Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cuidado com o peso das mochilas:



O ano letivo nas escolas da rede estadual esta quase começando, e com a data se aproximando os pais devem prestar atenção em um detalhe que pode passar despercebido e pode ser um vilão da coluna de seus filhos: o peso das mochilas. Como as crianças estão em plena fase de crescimento o peso carregado não deve ultrapassar entre 10% e 20% do seu peso corporal. Além de uma boa mochila, os responsáveis devem estar ligado no que é carregado, o peso excessivo devido a livros, cadernos e outros materiais, pode acarretar em alguma alteração postural.
As discussões em torno do excesso de peso das mochilas de crianças e adolescentes resultaram em um projeto de lei, aprovado em novembro do ano passado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, que determina que as mochilas devem ter, no máximo, 15% do peso do estudante. O projeto também obriga as escolas a ter armários para os estudantes guardarem material. O texto, no entanto, não prevê nenhum tipo de fiscalização, nem sanções para quem descumprir a norma. O projeto ainda precisa retornar à Câmara dos Deputados.



Disponível em: http://www.clinicadacoluna.com.br/index.php/dicas-de-saude/133-cuidado-com-o-peso-das-mochilas Acesso: 27/01/2014

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2014-01-15/especialista-defende-que-peso-maximo-de-mochilas-seja-10-do-peso-corporal Acesso: 27/01/2014

imagem: http://emcamposnovos.com.br/wp-content/uploads/2013/12/volta-as-aulas-mochila-pesada-e13280222308401-1.jpg Acesso: 27/01/2014

Att.: José Edenilson


domingo, 26 de janeiro de 2014

Fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca que aumenta risco de AVC

 Um em cada cinco casos de AVC tem causa cardíaca e, por isso, cuidar do coração é uma das maneiras de se proteger.Entre os principais fatores de risco para o AVC está a hipertensão, que aumenta as chances de entupimento e rompimento dos vasos, que causam o AVC isquêmico e hemorrágico. Fora a pressão alta, grande parte dos casos que têm causas cardíacas deve-se também a uma doença chamada fibrilação atrial, um tipo de arritmia cardíaca que atinge cerca de 1,5 milhão de brasileiros. Segundo o neurologista vascular Alexandre Pieri, um brasileiro morre a cada 6 segundos por causa de um AVC causado pela fibrilação atrial.
A doença acontece quando os átrios, câmaras superiores do coração, se contraem em um ritmo diferente do resto do coração, fazendo com que o sangue não corra do jeito que deveria. Muitas vezes o corpo se adapta bem a essa falta de sincronia, mas pode acontecer de o sangue engrossar e coagular. Esse coágulo pode se espalhar pelo corpo e chegar ao cérebro, onde entra em uma veia pequena e interrompe o fluxo sanguíneo, gerando uma inflamação localizada e um entupimento, que é o AVC.
Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)
Quando ele ocorre, o paciente pode sentir uma dor de cabeça muito forte, ânsia e visão turva, como foi o caso da dona de casa Aparecida Maria Rangel, mostrada na reportagem da Natália Ariede. Como estava sozinha em casa, Aparecida não conseguiu pedir ajuda com rapidez e só foi para o hospital depois de 30 horas. Lá, ela ficou internada e percebeu que o AVC tinha deixado sequelas – ela perdeu a força na mão direita, perdeu a audição do ouvido esquerdo e passou a não conseguir andar. No entanto, depois do susto, ela começou a se cuidar mais, principalmente em relação ao coração, já que ela acredita que a arritmia cardíaca tenha sido a causa do derrame.
Essa arritmia, característica da fibrilação atrial, em muitos casos não dá sintomas, mas o paciente pode observar alguns sinais, como palpitação e coração acelerado, cansaço, falta de ar, tontura e desmaio – nessa situação, é fundamental procurar um médico o quanto antes.
O neurologista Alexandre Pieri explica que, para identificar o AVC, o paciente deve levantar os dois braços em linha reta na frente do corpo para avaliar se há fraqueza em algum deles ou tentar falar uma simples frase, por exemplo; se houver alguma alteração nessas ações, é importante buscar ajuda imediatamente.
Se for diagnosticado o AVC, o médico pode dar um trombolítico, medicamento que ajuda a dissolver e destruir o coágulo que está interrompendo a veia, para que o sangue volte a fluir normalmente.
Para evitar um AVC, quem tem fibrilação atrial pode usar medicamentos anticoagulantes como parte do tratamento, já que eles previnem a formação de coágulos, como explicou o neurologista Alexandre Pieri. Em pessoas normais, a coagulação é um processo quase imediato – em, no máximo, 3 minutos, as plaquetas formam um parede para fechar o corte e parar o sangramento.
No entanto, além da fibrilação atrial, que aumenta as chances de coágulos, pode acontecer o contrário e o paciente ter a coagulação lenta, uma doença chamada hemofilia - nesse caso, o  processo de coagulação pode demorar mais do que três minutos e existem casos de pessoas que ficam horas sangrando, nessa situação, é fundamental tomar cuidados para evitar ferimentos.


