fez com que ele vivenciasse várias tendências da Educação Física. “Enquanto aluno, pela militarista e tecnicista; enquanto acadêmico pela histórico -crítica e como docente pelas diferentes abordagens críticas e progressistas da Educação.”, destaca Paulo Cesar. Além do que, após formado foi trabalhar no interior, “onde ministrou aulas por 10 anos e lá a Educação Física era muito importante para os alunos.”. Atualmente exerce a vice-direção da “ 31 de março” e como gestor “ tem demonstrado a importância do professor ser responsável, pois a escola pública não possui muitos recursos para comprar material e o material que é comprado o professor não cuida”. Discorreu também sobre outras dificuldades em se trabalhar na escola pública.
O professor Lorival do Nascimento, do Colégio Estadual Prof. João Ricardo Von Borell Du Vernay, outra escola pública, discorreu sobre a  importância do professor de Educação Física no contexto escolar (ele é professor de Educação Física) e  a sua visão “é essencialmente biologizante, pautada no paradigma da aptidão física”.
A segunda parte do seminário , os alunos recém formados (Edilson de Oliveira e Wendell Luiz Linhares) mostraram uma nova concepção de Educação Física, que tem feito diferença na escola e no processo de formação dos PIBIDIANOS (Wendell e Edilson), pois eles verificam os problemas, estudam para tentar resolvê-los, debatem com o professor orientador e voltam para a prática. Destacou-se a importância do planejamento como algo essencial para a realização das aulas; a importância da seriedade e dedicação no desenvolvimento das atividades, pois mesmo sem materiais é possível trabalhar e garantir que os alunos tenham os seus direitos atendidos.
O egresso Bruno José Gabril confirmou tudo isto mostrando a sua trajetória acadêmica que teve início no primeiro ano buscando trabalhar em atividades ligadas a extensão e pesquisa (fato que também foi destacado pelos pibidianos). Aluno atuante, participou desde o primeiro ano do curso na  iniciação científica, depois foi para a extensão, foi para o PIBID e chegou ao mestrado. Em todas estas fases ele esteve preocupado em problematizar a sua prática e isto o levava a ter conhecimentos para poder justificar as suas ações. Ele partiu de uma discussão da diferença de gênero na prática do futebol, durante as aulas de Educação Física e hoje discute esta mesma temática, pensando a sociedade brasileira.
Finalizando o evento o prof. Miguel destaca que a “a formação prática é de vivências com reflexões, numa construção contínua do ser professor”
Acesse: http://www.uepg.vwi.com.br/ para saber mais sobre as atividades dos cursos de licenciatura da UEPG.
Att. Edilson de Oliveira

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Veras que um filho teu não foge a luta. Ponta Grossa.



        No dia 17 de junho de 2013 ocorreu a manifestação em Ponta Grossa, assim como em vários outros lugares do Brasil, contra alguns fatos que estão revoltando os cidadãos, em sua grande maioria jovem, a manifestação ocorreu  em apoio aos demais protestos em todo o país, contra a corrupção, repressão, o monopólio do transporte coletivo pela empresa concessionária Viação Campos Gerais (VCG), a PEC 37 (Proposta de Emenda Constitucional) que tira poderes de investigação do Ministério Público, o aumento no número de vereadores e os gastos na Copa do Mundo.     
        O ato público 'Verás que um filho teu não foge à luta' reuniu no final da tarde de ontem aproximadamente quatro mil pessoas, a informação é dos agentes de trânsito que acompanharam a manifestação dos jovens. Os manifestantes saíram, com centenas de cartazes, da frente da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e desceram ao longo da Avenida Vicente Machado. O evento foi organizado através das redes sociais. 
      Agora no dia 20 esta programado um novo encontro no mesmo local, as 18:00 horas se você não tem nada mais importante do que mudar o Brasil, venha também aderir ao movimento. Temos o poder de parar com essa festa dos governantes, basta vir pra rua, porque a rua é a maior arquibancada do Brasil.
     Duas fotos mostram o ato publico da cidade de Ponta Grossa- PR, Cidadãos  vamos superar os quatro mil  desta segunda e fazer historia aqui em Ponta Grossa nesta quinta feira também. Para se obter mais informações: https://www.facebook.com/anonypg?fref=ts

Att Sergio Wynnek Junior.

domingo, 16 de junho de 2013

TÊNIS DE MESA

 História do Tênis de Mesa 
O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.
Características do esporte: regras e equipamentos

O tênis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.
O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário.  Vence o jogador que consegue ganhar 3 sets (nas partida de 5 sets) ou 4 (nas partidas de 7 sets). Cada set é composto por 11 pontos. Quando há empate em 10 pontos, vence quem colocar dois pontos de vantagem sobre o adversário.
Além da mesa e da rede, os outros equipamemtos necessários para a prática deste esporte são a bola e as raquetes. A bola é feita de celulóide ou material plástico similar e deve ter 40 mm de diâmetro. A raquete é feita de 85% de madeira, não havendo limite para tamanho da mesma. A parte da raquete que bate na bola é coberta por borracha.
Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.

