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sábado, 31 de maio de 2014

Alimentação equilibrada ajuda a fortalecer o sistema imunológico

Boa tarde pessoal!!
Encontrei uma matéria muito interessante, a qual vai falar sobre a importância de uma alimentação bem equilibrada para o bom funcionamento do sistema imunológico. Estamos entrando em um período do ano em que a temperatura tende a ser  baixa quando comparada a outros períodos. 
Nesse sentido vale ressaltar a importância de termos bons hábitos em nossa vida sejam eles uma boa alimentação, dormir bem, a pratica de atividade física entre outros.
Segue reportagem:
Vira e mexe você tem resfriado, gripe, viroses, alergias respiratória? Então é melhor você começar a prestar mais atenção à sua alimentação. Isso porque o que comemos pode ajudar a fortalecer – ou, em certos casos, a enfraquecer – nosso sistema imunológico.
Já é bem sabido que a alimentação é fundamental para a manutenção da saúde. E isso também se reflete em nossa imunidade, ou seja, em como nosso corpo reage e se defende de vírus, bactérias e micro-organismos causadores de doenças. "Os anticorpos são proteínas, e todo processo de defesa imunológica depende do bom estado nutricional relacionado a proteínas e a fonte energética", explica Júlio Cesar Marchini, professor de Nutrologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto (FMRP-USP).

De acordo com o pesquisador, a ação do sistema imunológico, fabricando anticorpos, e a ação dos próprios anticorpos exigem gasto energético. Assim, uma alimentação equilibrada é fundamental para que os anticorpos sejam sintetizados e possam cumprir sua função de proteger o organismo.

No cardápio de quem quer ter uma dieta equilibrada e, de quebra, blindar o corpo contra esses agentes causadores de doenças, não podem faltar ingredientes como cenoura, fígado, espinafre, brócolis, goiaba, gengibre, tomate e morango.
Esses alimentos possuem nutrientes essenciais para fortalecer a imunidade, e a falta deles pode deixar o sistema imunológico deficiente, favorecendo  o  surgimento  de  doenças  e  tornando  mais  frequente  os  processos  alérgicos  (como asma,  eczema,  rinite e  bronquite). "Sem um aporte necessário de nutrientes, o organismo não terá onde buscar defesas, tornando-se fragilizado", afirma a nutricionista Bruna di Chiara Passos.

Desde pequeno

Fortalecer o sistema imunológico através da alimentação é uma atitude que começa desde pequeno. "Uma alimentação equilibrada pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, desde a vida intrauterina", explica Carla Muroya, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Isso porque o que a mãe ingere pode afetar positivamente (ou negativamente) a saúde do feto. E, depois que o bebê nasce, a amamentação é importante para o desenvolvimento da imunidade da criança, pois o leite materno contém anticorpos que protegem a criança de infecções virais e bacterianas.

Para quem quer ter um sistema imunológico fortalecido (e mais saúde como um todo), é importante cultivar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. "Não adianta muito uma pessoa beber copos e mais copos de laranjada quando está com gripe, por exemplo, se antes de adoecer ela não mantinha uma dieta saudável.

Essa alimentação deve fazer parte do dia a dia para que o sistema imunológico seja realmente fortalecido", explica Roseli Rossi, nutricionista da clínica Equilíbrio Nutricional.

"O ideal é que se realizem seis refeições diárias, de três em três horas, garantindo que todas as substâncias estarão presentes, ingerindo regularmente frutas, verduras e cereais. Assim, o organismo fica estável, sem faltar nenhum nutriente,  e melhorando resistência aos vírus e bactérias", recomenda Passos.

O outro lado da moeda

Por outro lado, uma alimentação altamente calórica, pobre em vitaminas e proteínas, pode causar o efeito oposto e acabar enfraquecendo o sistema imunológico. "Uma alimentação inadequada, rica em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar não possui nutrientes suficientes e capazes de melhorar a defesa do organismo", explica Exel.

Entre os alimentos que podem interferir negativamente no sistema imunológico estão o açúcar branco, que pode alterar a capacidade das células brancas do sangue de destruir as bactérias; gorduras em excesso, que reduzem a atividade das células protetoras e prejudica a resposta imunológica; e o álcool, que interfere em várias respostas imunológicas.

O fator emocional também tem grande peso em enfraquecer a imunidade. "Uma pessoa submetida a uma condição de grande estresse vai ter seu sistema imunológico prejudicado, e vai estar mais sujeita a doenças", alerta Rossi. A nutricionista ainda afirma que o estresse aliado a uma má alimentação piora ainda mais o quadro: "Esse é o caso de algumas pessoas que estão frequentemente doentes, saindo de uma gripe para entrar em um resfriado, porque estão constantemente expostas a situações estressantes e não têm uma dieta adequada".

Mas é importante frisar que consumir apenas alguns alimentos que são benéficos ao sistema imune não é o suficiente para evitar o surgimento de doenças. "Os hábitos alimentares com escolhas saudáveis são importantes para promover o aumento da imunidade, mas somente a alimentação não é suficiente, depende da situação clínica e também da qualidade de vida em geral", alerta Muroya.