Att

Caroline Iatczaki da Rosa



sábado, 25 de janeiro de 2014

MATÉRIA PUBLICADA NO SITE GLOBO ESPORTE.


 2014-01-22-suor

Combinação de atividade física vigorosa com altas temperaturas requer muito cuidado, pois gera grande perda de líquidos e sais minerais pela evaporação.

A combinação da atividade física vigorosa e o calor excessivo é uma situação que requer muito cuidado. Apesar de ser um tema frequentemente abordado em inúmeras publicações, nunca é demais esclarecer algumas dúvidas e alertar sobre eventuais riscos para a saúde.

Quando fazemos qualquer tipo de atividade física, existe uma produção de calor pelo corpo que é proporcional à intensidade da atividade realizada. O desafio, nesta situação, é promover a perda deste calor produzido para evitar que a temperatura corporal aumente.

Existem quatro mecanismos que proporcionam a perda de calor: condução, convecção, irradiação e evaporação. O três primeiros são mecanismos físicos de troca de calor com o ambiente e sua eficácia depende da existência de condições favoráveis para dissipar o calor do corpo para o meio ambiente. Na realidade, são mecanismos de perda direta de calor por contato com o ar mais frio, com correntes de ar etc. Quando a temperatura ambiente é elevada, estes mecanismos são muito pouco eficientes, e a perda de calor vai depender essencialmente do mecanismo de evaporação do suor.

É importante frisar que não é a produção de suor que resfria o corpo e, sim, a evaporação do suor produzido que rouba calor da superfície corporal. É até curioso, mas o hábito de enxugar o suor produzido, evitando que ele evapore, prejudica a perda de calor.

Na medida em que a necessidade de perder calor se torna cada vez mais intensa, tanto pelo aumento da intensidade do exercício, quanto pela elevação da temperatura ambiente, a sudorese e a evaporação do suor são mais exigidas. A consequência óbvia é uma perda cada vez maior de líquidos e sais minerais pelo suor.

Nesta situação, a reposição hídrica e mineral é fundamental. A desidratação leva a uma séria ameaça para a saúde e um prejuízo à performance física. Estudos científicos estimam que, para cada 1% de desidratação do corpo, existe um decréscimo de 5% do desempenho.

O cálculo do percentual de desidratação é feito pela proporção que a redução de peso representa em relação ao peso corporal. Se um indivíduo de 70kg perde 1kg numa atividade física, ele se desidratou em cerca de 1,5%.

A reposição de líquidos, mesmo durante o exercício, é fundamental e proporciona a possibilidade de a sudorese não ser prejudicada, assegurando a luta contra o calor e evitando a elevação da temperatura corporal (hipertermia), que traria uma ameaça muita séria para a saúde.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/ciencia-ef/canais-cienciaef/fisiologia/26816-exercicios-no-calor-entenda-a-funcao-do-suor-e-a-importancia-da-hidratacao

Att 
Bruna Sansão

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

cuidados com o calor na pratica de atividade fisica


O mesmo sol que dá ânimo para sair de casa e fazer exercícios pode levar a nocaute.Os dias bonitos e ensolarados dão ânimo extra para levantar da cama mais cedo e sair para praticar atividades físicas ao ar livre. Pensando na proximidade com a temporada de praia, a vontade de ficar em forma é ainda maior.
Mas conforme a temperatura sobe, também aumentam os cuidados necessários para a prática esportiva sem riscos à saúde.
Atividade física no calor exige cuidados
O melhor horário
De manhã cedo, antes das 10 horas, e no final da tarde, após às 16 horas.