Federações e Confederações

- Os eventos e competições internacionais são realizados pela ITTF (International Tennis Table Federation).
- Os campeonatos e eventos brasileiros são organizados pela CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).
Curiosidades do esporte:
- O primeiro campeonato mundial de tênis de mesa ocorreu em 1927, na cidade de Londres (Inglaterra).
- O tênis de mesa tornou-se um esporte olímpico somente em 1988, nas Olimpíadas de Seul (Coreia do Sul).
- O jogador Hugo Hoyama é o destaque do tênis de mesa brasileiro na atualidade. Ele ganhou várias medalhas em campeonatos mundiais, pan-americanos (recordista brasileiro) e Jogos Olimpicos. Porém, nas Olimpíadas de Londres 2012 (6ª edição que participou), o experiente mesa-tenista brasileiro foi eliminado ao perder na estreia para o polonês Zengyi Wang.
Gabriel Ota
O Tênis de Mesa nas Olimpíadas
- A China é a grande potência olímpica da atualidade no tênis de mesa. Nas Olimpíadas de Londres (2012), os atletas chineses ganharam todas as medalhas de ouro disputas no esporte. No esporte, a China possui 24 medalhas de ouro conquistadas em Jogos Olímpicos.

- Nos Jogos Olímpicos são disputadas provas simples (masculina e feminina) e equipes (masculina e feminina).


att,
     Marcelo Leniar

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Musculação Na Adolescência… Sim ou Não? Eis a questão!

Boa tarde pessoal! Segue matéria sobre musculação na adolescência, algumas curiosidades e alguns mitos são desvendados. Boa leitura!!

Muito se fala sobre a prática regular de exercício físico por adolescentes. Dentro das atividades de se movimentar, a musculação é extremamente questionada. |Há quem acredite que seja necessário, há quem diga que os riscos de lesão, problemas articulares, na lombar etc. é grande, mas convenhamos, qual pratica esportiva não trás riscos de lesão para uma pessoa? Vejo que a musculação não passe de uma modalidade esportiva como basquetebol, handebol, que como tal deve ser trabalhada com cuidado, e bem orientada por um profissional não trará risco algum.
Durante a minha formação acadêmica e no decorrer da pratica da profissão nunca encontrei documentos, pesquisas com embasamento cientifico que comprove que a musculação faça algum mal, há quem diga que a pratica atrapalhe o crescimento do adolescente. Comparo essa ideia errônea com a questão dos atletas de Ginástica, onde muitos, até mesmo profissionais acreditam e passam a informação que os mesmo são baixos por conta da modalidade, errado, os mesmo tem tal características devido a seleção natural para a pratica da Ginástica, já pensaram o quanto seria difícil para um Oscar da vida fazer todo aquele “malabarismo” da Ginástica Artística ou Rítmica? Então desconsideramos aqui o fato que a musculação atrapalha o crescimento, ok?
Outro fato questionado é o risco de lesões, linhas epifisárias e bla bla bla… Convenhamos senhores, qual exercício não trás lado a lado o risco de lesão? Se você for fazer abdução do quinto dedo de sua mão direita e não souber fazer, com certeza vai da “Shibiu”. Então tocamos a sirene de novo… Descarte essa desculpa, senhores profissionais e não profissionais, o simples fato de correr e não ter a técnica correta de execução ou a prática mais complexa como uma bandeja no Basquetebol se não for bem executado, não tiver profissionais gabaritados para corrigir, orientar, com certeza terá lesão, o mesmo acontece com a musculação: se o professor, não souber orientar, prescrever exercícios para tal faixa etária fica difícil, e convenhamos, o risco de lesão não é só para adolescentes, e sim para todos, vovô, vovó, titio, titia… E por favor, ao prescrever exercício não diga que a criança não pode fazer nenhum tipo de exercício que a traga para baixo, clássico agachamento, pois o mesmo ira achatá-la… Por favor, queira começar a graduação novamente se por um segundo passar essa ideia em sua mente!
Do meu humilde ponto de vista, não existe nenhum problema da prática de musculação pelo publico adolescente, existe uma excelente obra sobre o tema: “Treinamento de força para jovens atletas” dos autores William J. Kraemer e Steven J. Fleck, editora manole , aconselho a leitura por todos. De qualquer forma, é essencial que o adolescente faça uma avaliação física antes de iniciar um treinamento com pesos e fazê-lo somente com acompanhamento de um bom profissional. O jovem, por ser muito ativo, costuma gostar muito de aulas dinâmicas, e talvez o Lúdico na musculação caia como uma luva nesse ponto, mas isso discutiremos em outro post.
Então, bora lá, senhores profissionais, provar para a sociedade principalmente aos pais destes pequerruchos que a Musculação só tente a trazer benefícios, sempre acompanhada por profissionais, claro! Que até a pratica de um jogo de bolinha de gude no chão terrado se tiver um suicida no meio, o famoso gênio, que cria estratégias mirabolantes, com certeza irá ter lesão, mais um mito desvendado…

Fonte: http://www.educacaofisicadadepressao.com/musculacao-na-adolescencia-sim-ou-nao-eis-a-questao/

Att.