Por isso, é importante ter uma mudança de hábitos, como dormir bem, praticar atividade física, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e, é claro, ter uma alimentação equilibrada e saudável.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/05/22/alimentacao-equilibrada-ajuda-a-fortalecer-o-sistema-imunologico.htm#fotoNav=13
Att.

Wendell

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Professores improvisam prática esportiva em escolas do Rio

Pela zona oeste do Rio, proliferam-se os campinhos de futebol, alguns dos poucos espaços públicos para a prática de esporte. As escolas, assim como os campinhos e a própria rua, muitas vezes, representam o único contato das crianças e dos adolescentes com o esporte.
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A Escola Municipal Guimarães Rosa, no bairro de Magalhães Bastos, é uma das incluídas no projeto Rio 2016, que incluiu novos esportes, como o rugby e o badminton, na educação física. A escola também é contemplada pelo programa Mais Educação, do governo federal, que oferece aos alunos atividades como a capoeira e o judô no contraturno das aulas regulares.

A diretora da escola, Jorgina Rodrigues, diz que as aulas voltadas ao esporte fazem diferença no ambiente escolar. “A gente sabe que a educação física na escola tumultua um pouco o ambiente para quem não está acostumado, mas a gente vê a diferença no aluno, na questão do respeito, da disciplina, da amizade, eles mudam de comportamento. É uma escola agitada, mas no bom sentido, porque isso vem trazendo um legado para eles mesmos”.

Fernanda Fernandes, 14 anos, gosta das aulas em que o esporte é o foco. “Eu me divirto, eu faço esporte que eu gosto, eu aprendo as coisas, gosto de conversar um pouquinho”. Lucas Carvalho, 12 anos, espera melhorias na escola. “A quadra está começando a rachar, era bom restaurá-la e também os materiais para fazermos educação física, e também ter uma cobertura”.

Mesmo com o título de unidade de referência, a escola tem apenas uma quadra, descoberta, para realizar todas as atividades. A diretora sonha com um espaço mais estruturado. “O ideal seria ter uma escola com um espaço físico adequado, que tivesse, por exemplo, um lugar para os alunos tomarem um banho.”

Apesar de fazer parte de projetos de incentivo ao esporte, a escola ainda tem alguns gargalos a ultrapassar. Os professores Flávio Abdala e Marcos Matos mostram as bolas que, além de murchar com pouco tempo de uso, são feitas de um material de baixa qualidade que descola depois de algumas partidas. A quantidade de alunos nas turmas pode chegar a 40 e os uniformes são inadequados.

“É um short que a menina não quer usar, parece uma fralda, eu usei o short para dar um incentivo a eles, o short abriu no meio. Então, eu, sinceramente, fico chateado, nem cobro por causa disso. A gente não tem como comprar [outro uniforme], eu não posso exigir, a escola também quer que eles venham com o uniforme adequado e a gente fica nesse impasse”, relata Abdala.

Para fugir do sol, Matos conta que foi preciso inovar. Para isso, improvisaram um equipamento para a prática de arvorismo. “A gente amarra uma corda de uma árvore até a outra e ensina a técnica para os alunos. Foi o jeito de aproveitar a sombra das árvores.”

Para ele, a realização da Copa no Brasil é motivo de festa, mas diante de tantas prioridades na cidade, o Mundial perde o glamour. “Muito dinheiro foi gasto para isso, mas quando você vê a educação, a segurança, a saúde, os hospitais sem espaço para atendimento. O dinheiro que poderia ser investido nisso está sendo gasto em campo de futebol para mostrar para o mundo que o Brasil tem condições de fazer um Mundial, mas no que deveria investir mesmo, que é na estrutura do país para o povo brasileiro viver melhor, não está sendo investido.”

Segundo a Secretaria de Educação, das 1.004 unidades da rede municipal, 369 não têm quadras. Entre essas, 172 não têm espaço para a construção das quadras e atividades esportivas são feitas em clubes ou associações. A prefeitura promete a construção de 25 novas quadras de esporte até o final do ano.

O projeto que deu origem a esta reportagem foi vencedor da Categoria Rádio do 7º Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, realizado pela Andi, Childhood Brasil e pelo Fundo das Nações Unidos para a Infância (Unicef).

fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/110-desporto/27364-professores-improvisam-pratica-esportiva-em-escolas-do-rio

Att, Walmor Ladwig

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Não se assuste com o frio! Faça atividade física!

Durante o frio muitas pessoas deixam de praticar sua atividade física diária. A vontade de chegar em casa depois do trabalho e tomar um banho e um chá quentinho é muito maior. Observem algumas dicas que te ajudam a não deixar o seu corpo de lado no inverno. 
Veja minhas dicas para você enfrentar o frio, diminuir sua preguiça aumentar a sua energia:
  • A preguiça que te impede de sair para a sua atividade física, deve servir de gatilho para você ir mesmo e perceber que depois da missão cumprida a sua energia e auto estima aumentam.
  • O corpo precisa de aquecimento no frio somos igual qualquer maquina temos que começar devagar acelerando a atividade que vamos praticar gradualmente para começar o ritmo habitual.
  • Você dever se proteger no frio com um vestuário mais adequado levando em conta que durante a prática você pode sentir calor e a retirada provisória dessas peças (blusa, luvas e tocas) devem ser recolocadas logo após o término do seu treino porque seu corpo resfria e precisa de proteção novamente.
  • Pessoas que tem problemas respiratórios como: asma, bronquite, rinite, sinusite entre outros devem além de aumentar a ingestão de água na temperatura natural antes da atividade procurar um horário em que o frio seja menor, normalmente isto ocorre nos horários que 
    são contra indicados em função do sol e poluição (10 às 17).