Roupas adequadas
As roupas devem ser leves. “Existem tecidos próprios para atividade física que não absorvem o calor. Evite tecidos com tramas fechadas, quentes e escuros”, diz Isa Bragança. Boné e óculos também são importantes.

Não dispense o aquecimento
A cardiologista do esporte diz que o aquecimento é importante independente da temperatura. “Antes de começar a correr, por exemplo, aqueça com uma caminhada de três minutos”, sugere.

Treine normalmente
O treino deve ser realizado de acordo com o que foi estipulado pelo treinador ou aquele que você já está acostumado a fazer. “Mas respeite os limites do corpo. Em dias mais quentes, caso vá se exercitar ao ar livre, evite os horários mais quentes e hidrate-se bem. A atividade física deve trazer bem-estar”, diz Isa.

Sinais de que é hora de parar
Alguns sinais alertam que você deve parar a atividade física: cansaço além do normal, intolerância ao esforço (você não consegue realizar o mesmo exercício que realizava antes), cefaleia, tontura, vista turva, vômitos. “Se sentir isso, algo está fora de ajuste. Pare e procure um médico, de preferência da área desportiva, para orientá-lo".

 É normal suar mais
No calor o corpo transpira mais para equilibrar a temperatura corporal, que aumenta com o esforço físico. Se não suar, pode acontecer um superaquecimento, algo que tem importantes efeitos colaterais. “Porém, suar mais não quer dizer que você vai emagrecer mais. Significa apenas que você estará mais desidratado”, diz Isa.

Hidrate-se antes, durante e depois
Para os dias mais quentes, principalmente se o exercício for aeróbico (caminhada, corrida, bicicleta, futebol) tome bastante água, antes, durante e após a prática. “A água é muito bem aceita pelo corpo e, se for de gole em gole, consegue hidratar bem. No caso de atividades muito intensas, melhor recorrer a um isotônico (que pode ser a água de coco ou um industrializado), mais fácil de ser absorvido pelo estômago (até melhor do que a água) e ainda consegue trazer sais minerais para repor o que perdemos no suor”, diz a nutricionista Beatriz Pagnanelli. Mas lembre-se: isotônico não é suco e não deve ser consumido sem que você tenha praticado uma atividade física intensa, pois pode sobrecarregar os rins que terão de jogar fora o excesso de minerais.

O que comer
Nunca pratique atividade física de barriga vazia. Não é preciso fazer um banquete, mas um pequeno lanche e até mesmo um almoço leve são indicados, pelo menos duas horas antes. Muitos são os alimentos que dão energia e eles podem variar de acordo com o tipo de atividade escolhida.
“No verão, boas escolhas são as frutas e os sucos naturais. Além de oferecerem açúcar (a frutose é o açúcar naturalmente contido nas frutas) que confere energia para a atividade, são boas fontes de água e de sais minerais”, recomenda a nutricionista.
De todas as frutas, a melancia é a que tem todas as características de um isotônico e hidrata com perfeição. Após a atividade física intensa, consuma carboidratos (pão, macarrão, cereais), que repõem a energia para os músculos, e proteínas (carne, frango, peixe, ovo), que oferecem a base para o corpo construir os músculos.  
fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar
att, 
Marcelo Leniar

domingo, 19 de janeiro de 2014

Emocionado, Cristiano Ronaldo evita zebra e conquista Bola de Ouro

No último dia 13, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo, acredito que Messi é gênio, porém a temporada 2013 foi de muitas contusões para o astro do Barcelona, sendo assim, o português não bobeou e com números impressionantes era o favorito para ganhar o prêmio o que acabou sendo ratificado na última terça- feira em Zurique na Suíça.
Segue abaixo reportagem sobre a premiação:



Artilheiro do futebol mundial no último ano, Cristiano Ronaldo (Real Madrid) finalmente chegou ao seu objetivo e retornou ao topo do principal esporte do planeta. Em cerimônia realizada no Kongresshaus, em Zurique (Suíça), nesta terça-feira, a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) e a revista France Football deram a Bola de Ouro ao atleta português, que superou o atacante Lionel Messi (Barcelona) e o meio-campista francês Franck Ribéry (Bayern de Munique) na final.
Autor de 69 gols em 59 partidas em 2013, Cristiano Ronaldo, de 28 anos, era apontado pela imprensa internacional como grande candidato ao prêmio e recebeu 27,99% dos votos. Tetracampeão da Bola de Ouro, Messi ficou em segundo, com 24,72%, enquanto Ribéry, que conquistou cinco títulos pelo time alemão na última temporada e ainda foi eleito Melhor Jogador da Europa, completou o pódio, com 23,36%.
“Obrigado aos meus companheiros de Real Madrid e de seleção. Sei o quanto lutei para ganhar esse prêmio de novo. Se esqueci de alguém, me desculpe, mas acabei me emocionando. Obrigado a todos”, afirmou o atacante, que chorou ao discursar depois de receber o troféu das mãos de Pelé.
Esta não é a primeira vez que Cristiano Ronaldo recebe a premiação da Fifa e da publicação francesa. Em 2008, quando conquistou a Liga dos Campeões da Europa, o Mundial de Clubes e o Campeonato Inglês pelo Manchester United, o atacante já havia recebido a Bola de Ouro. Agora, o atleta do Real Madrid supera o ex-meio-campista Luís Figo, vencedor em 2001, como português com maior número de títulos deste prêmio.
AFP
Com seu filho no palco, Cristiano Ronaldo não conteve lágrimas ao receber sua segunda Bola de Ouro
Sem nenhum troféu coletivo conquistado pelo Real Madrid na última temporada, Cristiano Ronaldo igualou o feito de Ronaldinho Gaúcho, que também recebeu a Bola de Ouro em 2004 sem conquistar nenhum título pelo Barcelona. Assim como o atacante, o meio-campista, atualmente no Atlético-MG, ganhou a premiação em duas oportunidades (2004 e 2005).
Desde que a Fifa criou o prêmio de Melhor Jogador do Mundo, em 1991, o Brasil conquistou o troféu em oito anos, sendo o país com mais êxito. Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005), Romário (1994), Rivaldo (1999) e Kaká (2007) são os jogadores nacionais que triunfaram. Neymar (Santos e Barcelona) foi o melhor representante neste ano, ficando em quinto, atrás ainda do centroavante sueco Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain).

Atleta profissional desde 2001, quando alcançou o time principal do Sporting, Cristiano Ronaldo ganhou destaque internacional no Manchester United, onde chegou em 2003 contratado por 15 milhões de euros (R$48 milhões) em negociação com o clube lisboeta. Apontado como uma promessa pelo então treinador Alex Ferguson, o atacante se desenvolveu ao longo dos anos e, em 2008, foi eleito pela primeira vez melhor jogador do mundo pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa). 

Valorizado pelo prêmio concedido pela entidade máxima do futebol mundial, Cristiano Ronaldo foi negociado com o Real Madrid, em 2009, por 94 milhões de euros (aproximadamente R$ 300,8 milhões). Na equipe branca, o jogador português conquistou o Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. Além disso, marcou 232 gols em 223 partidas. Ao todo, são 400 gols em sua carreira.

Fonte: http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2014/01/futebol-internacional/emocionado-cristiano-ronaldo-evita-zebra-e-conquista-bola-de-ouro.html

Att. 

Wendell

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Vitamina D não teria efeito protetor em doenças cardíacas, diz estudo

 Tomar vitamina D não teria efeito protetor significativo contras as doenças cardiovasculares, o câncer, ou as fraturas, de acordo com estudo publicado nesta sexta-feira (24) na revista médica britânica "Lancet Diabetes § Endocrinology".

