Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 26 de outubro de 2014

Educação Física promove ‘II Mostra de Ritmo e Dança’ na UEPG

Alunos do curso de Educação Física da UEPG (disciplina Ritmo e Dança) promovem, no próximo dia 6, de novembro a ‘II Mostra de Ritmo e Dança - Celebrando a diversidade cultural’. A programação se desenvolve no Ginásio de Esportes da UEPG - Campus de Uvaranas, a partir das 19h30, com convidados de Prudentópolis e Castro. A mostra tem o objetivo de divulgar as diversas modalidades da arte da dança e da ginástica, possibilitando que os alunos tenham noções de organização e planejamento de espetáculos de danças, assim como a compreensão do trabalho em equipe, o respeito ao próximo, a socialização, a criatividade e o comprometimento com a sua formação acadêmica.
De acordo com a professora Rosimeide Francisco dos Santos Legnani, responsável pela disciplina, a importância do evento está pautada essencialmente na vivência de forma plena dos acadêmicos, nos mais variados estilos de ritmos e de danças. "O trabalho é essencialmente pedagógico e compreende-se que estas ações são fundamentais à formação profissional do acadêmico de Educação Física", diz. "É uma ação transformadora entre universidade e sociedade".
A professora comenta que a dança se faz presente na vida dos seres humanos. "Até mesmo antes de existir a fala, já havia os gestos corporais como forma de comunicação". Além disso, segundo ela, trabalha com valores como a harmonia, beleza e limites. "Ou seja proporciona todos os ingredientes que são essenciais à formação completa do ser humano. A dança é ciência, é arte é cultura, enfim, a dança é a vida em movimento".
Como convidados, a programação do evento traz o Grupo Folclórico Ucraninao Brasileiro Vesselka (foto), de Prudentópolis; e o Grupo B-Boys Dance e Freestylers, com estilo de dança moderna, de Castro. O evento também apresenta grupos de danças formados pelos alunos da UEPG nas modalidades balé, forró, yôga, Tai Chi, valsa vienense, samba de gafieira, dança contemporânea, mix (lutas e dança); dança do ventre; dança folclórica grega; e sertanejo universitário.

Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=6778

Todos estão convidados!!
Att, Erica Fernanda de Paula

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Atividades físicas depois da escola melhoram cognição de crianças

Crianças que praticam atividade física depois da escola por pelo menos uma hora a cada dia têm melhor capacidade de prestar atenção, evitar a distração e alternar entre tarefas cognitivas, segundo pesquisa publicada na revista Pediatrics. A faixa etária analisada foi dos sete aos nove anos de idade.
shutterstock_194893685

O estudo durou nove meses e contou com 221 crianças. Metade dos participantes participou de atividades físicas depois das aulas. Os demais foram colocados em uma lista de espera. Todos foram submetidos a testes e imagem cerebral cognitiva antes e depois da intervenção.

— As crianças do grupo de exercícios melhorou duas vezes em comparação com as que ficaram na lista de espera em termos de precisão em tarefas cognitivas. Encontramos amplas mudanças na função cerebral, que se relacionam com a atenção durante tarefas cognitivas e velocidade de processamento — disse o professor da Universidade de Illinois Charles Hillman, que liderou o estudo.

As crianças do grupo exercício demonstraram melhora significativa na capacidade de bloquear as distrações e se concentrar em tarefa específicas. O grupo também melhorou a "flexibilidade cognitiva", que envolve a alternância entre tarefas intelectuais, mantendo a velocidade e precisão. As crianças do grupo controle de lista de espera viu melhorias mínimas nessas medidas, em linha com o que seria esperado como resultado da maturação normal ao longo dos nove meses, disse Hillman.


Fonte:

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/escola/canais-escola/crescimento-desenvolvimento/28075-atividades-fisicas-depois-da-escola-melhoram-cognicao-de-criancas

Att.
Hanna Szumski

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Educação Física orienta submissão de trabalhos para simpósio


Para apresentar e ter seu resumo e/ou artigo publicado nos anais, o autor deverá estar inscrito no simpósio até 03 de novembro
por Marilia Woiciechowski

Com programação nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2014, o XXII Simpósio de Educação Física da UEPG orienta os interessados em apresentar e publicar artigos e/ou resumos no evento. A realização do simpósio integra as comemorações dos 40 anos do Curso de Educação Física da UEPG. O evento ocorre numa promoção do Departamento e do Colegiado dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da instituição. A programação de cursos do simpósio vai contar com a presença do professor doutor Dartagnan Pinto Guedes, referência internacional na área de educação física.
Cursos, oficinas e sessão de tema livre vão movimentar os espaços do evento – e anuncia as datas de inscrições em breve. Os artigos enviados até 29 de outubro à organização do simpósio (simposio22@gmail.com) devem ter de oito a dez laudas, nome do autor e título do trabalho, no editor de texto Word 97 ou posterior até 29 de OUTUBRO, digitado em fonte arial tamanho 12, espaçamento entre linhas simples. Deve ser digitado em fonte arial tamanho 12, espaçamento entre linhas simples. Também precisa conter resumo, abstract, palavras-chave, texto, e referências.
Outras Orientações
Quanto ao resumo precisa conter no máximo 250 palavras – e ser enviado para o endereço de e-mail: simposio22@gmail.com, com nome do autor e título do trabalho, no editor de texto Word 97 ou posterior até 29 de outubro, digitado em fonte arial tamanho 12, espaçamento entre linhas simples. O título do trabalho deverá estar na 1a linha em letra maiúscula, centralizado e em negrito. O (s) nome (s) do (s) autor (es), sem a titulação acadêmica, deverá estar na 3a linha, alinhado à direita, seguindo a seqüência: nome, sobrenome, sem abreviações.
Na linha seguinte é necessário mencionar a instituição em que cada autor está vinculado. Na 6ª linha, iniciar o resumo em parágrafo único. O autor deve informar, em folha anexa, nome completo, título do trabalho, endereço para correspondência, e-mail, recursos áudio - visuais necessários. A organização do evento informa que a carta de aceite ou recusa dos trabalhos serão enviadas por e-mail. Os artigos e resumos serão apresentados na forma de pôster. A Comissão Científica poderá indicar artigos para a apresentação na forma oral.
Cada participante poderá enviar no máximo dois trabalhos como autor principal e dois em co-autoria, independentemente do formato. A correção gramatical dos trabalhos é de responsabilidade do(s) autor(res). Isso porque serão publicados na forma em que foram enviados. Os trabalhos fora do padrão exigido não serão submetidos para avaliação pela Comissão Científica. Para apresentar e ter seu resumo e/ou artigo publicado nos anais, o autor deverá estar inscrito no simpósio até 03 de novembro.