Se você treinar em local fechado cuidado ao sair após a transpiração e a sensação que o frio foi embora. Aqui mora o perigo da falta de proteção que geram resfriados, gripes etc.
A atividade física regular aumenta o numero de leucócitos no corpo e a capacidade anti-inflamatória do nosso sistema protetor.
Se você interromper seu programa a probabilidade da sua imunidade cair e você contrair os males do frio são maiores.
Disponível em <http://g1.globo.com/platb/bem-estar-prepare-se/2012/05/04/nao-se-assuste-com-o-frio-faca-atividade-fisica/> 26/05/2014.
Att. Marcela Pereira. 

domingo, 25 de maio de 2014

Conhecendo um pouco sobre o tênis

   A modalidade do Tênis pode ser praticada por duplas ou apenas dois oponentes. O objetivo é rebater a bola e para marcar um ponto, é preciso fazer com que a bola toque o piso, no lado do campo adversário. A pontuação se divide emgames e sets. game é composto por pontos (15-30-40) e o set é o conjunto de games (1-2-3-4-5). O ganhador deve atingir um determinado número de sets.
   É praticado em uma quadra retangular de 23,77 m de comprimento e 8,23 m de largura no jogo de simples no jogo de duplas é o mesmo comprimento e com largura de 10,97 m.
As jogadas possuem nomenclaturas específicas de acordo com a tabela abaixo:
JogadaDescrição
AceSaque bem colocado, sem dar tempo ao adversário de pegar a bola.
ApproachGolpe que oferece ao tenista executor e aproximar da rede para tentar um voleio.
BackhandJogada de esquerda ou direita, feita com as costas da mão viradas para a frente.
BreakGanhar o game em que foi o adversário quem sacou.
DeuceSignifica igualdade no placar de um game depois atingir 40/40.
DriveGolpe efetuado no fundo da quadra.
Drop shotJogada com efeito cortado (underspin) ou lateral (sidespin).
ForehandJogada de direita ou esquerda, batida com a palma da mão virada para fora.
Net/LetJogada na qual a bola toca a fita da rede (net) e cai dentro da área de saque.
Match pointSaque que permite encerrar a partida.
Overhead -Saque sobre a cabeça depois da bola tocar a quadra.
Passing ShotSaque sobre o adversário quando este está próximo da rede.
Set pointSaque que permite encerrar um set.
SliceJogada com a raquete quase na horizontal, como que "fatiando" a bola.
TopspinJogada na qual a bola passa sobre a rede rapidamente.

   
Os principais utensílios utilizados no Tênis são a Raquete e a bola. Existem diferentes tipos e modelos de Raquete, de fibra de vidro ou alumínio, possuem armação com abertura que reduz a resistência ao ar. As bolas possuem entre 6,3 e 6,6 cm de diâmetro e são ocas, as cores mais comuns são: amarela branca.
   Os principais torneios do Tênis são: Roland Garros, US Open, Wimbledon e Australian Open. Denominado Grand Slam, é a seqüência de quatro principais campeonatos mundiais: Atualmente, o tenista que mais conquistou Grand Slams é o suíço Roger Federer, com 16 títulos.

Opinião
Infelizmente o tênis ainda é considerado como um esporte de elite, poucos tem o acesso a pratica desse esporte, uma dessas causas é o não conhecimento desse esporte por parte dos professores de educação física das escolas publicas, um esporte que pode ser praticado nas quadras poliesportivas dos colégios como qualquer outro como o basquetebol, voleibol e o futsal. 

fonte:http://www.infoescola.com/esportes/tenis/

att,
Marcelo Leniar

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Atividade física regular é aliada em tratamento de insuficiência cardíaca

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Reabilitação Cardiovascular Supervisionada é capaz de evitar a necessidade de transplante de coração. Mais de 60% já deixaram fila de espera por órgão. 

Várias situações ou doenças podem deixar o coração sem a força de bombeamento, o que chamamos de miocárdio em insuficiência. Desde a doença de, como o infarto do miocárdio, hipertensão arterial, diabete, miocardiopatia das bebidas alcoólicas, doenças congênitas do coração e outras, todas podem se iniciar e progredir com essa insuficiência cardíaca. As queixas dos pacientes são parecidas com outras doenças, prostração, dormir sentado, cansaço físico e falta de ar para andar, tosse ao fazer esforços físicos, etc.

O médico clínico tem toda a condição de fazer o diagnóstico de insuficiência do coração. O tratamento é bem detalhado e com muitos medicamentos. Nos últimos anos, foi incluída a atividade física regular, sejam caminhadas no início lentas e depois mais aceleradas, mas regulares e supervisionadas por profissional da saúde.

Hoje em dia, pacientes que estavam bem deteriorados pela insuficiência cardíaca, com o inicio da atividade física, chamada de Reabilitação Cardiovascular Supervisionada, mudaram seu prognóstico, que seria, por exemplo, um transplante de coração. Mais de 60% deixaram a fila de transplante de coração. A recuperação da força do coração, com os medicamentos e principalmente com os exercícios físicos regulares, é espetacular do ponto de vista médico.