Pesquisadores neozelandeses consultaram mais de 40 estudos para tentar estabelecer o impacto da vitamina D na prevenção de uma série de doenças. Para tanto, estabeleceram como parâmetro que, para ser relevante, a vitamina teria que reduzir o risco de doenças em 15% ou mais.
Segundo os resultados desse estudo, o suplemento de vitamina D se traduziu em uma diminuição do risco de doença cardiovascular, de câncer, ou de fratura inferior aos 15% estabelecidos como piso, sendo considerado, então, negligenciável pela equipe.
Absorção de cálcio

Apenas as pessoas idosas que vivem em instituições para a terceira idade se beneficiaram da vitamina D em associação com o cálcio, registrando uma redução do risco de mais de 15%.
"Levando-se em conta esses resultados, é muito pouco justificável prescrever a vitamina D para prevenir os infartos, os acidentes vasculares cerebrais (AVC), o câncer, ou as fraturas", destacam os autores, lembrando que metade dos americanos adultos toma vitamina D.
A vitamina D tem um papel maior na mineralização óssea, estimulando a absorção intestinal do cálcio e sua fixação no osso. Ela é produzida, principalmente, pelo corpo, sob a ação de raios ultravioletas (UVB) na pele, mas também pode ser ingerida na forma medicamentosa.
Vários estudos - com frequência contraditórios - foram feitos nos últimos anos sobre o papel da vitamina D, até agora vista com um efeito protetor para a saúde.
Em março de 2013, cientistas britânicos demonstraram que a ingestão de vitamina D em mulheres grávidas não teve impacto na saúde óssea das crianças.
Em novembro de 2012, outros pesquisadores haviam apresentado uma relação entre a carência de vitamina D observada nas mulheres que vivem em zonas geográficas de baixa incidência de luz solar e o risco aumentado de esclerose em placas nos filhos.
Arte Bem Estar Vitamina D (Foto: Arte/G1)

FONTE:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/01/vitamina-d-nao-teria-efeito-protetor-em-doencas-cardiacas-diz-estudo.html

ATT

Caroline Iatczaki da Rosa


Musculação reduz risco de diabetes 


em mulheres, diz estudo...


Exercícios de resistência diminuíram em um terço as chances de 

desenvolvimento da doença.

Exercícios de resistência reduziram em um terço as chances de desenvolvimento da doença (Foto: BBC)

Exercícios de resistência reduziram em um terço as chances de desenvolvimento da doença (Foto: Getty/BBC)




Mulheres que fazem musculação reduzem o risco de desenvolverem diabetes, de acordo com um estudo feito por cientistas da Faculdade de Medicina de Harvard.
O estudo acompanhou cerca de 100 mil enfermeiras americanas por um período de oito anos.
Levantar pesos, fazer flexões ou exercícios similares de resistência muscular foram relacionados a um risco mais baixo de diabetes, concluíram os pesquisadores.
No que diz respeito especificamente à diabetes, os benefícios da musculação superaram os do exercício aeróbico.
Mulheres que fazem pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos e ao menos uma hora também por semana de musculação tiveram a redução mais significativa (no risco de diabetes), se comparada com mulheres sedentárias.
Elas reduziram em um terço as chances de desenvolverem diabetes 2. Especialistas já sabiam que a prática exercícios aeróbicos regularmente - tais como corrida ou natação - ajudava na diminuição do risco de desenvolver esse tipo de diabetes.
O estudo de Harvard sugere, no entanto, que musculação e exercícios de resistência sejam adicionados à rotina para garantir uma maior proteção.
Amortecedor
Os pesquisadores afirmaram que o estudo não é perfeito - entrevistaram apenas enfermeiras, em sua maioria de etnia caucasiana, e levaram em conta apenas os dados que as mulheres lhes passavam, sem poder checá-los.
No entanto, eles disseram que os resultados são compatíveis com outras pesquisas que analisaram esses quesitos em grupos de homens.
Eles acreditam que uma massa muscular mais desenvolvida funciona como um amortecedor contra diabetes.
Isso porque o diabetes do tipo 2 se desenvolve quando células que produzem insulina passam a funcionar mal ou quando a insulina produzida não age como deveria.
A insulina permite ao corpo usar o açúcar como energia e armazenar qualquer excesso nos músculos e no fígado.
Assim, o excesso de peso pode aumentar o risco de uma pessoa em desenvolver a doença.
De acordo com o instituto britânico Diabetes UK, se você está acima do peso, a cada quilo perdido, você reduz o risco de ter esse tipo de diabetes em 15%.
"Apesar das limitações envolvidas, a pesquisa destaca a mensagem de que ter um estilo de vida saudável e ativo pode ajudar a reduzir o risco de se ter diabetes 2", disse o médico Richard Elliot, porta-voz do instituto.
"Temos certeza de que o melhor jeito de reduzir o risco desse tipo de diabetes é manter um peso saudável se alimentando de maneira saudável, com uma dieta balanceada e com atividade física regular. Agora no começo do ano, muita gente está em busca de maneiras de perder peso. Nossa recomendação é que encontrem uma atividade física de que gostem, assim é mais fácil se manter motivado."
Att
Bruna Sansão