Wendell

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Doação de medula óssea

Muitas pessoas ficam em dúvida em relação ao que seria a medula óssea e de onde ela é retirada. Esclarecemos essas dúvidas no decorrer da postagem, quebrando verdadeiros paradigmas sobre esse tema.
      
A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Ela é responsável pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese). Medula Óssea é diferente de Medula Espinhal. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e transmite os impulsos nervosos.

Conhecida popularmente como “tutano”, a medula é formada por uma grande quantidade de ‘células-mãe’, que exercem a função de originar todas as células sanguíneas.  As células-mãe sofrem autorrenovação ou se diferenciam e passam por diversos estágios de amadurecimento, antes de migrarem para o sangue.

Como se tornar um doador?


Tudo seria mais simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A compatibilidade da medula óssea é uma herança genética. E para realizar o transplante é necessário que a compatibilidade entre o doador e o receptor seja de 100%. A chance de encontrar uma medula compatível no REDOME é em média de 1 para 100.000.

Cerca de 60% dos pacientes não encontram doadores na família e quando isso acontece, é preciso buscar um doador compatível cadastrado no Registro Nacional (REDOME). As chances de encontrar um doador não-aparentado dependem do grau de miscigenação dos indivíduos na população. Então, quanto maior o número de brasileiros cadastrados no banco, maiores serão as chances dos pacientes acharem doadores compatíveis.

REDOME – Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea

O INCA – Instituto Nacional de Câncer – é o responsável pelo REDOME. Criado em 1993, o registro centraliza todas as informações cadastrais de pessoas dispostas a doar medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente precisa de transplante, este cadastro é consultado. Se encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Passo a Passo para se tornar um Doador Voluntário de Medula Óssea


Ser um doador é muito simples!
Você precisa ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde e não ter histórico de Câncer, Hepatite e HIV.

1° Passo: Cadastre-se:
Procure na sua cidade um local de cadastro para doadores de medula óssea ou um hemonúcleo autorizado e cadastre-se.


O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha de identificação com dados de contato. Também será realizada a coleta de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem HLA). Este exame de sangue não consiste na DOAÇÃO da medula óssea, apenas no cadastro de possível doador.
Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

2° Passo: Se você for convocado:

Se aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será convocado.
Será necessário realizar novos testes sanguíneos para a confirmação da compatibilidade. Se a compatibilidade for confirmada, você será avaliado por um médico e decidirá sobre a doação.

É muito importante o doador manter o REDOME atualizado com os seus dados cadastrais. Caso houver mudança de telefone ou endereço, comunique alteração no hemocentro que você fez o cadastro.

Como é feita a doação?


Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor, o doador poderá decidir sobre a doação. Se a resposta for positiva, é agendada a data do transplante.

O doador passará primeiramente por exames clínicos e laboratoriais, a fim de garantir a segurança do doador e receptor, evitando transmissão de doenças. Esta avaliação considera idade, sexo, doenças crônicas, avaliação das funções hepáticas e renal, tipagem ABO e HLA, sorologia, vacinações recentes, teste de gravidez, radiografia de tórax, eletrocardiograma e avaliação psiquiátrica.

Existem de duas formas de doar a medula óssea:

1.Punções na bacia: realizada com agulha especial e seringa na região da bacia, retira-se uma quantidade de medula óssea equivalente a uma bolsa de sangue. Para que o doador não sinta dor, é necessário tomar anestesia. O procedimento dura em média 90 minutos. A sensação de dor moderada permanece em média por uma semana e é semelhante a dor da injeção de Benzetacil. Não fica cicatriz, apenas a marca de 3 a 5 furos de agulhas. É importante destacar que o procedimento não envolve cirurgia, não há corte, nem pontos.  O doador fica em observação por um dia e pode retornar para sua casa no dia seguinte.

2. Aférese: antes de realizar este procedimento, o doador precisa tomar um medicamento por 5 dias, que estimulará a multiplicação das células-mãe. As células mãe do sangue migram da medula para as veias e são filtradas. O processo de filtração dura em média 4 horas, até que se obtenha o número adequado de células. O medicamento aplicado antes da doação pode causar dores no corpo e fadiga.

O médico irá informar a melhor forma de coleta de células, isso dependerá da doença e da fase em que se encontra, assim o benefício para o paciente será maior. O transplante só será realizado quando o paciente estiver pronto para recebê-lo, essa resolução cabe ao médico que está acompanhando o caso.

O doador por possuir uma medula saudável e se encontrar em bom estado de saúde, reconstituirá o que doou rapidamente, voltando às atividades normais. Em casos especiais e raros, se necessário, o doador pode ser compatível e doar novamente a medula para outra pessoa.

Vamos ser solidários e fazer a diferença ... 
                                                                                               
Fonte:http://www.ameo.org.br/index.php/doacao-de-medula-ossea/doador-de-medula-ossea





                                                                                                   Atenciosamente Tatiane Perucelli