Recentemente, em uma pesquisa sobre insuficiência cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, descobriram uma enorme quantidade de pacientes não tratados com todas as soluções possíveis, principalmente a de utilizar a atividade física regular, orientada por cardiologista, o que poderia mudar o curso dessa doença em grande parte das vezes, incapacitante. A cardiologia aplicada ao exercício e ao esporte está mudando cientificamente os tratamentos das doenças.

Estamos em pleno crescimento dos conhecimentos e a Medicina deve ser otimizada para todos, não apenas para alguns. Precisamos que os menos favorecidos não busquem soluções milagrosas ou as tais alternativas, sem nenhuma eficácia. Diferentemente dos treinamentos das academias, a reabilitação cardiovascular é uma atividade com profissionais especializados e experientes nessa área. Não deve ser tarefa de alguém sem conhecimento na área.


COMENTÁRIO: Hoje a Doença que mais afeta a população é as doenças cardíacas, atingindo crianças,jovens, homens e mulheres, a matéria deve ser observada com atenção pois as atividades físicas que deverão ser feitas para o tratamento de insuficiência cardíaca deve ser feita com intensidade menor,fazendo exercícios recomendado pelo medico,pois exercícios intensos pode causar problemas cardio vascular.


Fonte:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/voce-ef/98-saude-bem-estar/27384-atividade-fisica-regular-e-aliada-em-tratamento-de-insuficiencia-cardiaca

Att: Kerlin Thaise Mendes Dos Santos

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vai de bicicleta: Conheça os 10 principais benefícios de pedalar


Reprodução/Facebook
- Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão. 

- Melhora relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa. 

- Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal. 

- Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável. 

- Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. 

- Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.


- Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas. 

- Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias. 

- Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos. 

- Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular. 



Comentário: Em Ponta Grossa a paralisação dos ônibus intermunicipais deve afetar (ou afetou) quase 1/3 da população, segundo matéria publicada no Jornal da Manhã e pelo que se ouve é que se não houver um acordo entre o sindicato da categoria e a concessionaria a greve deve continuar (pelo menos parcialmente). Você que leu o post deve estar se perguntando o que tem haver a greve com o andar de bicicleta. Pois bem, é uma boa pergunta que devo explicar. Para muitos dos munícipes que dependem do transporte publico, imagino que se viram em uma situação complicada sem o transporte durante esta segunda-feira e acredito que irão continuar preocupados com o desenrolar dos fatos durante a semana. Pensando nisso é que publiquei a matéria e que deixo como dica de transporte. Como foi visto, inúmeros são os benefícios de se praticar o ciclismo, então por que não aproveitar o momento complicado para dar inicio em algo útil em sua vida, acredito que não poderia ser em melhor hora para começar a praticar atividade física, sendo esta de uma forma até involuntária, como ir ao trabalho/escola de bicicleta. Sei que algumas dificuldades podem ser encontradas para utilizar a bicicleta como meio de transporte, porem acredito que a dica é válida, vai estar fazendo um bem a si mesmo.

Acesso em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/ciclismo.htm Dia: 19/05/2014

Att.: José Edenilson

sábado, 17 de maio de 2014

Personal Trainer infantil ajuda a aprender brincando

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De repente a criança está com dificuldade em aprender os verbos e os pais, ao invés de apelarem para o professor particular, podem contar agora com uma outra alternativa: o personal infantil, que ensinar por meio de brincadeiras e atividades físicas. 

Além de desenvolver o aprendizado cognitivo da criança, esse profissional estimula suas capacidades motoras.

Felipe de Arruda, que atua na área há seis anos, explica como funciona: "No caso da dificuldade em aprender verbos, posso propor um jogo de caça ao tesouro. Nesse caso os piratas precisariam encontrar um baú de palavras que estão escondidas e que são do verbo que a gente está procurando", diz.

Formado em Educação Física e estudioso da Programação Neurolinguística (PNL), Felipe tem ainda conhecimentos da área da Pedagogia que o capacitam a explorar o lado pedagógico, a comunicação, o lúdico e o esportivo. "As crianças de hoje passam mais tempo na frente da TV e do computador e isso está tirando o movimento delas, atrasando o seu desenvolvimento motor.

Então diante dessa necessidade eu atuo como educador físico, mas não me limito ao condicionamento físico, foco meu trabalho no desenvolvimento da criança como um todo", afirma Felipe, explicando que o corpo e a mente são um sistema único. "Quando a criança se desenvolve fisicamente, ela consegue desenvolver melhor o intelecto também", argumenta. 

O educador afirma que esse seu trabalho não tem nada de novo. "É uma prática pouco divulgada, mas existe há muito tempo, aliás Monteiro Lobato fazia isso. Criava histórias para ensinar, através do Sítio do Picapau Amarelo", lembra. O fato de criar histórias para incentivar as crianças a exercitarem o físico e o intelecto faz com que elas se sintam dentro de um game, acredita Felipe, que vai até a casa das crianças para realizar as atividades.

De acordo com o personal infantil, os jogos matemáticos e os jogos de raciocínio também são recursos utilizados em seu trabalho, diz ele, que atende crianças dos 3 aos 12 anos de idade.