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Exercitar músculos pode não alterar o peso, mas faz diminuir as medidas

Corpo saudável deve ter 80% de músculos e apenas 20% de gordura.
2 pessoas podem ter mesmo peso, mas uma ter mais músculos que outra

Para ser saudável e resistente, o corpo deve ter de 80% a 82% de músculos e apenas de 18% a 20% de gorduras. Ter a musculatura forte e desenvolvida é importante para sustentar os ossos e prevenir fraturas, como explicaram os médicos do esporte Gustavo Magliocca e Fernanda Lima no Bem Estar desta sexta-feira (11).
Ao exercitar os músculos, a pessoa pode continuar com o mesmo peso, mas pode perder medidas. Dois indivíduos que pesam o mesmo número podem ter a aparência diferente e isso significa que um tem mais músculos do que o outro, como mostra o infográfico abaixo. A gordura ocupa mais espaço no corpo e pode se concentrar na barriga, por exemplo.
Bem Estar - Infográfico mostra como o músculo interfere no peso (Foto: Arte/G1)
Estudos recentes mostram que exercitar a musculatura estimula a produção de substâncias que defendem o organismo de invasores e ainda aumenta a produção de hormônios que auxiliam no metabolismo da glicose e das gorduras.
Além disso, ter os músculos desenvolvidos garante um envelhecimento ativo, com mais autonomia e também uma melhora na autoestima já que ajudam no contorno do corpo.
Porém, é importante alertar que o desenvolvimento muscular é diferente para cada pessoa e depende muito de fatores genéticos, do biotipo e também da quantidade de fibras musculares do corpo.
Fibras do tipo 1 são aeróbias, de pouca força e resistência; já fibras do tipo 2 têm ação rápida, de força e explosão – quem tem mais o primeiro tipo consegue desenvolver mais os músculos. A atividade mais eficiente nesse processo é a musculação, porém qualquer exercício de força pode aumentar a massa muscular, também conhecida como massa magra.
Existem opções dentro da musculação que oferecem menos riscos às articulações, como os aparelhos pneumáticos que visam preservar a saúde dos músculos, não desenvolvê-los, e também os exercícios funcionais, que causam desequilíbrio e exigem controle e força muscular, como os que utilizam bolas, por exemplo.
Pessoas que têm entre 20 e 35 anos estão no auge do desenvolvimento muscular do corpo. A partir dessa idade, tanto o homem como a mulher começam a ter uma perda gradual, principalmente se forem sedentários. Se não se exercitarem, essas pessoas correm o risco de desenvolver a sarcopenia, uma doença provocada pela perda da massa magra e da função muscular.
Att. Edilson de Oliveira

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

hidratação no verão

O Verão chegou e a temperatura já começou a subir. Com isso, aumenta a temperatura do corpo. É nesse momento que o corpo elimina o suor, com o objetivo de manter a temperatura adequada do organismo. Com o suor perde-se água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.
DICAS
As pessoas não percebem, mas durante o calor a pessoa perde muito mais água em função da respiração e do suor, por isso é preciso verificar principalmente a coloração da urina. Se a urina tiver mais escura, significa que a pessoa precisa de mais água e, quanto mais clara estiver, mais hidratada ela está. repor diariamente a água perdida, é preciso fazer um cálculo de acordo com o peso. Os bebês, por exemplo,  Ao precisam de 150 ml do líquido para cada quilo. Já as crianças, 50 ml, e os adultos, 35ml. “O ser humano normal precisa ingerir 2,5 a 3 litros por dia. Frutas e vegetais também contam, pois contém uma quantidade de água
.