Quem já precisou e gostou muito do resultado é a musicista Francini Karina de Oliveira Mendonça, que tem dois filhos, Lucca Felipi, de 8 anos, e Matteo Henrique, de 11 anos. Nesse caso, eles não estavam especificamente com alguma dificuldade em aprender, mas ela queria que eles tivessem mais movimento. "Foi um trabalho bem interessante, de desenvolvimento da coordenação motora, desinibição, de estímulo da parte do imaginário e da criatividade infantil", afirma.

Felipe também trabalhou a parte pedagógica, fez brincadeiras e ensinou aos filhos de Francini golpes de artes marciais através de histórias. "Essas narrações acabam ajudando bastante na linguagem da escrita. Meu filho de 8 anos vinha com os olhinhos brilhando, era como se eles estivessem em um jogo de videogame, eles aprendem para eliminar os monstros", conta Francini, que foi fazer um curso com Felipe, voltado a professores e também adorou. 
"Ele utiliza a linguagem da PNL e passa muitos exercícios que atraem a atenção das crianças".

Todo o empenho de Felipe lhe rendeu convite para lecionar a disciplina Jogos e Brincadeiras em um módulo do curso de pós-graduação em Educação Musical na faculdade Pitágoras, do qual Francini é coordenadora.

Curso mostra processo para pais e professores 

O método criado por Felipe de Arruda, que mistura o ato de brincar e o lúdico, com a contação de histórias, já virou curso e futuramente será divulgado em livro, que ele começou a escrever. A ideia é espalhar para o maior número de pessoas possível. Não apenas professores e profissionais ligados à escola, como também pais, familiares, babás e demais pessoas. 

Conforme Felipe, "todos somos educadores e aprendemos com o exemplo", sendo assim, "é importante prestar atenção no tipo de informação que estamos divulgando às crianças, através das próprias atitudes". 

A proposta de Felipe está se espalhando e tem atraído muitos interessados, pessoas que estão vindo de outras cidades para aprender com ele. Escolas particulares e públicas têm investido em suas aulas. Já participaram do curso professores de diversas instituições de ensino de Sorocaba, de um colégio particular de Salto de Pirapora e agora, no próximo sábado, um ônibus com 26 professores da cidade de Iaras (SP) será recepcionado aqui na cidade, investimento da Prefeitura daquele município. Felipe atribui à esposa Daniela Franco o papel fundamental nesse sucesso, já que ela o assessora e ajuda na realização dos cursos. 

Felipe valoriza a família e ensina a valorizar. Para os pais, ele dá uma dica. "Sempre que puder, que estejam presentes, participando da brincadeira com a criança. A presença do pai ou da mãe é muito importante. Não adianta simplesmente falar pegue suas coisas e vá brincar, isso limita a criança a ficar no mundo dela", diz.

O personal infantil observa que muitas crianças não têm o contato com os pais que elas gostariam de ter. "Muitas vezes os pais chegam cansados do trabalho e então a maneira que as crianças encontram de ganhar atenção é fazendo bagunça, não querendo ir dormir, mas a brincadeira pode ser usada de forma favorável para as ações do cotidiano", ensina.

De repente os pais podem inventar um passeio no zoológico em que eles e os filhos estão percorrendo por um caminho onde encontram animais e depois chegam até a cachoeira. Nesse momento é a hora de tomar banho. "Depois eles podem ser convidados para participar de um banquete dos animais e aí é a hora do jantar. Por fim, seguem até a caverna, onde devem fazer silêncio e se esconder debaixo da coberta. É o momento de dormir", diz Felipe.

O educador lembra que a criança absorve mais quando vivencia o que está aprendendo. Se os pais costumam brincar com seus filhos, levar uma vida mais leve e tratá-los com mais carinho, isso refletirá em seu comportamento e também no aprendizado. "Como eu já disse, corpo e mente são um sistema único. A criança quando está se desenvolvendo com movimento, interagindo, consegue ter mais atenção e o aprendizado melhora muito".

Fonte: http://envolvimenwww.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/crescimento-desenvolvimento/27206-personaltrainer-infantil-ajuda-a-aprender-brincando


Comentário:  Nesse tema sobre a criança aprender brincando de forma lúdica é a pura realidade, todos os momentos nos quais elas vivenciam são lembrados e aprendidos mais facilmente, assim conseguem memorizar e armazenar coisas novas. A presença dos pais nessa ideia é essencial, os pais devem participar desse momento para que possam ensinar e aprender com as crianças. O trabalho que o Professor Felipe de Arruda executa com as crianças traz resultados positivos no ponto de vista cognitivo e motor, assim aprimorando o aprendizado e também interagindo melhor na escola.