Na hora de se hidratar, a água é sempre a primeira escolha. Isotônicos, água de coco e chás também podem ser procurados, mas é preciso tomar cuidado com as restrições das bebidas. “O isotônico, por exemplo, contém uma quantidade muito grande de sódio. Então, é importante diluir e ser usado com cautela principalmente por pessoas hipertensas.

fonte:http://www.anutricionista.com/importancia-da-hidratacao-para-o-verao.html
att, 
   Marcelo Leniar

sábado, 11 de janeiro de 2014

Boas ideias para um começo de ano...


     O Japão apos o desastre nuclear de Fukushima, ocorrido devido há uma série de falhas de equipamentos da Central Nuclear de Fukushima I, gerando o lançamento de materiais radioativos no ambiente, está dando um belo exemplo para o mundo. O governo do país decidiu instituir um programa de grande escala encorajando (e subsidiando) a construção de novas usinas e, principalmente, levando os consumidores a preferirem a energia solar a outros tipos de energia.
     A grande novidade é que, no passado mês de novembro, foi inaugurada a maior usina solar do país. A responsável foi a empresa de eletrônicos Kyocera e a instalação é capaz de abastecer 22 mil casas




     A construção foi feita no extremo sul do Japão, numa enseada bastante segura mesmo em caso de ameaças naturais. A política do governo japonês, chamada “tarifa de energia”, começou em 2012 e promete dobrar o tamanho do sistema de energia solar do país, graças aos incentivos e aos subsídios dados aos proprietários de usinas, pra cobrir parte do alto custo da energia solar.



     Boas ações devem ser sempre compartilhadas, ate que estas, possam incomodar governantes e a coisa toda aconteça, que ocorra investimentos e não há venda de empresas estatais, por mais que esta, seja, de sócios anônimos o governo do Brasil é majoritário nas ações, tendo o poder em decisões como esta, não se sabe o que há por traz da venda de parte das ações da Petrobras mas penso que não foi a melhor decisão a se tomar.

Att. Sergio Wynnek Junior

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

Boa noite pessoal!

Como estamos num período muito quente e com temperaturas elevadas, temos que ter um 

maior cuidado com a hidratação do nosso organismo. Nesse sentido, tive a ideia de postar 

uma reportagem sobre algumas funções da água em nosso organismo:


Funções da água no corpo

A capacidade da água de criar ligações com outras moléculas (pontes de hidrogênio) tem 

um papel vital na estrutura das biomoléculas, modificando a sua conformação espacial em 

solução e as suas propriedades. O papel da água de solubilização e de modificação das

biomoléculas é determinante para todas as reações fisiológicas, uma vez que estas se 

processam em meio aquoso, assim como para o equilíbrio homeostático.

As principais funções da água no organismo são:

  • Transporte – de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo;

  • Excreção – de produtos resultantes do metabolismo. Através dos rins, são libertadas as substâncias estranhas que o corpo não necessita;

  • Solvente – como meio onde se dão todas as reações;

  • Regulação da temperatura corporal – quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a sudorese a fim de libertar calor através da evaporação. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo abaixamento da temperatura corporal. Não é a transpiração por si que faz arrefecer o indivíduo, mas sim a evaporação da água do suor produzido.

  • Participação em reações enzimáticas – facilita a digestão, por exemplo.


Att. Wendell

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aprender novas atividades é importante para estimular o cérebro