Att. 
Hanna Oana P. Szumski   

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Treinar com gripe? Corrida em alta temperatura? Tire as suas dúvidas

Nos últimos anos, a corrida realmente entrou na vida de muitos brasileiros, e o número de corredores se multiplicou. E isso, consequentemente, aumentou o nível de disputa de várias provas importantes das distâncias mais comuns (5, 10, 21 e 42km). Só para se ter uma ideia, há dez anos, por exemplo, um corredor de 5km com o tempo de 20 minutos conseguia chegar, talvez, entre os vinte primeiros em uma boa corrida amadora no Rio de Janeiro. Hoje, para conseguir um Top 20 em uma prova carioca clássica como a Corrida de São Sebastião esse mesmo corredor precisaria correr pelo menos dois minutos mais rápido. Esse tempo de 20 minutos o colocaria “apenas” entre os 45 primeiros.
Isso ilustra a seguinte situação: chegar mais na frente está cada vez mais difícil, em todas as distâncias, tanto para você que corre 10km em 40 minutos quanto para o seu amigo que corre em 1h. E para conseguir esses bons resultados pessoais e/ou superar aqueles que disputam a prova com você até o final, prestar atenção em detalhes, e com isso fazer boas escolhas no treinamento e nas provas, é uma estratégia muito interessante. Confira abaixo duas situações que podem acontecer com você e veja como contorná-las ou minimizá-las.
  •  
corredor euatleta (Foto: Getty Images)Em busca do recorde pessoal: confira detalhes que podem fazer toda a diferença (Foto: Getty Images)
1) Você está treinando bem e rumo ao seu recorde pessoal, mas na semana da prova começa a sentir que a gripe está te pegando e/ou a garganta está arranhando.
Não adianta brigar contra as defesas do organismo, o mais importante aqui é tentar chegar no final de semana da prova o mais recuperado possível. E talvez para isso, você tenha que diminuir bem o ritmo do treinamento ou mesmo ficar por um ou dois dias sem treinar (os treinos ficam em segundo plano mesmo). É investir em cama e comida, sem aquela preocupação de que vai perder treino e que vai piorar. Se até quinta ou sexta feira você já tiver se sentindo 100%, pode ser que o seu objetivo ainda possa ser alcançado. Forçar a barra e negligenciar esse período provavelmente retardará a sua recuperação, então veja se realmente vale à pena treinar. Na pior das hipóteses, fique a semana de molho e vá apenas para a prova. Talvez não saia o seu recorde, mas o melhor que você puder fazer já será um bom resultado e você ganha a experiência de mais uma prova. Lembre-se: saúde é sempre mais importante do que o tempo do relógio para os amadores, até por que se não tiver saúde, fica difícil ser regular nos treinos e melhorar.
2) Você fez vários treinos de ritmo para a sua prova alvo e está bem afiado para acelerar na corrida, só que na hora da largada a temperatura está acima dos 26 graus e a umidade beira os 80% (isso acontece algumas vezes no verão do Rio, por exemplo).
É quase certo que você não consiga manter aquele seu ritmo de treino numa situação desfavorável como essa, bater recorde pessoal então, fica mais difícil ainda. Sabendo disso, o seu ajuste tem que ser feito antes da largada. Se, por exemplo, seu ritmo de começo de meia maratona é de 5 minutos/km, uma boa estratégia é começar uns 10 ou 20 segundos mais lento e ir sentindo a prova. Faça essa avaliação com calma, pode ser que dê para acelerar um pouco com o passar dos quilômetros, mas pode ser que você tenha que ir ainda mais devagar.
Desconsiderar essas duas variáveis importantes (temperatura e umidade) ou colocar essa estratégia mais conservadora em prática só lá na frente (quando você perceber que já não dá mais e ainda está na metade do caminho), pode fazer com que você acabe a prova vagando. E aí aqueles três minutos que você ganhou por que não aliviou no começo viram 15 se arrastando para completar a prova. Numa situação de temperatura e umidade elevadas, seu corpo gasta ainda mais energia para não superaquecer, logo, sobra menos energia para movimentar os músculos. E, na prática, isso significa essa segurança de alguns segundos a mais por km no seu ritmo.
by. FE ALEXANDRE
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quinta-feira, 15 de maio de 2014

Atletismo e natação são os melhores esportes para o cérebro, revela pesquisa

Os esportes e as atividades físicas são benéficas não apenas para a parte fisiológica do corpo humano, o esporte ajuda também no rendimento escolar e cerebral, segundo pesquisa já revelada pela clínica espanhola Mayo Sports. Porém qual deve ser o esporte que é mais benéfico para o cérebro?
A pesquisa da Clínica espanhola Mayo revela que certos esportes olímpicos podem contribuir para aumentar o rendimento cerebral. Concretamente, os pesquisadores destacam o atletismo e a natação, dois exercícios aeróbicos que, ao aumentar o bombeamento de sangue no coração, reduzem o risco de demência e melhoram o estado de ânimo. Além disso, a natação é altamente benéfica para as articulações.
Completam esta lista esportes como futebol, handebol, basquete, ciclismo, hockey, tênis e taekwondo. Em relação aos esportes menos "intensos", os pesquisadores destacam o tênis de mesa, o badminton e a esgrima. Todos eles, além de fazer com que os participantes queimem calorias, requerem concentração, coordenação motora e precisão. O remo também se encontra entre os esportes que ajudam a manter o cérebro inteligente.
Os pesquisadores também ressaltam a importância de realizar atividades físicas frequentemente: "bastam 30 minutos de exercícios aeróbicos por dia, cinco vezes por semana, para reduzir o declive cognitivo associado ao envelhecimento", segundo o neurologista Rodolfo Savica, um dos autores da pesquisa.