No programa Bem Estar, o médico do esporte Gustavo Magliocca e o neurologista Tarso Adoni explicaram que experimentar coisas novas, aprender novas atividades e desafios pode beneficiar o corpo, a mente e a saúde.
Para incentivar a mudança em 2014, o programa propôs a 3 atletas, o tenista Thomaz Bellucci, a recordista de salto com vara Fabiana Murer e a tricampeã mundial de skate, Karen Jonz, a trocarem a atividade física por um dia, como mostrou a reportagem da Daiana Garbin. Segundo o neurologista Tarso Adoni, apesar de cada pessoa ter uma habilidade e uma aptidão genética decisiva, a exposição a outras é fundamental – quanto mais a pessoa fizer uma tarefa nova, mais ela terá habilidade nela com o tempo.
De acordo com o médico, os desafios e novas atividades ajudam a estimular o cérebro e a mantê-lo saudável já que o obriga a buscar permanentemente novos circuitos e a criar novos caminhos. Esses caminhos fortalecem as conexões cerebrais, podendo ainda evitar doenças como Alzheimer, demência e Parkinson, por exemplo. Por isso, em 2014, aprender novas tarefas, como cozinhar, montar uma horta em casa, mudar a rota de volta para casa, aprender um novo instrumento ou idioma podem ajudar nessa atividade do cérebro.
Andar de patins pela primeira vez, por exemplo, como tentou o apresentador Fernando Rocha, faz o cérebro gastar muita energia e se esforçar para encontrar a melhor maneira de executar a atividade. Ao andar pela segunda vez, no entanto, essa atividade cerebral já é menor e vai diminuindo com o tempo – quanto mais vezes a pessoa fizer a atividade, menor será o esforço.
Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, variar na atividade física é importante porque não afasta a pessoa do exercício em caso de lesão, melhora as habilidades, não enjoa, além de fazer bem para o cérebro e para a memória também. Fora isso, é preciso experimentar diversos exercícios até encontrar algum que seja prazeroso para, dessa maneira, criar o hábito e a regularidade.




Att
Caroline Iatczaki da Rosa

terça-feira, 7 de janeiro de 2014



Duas horas e meia de atividade física por 



semana evitam diversas doenças


Pesquisas demonstraram relação inversa entre atividade física e risco de doenças, principalmente nos exercícios de intensidade leve e moderada

treino  de corrida (Foto: Getty Image)Exercícios moderados são benéficos para prevenir
diversos tipos de doenças (Foto:Getty Image)
Em 1 de janeiro de 2014 ao assumir a presidência do Departamento de Ergometria, Exercício, Esporte e Reabilitação da Soc. Bras. de Cardiologia, defini uma missão clara junto com meus colegas, tornar rotina do cardiologista, o estímulo para as atividades físicas e esportivas saudáveis dos seus pacientes.
Tanto os cardiologistas, como os outros profissionais médicos e não médicos que escrevem para o EUATLETA, tem se preocupado em alertar e orientar sobre a prática sadia de exercícios físicos, sempre focando SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
A cura e controle das doenças foi uma das causas de aumento da longevidade no mundo e mesmo no Brasil, porém o envelhecimento trouxe um problema para o qual os governantes ainda não se mexeram. Como dar qualidade de vida para os que envelhecerem? Uma das saídas que a medicina mostra é a atividade física regular.            
Várias sociedades médicas divulgaram seus dados estatísticos sobre as vantagens dos exercícios regulares para a saúde. No Brasil o evento científico “BRASIL PREVENT”, discutiu ser tarefa também do governo, facilitar o acesso da população às atividades físicas e esportivas. A redução dos riscos das doenças degenerativas principalmente circulatórias, como também do câncer, por meio da atividade física atingiu 51%, e surpreendentemente, ocorreu maior redução em mulheres que em homens (33 x 22%).
A quantidade de atividade física foi calculada em função de minutos por semana, onde foi chamada de básica, a atividade de 150 minutos por semana, e atividade avançada o gasto semanal de 300 minutos, reforçando o conceito que qualquer atividade é benéfica (critérios do “US 2008 Physical Activity Guidelines”).
Os resultados demonstraram uma relação inversa entre atividade física e risco de doenças, principalmente nos exercícios de intensidade leve e moderada, com redução adicional de risco, associada a exercícios de alta intensidade.
A conclusão é que 150 minutos semanais de atividade física moderada é benéfica à saúde e que melhoras adicionais são obtidas com 300 minutos por semana, devendo o médico estimular sempre, qualquer intensidade de exercício, de acordo com as condições clinicas obtidas na consulta ou na avaliação médica de pré-participação.
Eventos até fatais e acidentais podem ocorrer, porém a atividade física por si não é a principal causa desses problemas e sim o uso de substâncias ilegais e mesmo as legais, mas proibidas (anabolizantes), excessos físicos descontrolados e principalmente doenças não diagnosticadas ou não valorizadas.
Nabil Ghorayeb (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)
Bruna Sansão