Fonte:
http://www.educacaofisica.com.br/index.php/esportes/canais-esportes/outras-modalidades/27349-atletismo-e-natacao-sao-os-melhores-esportes-para-o-cerebro-revela-pesquisa

Comentário: 
No âmbito escolar, muitas vezes se torna difícil trabalhar com aulas praticas de natação. Porém o atletismo é um esporte-base, pois sua prática corresponde a movimentos naturais executados pelo ser humano, como correr, saltar e lançar. Sendo assim se torna um esporte mais fácil de ser trabalhado e na falta de materiais e espaços, ser improvisado.
 É bom saber que além dos benefícios já conhecidos a prática de esportes ajuda também no rendimento escolar e cerebral. Sendo assim podemos concluir que a educação física escolar é importante não somente para o desenvolvimento motor, mas também para a formação de cidadãos atuantes na sociedade, com maior rendimento escolar e cerebral.

Att, Érica Fernanda de Paula  

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saiba mais sobre os jogos tradicionais infantis


 
Muito populares até a década de 1990, os jogos tradicionais escolares passaram por mudanças significativas ao longo dos anos.
Os avanços tecnológicos, a ascensão dos jogos eletrônicos e até a falta de tempo disponível, fez com que as crianças deixassem de lado as brincadeiras ao ar livre.

Porém, ainda assim, eles são bastante importantes para a formação das crianças. “Os jogos tradicionais infantis são manifestações culturais acumuladas ao longo da vida das pessoas, presentes no meio social do qual a criança faz, ou fazia, parte, seja nas ruas, nos parques, nas praças, etc.”, explica especialista em Educação Física Escolar, Mérie Hellen da Costa e Silva.

Apesar de terem passado por mudanças significativas ao longo do século XX, muitas de suas características ainda se mantém até hoje. “Por fazerem parte da cultura popular, essas atividades apresentam estreita relação com o folclore, expressam a produção de um povo em uma determinada época e sempre estão em transformação, incorporando criações anônimas de geração para geração”, afirma Tiago Aquino, diretor da Kids Move Fitness Programs e da S&P Produções em Entretenimento. Ele diz que as principais características que definem um jogo tradicional são tradicionalidade, transmissão oral e universalidade. “Como são transmitidos pela oralidade, cria-se uma dificuldade em rastrear a origem de muitos deles”, afirma.


Jogos no Brasil

A formação das brincadeiras tradicionais brasileiras como são conhecidas aconteceu por causa da miscigenação, ou seja, ela possui três influências. “A influência portuguesa veio com os primeiros colonizadores, que trouxeram com eles o folclore lusitano, incluindo os contos, histórias, lendas e superstições”, conta Tiago. Os jogos tradicionais como bolas de gude, pião, jogo de botão e amarelinha, por exemplo, são de origem portuguesa.

As influências africanas vieram com os escravos, que trouxeram seu folclore cheio de estórias de bichos para o Brasil. “As crianças negras nos engenhos de açúcar na época da escravidão brincavam de faz de conta, destacando as atividades do cotidiano. A cultura infantil preserva brincadeiras com tais influências, como chicotinho, quente e frio, batata quente e jogo do belisco”, afirma Mérie.

Já as influências indígenas trouxeram para essas brincadeiras o hábito de imitar os adultos. “As atividades realizadas pelos pequenos não eram simples passatempo, mas atividades educativas que os preparavam para a vida adulta. As meninas, desde pequenas, acompanhavam e auxiliavam as mães nas tarefas domésticas, por isso não tinham muito tempo para o lúdico”, explica Tiago.

Tradicional X Tecnológico

Atualmente, o grande desafio do profissional que trabalha com o público infantil é fazer com que essas brincadeiras, que não possuem nenhum apelo tecnológico, ainda despertem interesse e curiosidade nas crianças. “Reviver os jogos tradicionais de outros tempos ou construir e recriar brinquedos são fatores importantes para a facilitação da vivência lúdica da criança”, diz Mérie. Por isso, é tão importante que a criança saiba mais sobre essas atividades. Com a diminuição do espaço físico para brincadeiras, seja por conta da violência, ou por conta das transformações urbanas, e com a escassez de tempo livre, o aluno só tem a possibilidade de ter contato com este tipo de cultura por meio do educador, por isso é tão importante aproveitar as oportunidades para que as crianças possam aprender e repassar essas atividades de outros tempos.


Fonte:
 
 
Escolhi este tema porque a Educação Física muitas vezes é o único contato da criança com as atividades físicas, e para mim o grande papel desta é trazer o lúdico para a vivencia da infância, pois assim podemos abordar valores e diversos outros objetivos utilizando-se do jogo ou mesmo da brincadeira além de proporcionar para as crianças um ambiente divertido e no qual ela pode por si própria descobrir o gosto por praticar exercícios físicos.

Att.

Eduardo Oliveira

terça-feira, 13 de maio de 2014

Copa do Mundo 2014: Vamos pensar?!


Revista alemã diz que Copa pode virar fiasco: 'gol contra do Brasil'


Capa da revista Der Spiegel destaca a Copa no Brasil, com manchete alarmista: 'Morte e futebol'

Capa da revista Der Spiegel destaca a Copa no Brasil, com manchete alarmista: 'Morte e futebol'

Uma das revistas mais conceituadas da Alemanha, a Der Spiegel dedicou a capa e a principal matéria de sua mais recente edição para falar sobre a Copa do Mundo de futebol, no Brasil. E, seguindo a tendência de outras publicações estrangeiras, as previsões são pessimistas para a realização do Mundial, que começa em 12 de junho. "A maior festa do mundo no país do futebol pode acabar em fiasco", diz a publicação, datada desta segunda-feira.
A reportagem de dez páginas, assinada por Jens Glüsing, é intitulada "Gol contra do Brasil" chama a organização da Copa de caótica, e fala dos problemas de infraestrutura e segurança que o país vive. A Der Spiegel cita os riscos de protestos e greves e, dando um clima alarmista para a situação do Brasil a menos de um mês da Copa.
"Manifestações, greves e tiroteios em vez de festa. Os cidadãos estão revoltados com estádios caros e políticos corruptos - e eles sofrem com a economia estagnada", diz a publicação.A reportagem de dez páginas, assinada por Jens Glüsing, é intitulada "Gol contra do Brasil" chama a organização da Copa de caótica, e fala dos problemas de infraestrutura e segurança que o país vive. A Der Spiegel cita os riscos de protestos e greves e, dando um clima alarmista para a situação do Brasil a menos de um mês da Copa.
A matéria começa com o cenário do Itaquerão em destaque, descrevendo a visita de Dilma Rousseff ao estádio do Corinthians e da abertura do Mundial e o cenário de obras em que o local ainda se encontra: "uma aparência fantasmagórica". Cita também que, ao contrário de outros países, em que o chefe de estado aproveitaria o palanque da abertura Copa para um discurso, deve manter o silêncio com medo de vaias – como aconteceu na Copa das Confederações.
Há ainda uma ironia com o ministro do Esporte Aldo Rebelo, que disse que o povo brasileiro é pessimista. "Uma declaração surpreendente para um Governo que vende o Brasil como um refúgio de alegria tropical.
A Der Spiegel mistura economia, política e problemas sociais para pintar um quadro bem mais amplo do país – fala do Plano Real, do governo Lula, de inflação e da diminuição do número de brasileiros nos níveis extremos de pobreza. E arremata dizendo que quando Lula brigou pela Copa do Mundo no país, a ideia era dar mais um passo no crescimento do Brasil.
A realidade, diz a revista, é diferente, com milhões de brasileiros descontentes com os gastos em estádios em vez de um enfoque em áreas mais necessitadas.Amplia
"O descontentamento dos cidadãos com sua vida agora se mistura com a raiva por conta dos bilhões de euros para a construção de novos estádios para a Fifa", acrescenta o jornalista, citando os protestos de julho de 2013 para exemplificar isso.
Em outra matéria que aborda o tema da capa, a Der Spiegel fala das construções das arenas e cita uma "caça ao elefante branco", para falar dos gastos com estruturas que poderão ficar sem uso após a Copa.
Cita ainda o caso específico do Maracanã, criticando a reforma que teria o tirado do povo. "Foi eviscerado, reconstruído e teve sua alma roubada". O estádio é colocado como a "Estátua da Liberdade" brasileira, mas agora é descrito como uma arena qualquer, que poderia estar em qualquer cidade do mundo com seu padrão Fifa.
Outro ponto colocado em destaque é a entrevista com o autor brasileiro Luiz Ruffato sobre a relação entre futebol e política. Ruffato causou polêmica em 2013, quando fez o discurso de abertura na Feira do Livro de Frankfurt e criticou enfaticamente a desigualdade social no Brasil. Para Ruffato, a questão é se o Brasil precisava mesmo de um Mundial.
"A decisão de fazê-lo, como sempre, vai de cima para baixo, sem consultar o povo. E foi baseada na ilusão de que somos a sétima economia do mundo, e assim ricos o suficientes para mostrar ao mundo que podemos sediar uma Copa. Mas não é verdade. Não é porque somos a sétima economia do mundo que somos ricos", disse ele.
Fonte: http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/13/revista-alema-diz-que-copa-pode-virar-fiasco-gol-contra-do-brasil.htm 

Comentário

A Copa do Mundo de Futebol que ocorrerá no Brasil este ano tem atraído os olhares do mundo para nosso país, porém o foco das reportagens não tem sido o favoritismo da seleção pentacampeã, e sim o "fiasco" da (des)organização. Basta olharmos para as rodas de conversas e logo encontramos aqueles que se dizem contra a realização da copa em nosso país, devido aos problemas na educação, saúde, mobilidade urbana, segurança, entre tantos outros. Porém somente a crítica pela crítica não é válida. 
Pensando nestas situações o PIBID Educação Física esta desenvolvendo o "Projeto Copa", o qual busca instigar os alunos a refletirem sobre a Copa do Mundo 2014, a partir de uma copa do mundo no colégio. Proporcionando aos mesmos a oportunidade de se colocarem no lugar dos governantes e organizadores, e assim fazer diferente. "Se a copa do Brasil vai deixar dívidas ao invés de legados, a copa em nosso colégio vai deixar que legados?", esta é a questão norteadora de nossos esforços. Em breve postarei os primeiros resultados do projeto com os alunos do Colégio Borell. Desde já posso adiantar que estou bastante satisfeito com o envolvimento de todos, e principalmente com as discussões e posicionamento dos alunos sobre o tema.

Att. Edilson de Oliveira