Somente será emitido certificado ao co-autor inscrito no evento. A divulgação dos trabalhos aprovados ocorre até 10 de novembro, no site do evento e por e-mail: simposio22@gmail.com. Neste e-mail, os interessados podem esclarecer dúvidas.

Fonte: http://portal.uepg.br/noticias.php?id=6655

Att. 
Caroline Matias
  

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Conheça o Tchoukball


O tchoukball nasceu dos pensamentos do Dr. Hermann Brandt durante os anos 1960. No decorrer de seu trabalho, este médico de Genebra se deparou com um grande número de atletas que se lesionavam durante a prática esportiva. Ele percebeu, entre outras coisas, que esses traumas se deviam aos movimentos que não eram adaptados à fisiologia humana ou as várias formas de agressividade encontradas em certos esportes. Esta realidade diária aumentou suas preocupações a respeito do valor educativo dos esportes modernos. Portanto, temendo os abusos dos esportes, o Dr. Brandt decidiu criar, por meio do tchoukball, um esporte que permitisse que o indivíduo adquirisse e mantivesse um duradouro equilíbrio físico, mental e social. Destacando-se por sua abordagem puramente educativa, o tchoukball procura tornar possível o sonho do Dr. Brandt, ou seja, que o esporte deva "contribuir para a construção de uma sociedade humana digna".

O Tchoukball é um esporte coletivo, jogado entre duas equipes com sete jogadores em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete (regras oficiais) com uma bola e dois quadros (semelhantes a trampolins, inclinados a 55º), cada um posicionado de cada lado da quadra (comprimento).

Quadro de Tchoukball
O objetivo da equipe atacante consiste em fazer com que a bola rebata em um dos quadros para que ela caia na quadra, sem que a outra equipe a recupere. Na prática, não há um lado para cada equipe; o campo de jogo é compartilhado por todos.

Para arremessar no quadro é permitido até três passes para cada equipe. Durante o ataque, a outra equipe não pode interceptar a bola ou atrapalhar o adversário. Todo ato de perturbação ou obstrução de jogo é proibido, o jogador de tchoukball – no ataque ou defesa – pode desenvolver quase todos os movimentos possíveis sem temer ser impedido intencionalmente ou involuntariamente pelo adversário.

O tchoukball pode ser jogado em diferentes superfícies (quadra, grama, areia, piscina etc.) e com qualquer idade. Ele não requer nenhum equipamento fixo (se necessário, podemos fazer alterações conforme o número e o nível dos jogadores) e pode ser jogado com dois quadros assim como com um quadro.



As regras do tchoukball contam com resultados de estudos da fisiologia, da psicologia e da sociologia para obter um jogo definitivamente construtivo. Portanto, como todo ato de perturbação ou obstrução de jogo é proibido, o jogador de tchoukball – no ataque ou defesa – pode desenvolver quase todos os movimentos possíveis sem temer ser impedido intencionalmente ou involuntariamente pelo adversário. Além disso, apenas o sucesso de combinações táticas e movimentos técnicos permite vencer o jogo. Comportamentos anti-desportivos são proibidos.

Contudo, o tchoukball possui características que o faz ideal para todos os níveis de disciplina (esporte competitivo, esporte para todos e esporte educacional).

Com relação às habilidades físicas, o tchoukball permite:
  • Desenvolver a destreza individual dos jogadores, dando a estes a oportunidade de praticar movimentos de arremesso e recepção em condições favoráveis, já que as regras excluem o tempo todo intervenções diretas do adversário. Portanto, todos podem desenvolver esses movimentos básicos e apresentá-los sem obstáculos e de acordo com suas capacidades.
  • Melhorar a percepção espacial e senso de orientação enquanto o jogador que busca marcar o ponto, na verdade mira em uma parte da quadra que está atrás dele e podendo marcar em um ou outro quadro.
  • Trabalhar o corpo, assim como outros esportes, e melhorar as funções cárdio-vasculares e neuromusculares. Se bem praticado, o tchoukball se torna um esporte realmente intenso e dinâmico.
Psicologicamente e socialmente, o tchoukball permite:
  • Desenvolver o espírito de tomadas de decisão de todo atleta e reforçar as responsabilidades individuais. Quando um jogador pega a bola, somente ele pode decidir o que fazer, seja um passe ou um arremesso, e assim precisa aceitar seus eventuais erros. Após um arremesso falho, ele dará um ponto a outra equipe, e após um erro de passe a bola irá para a equipe adversária. Assim, todo jogador precisa dar seu melhor em todas as situações
  • Apresentar um comportamento tático dentro de um contexto de relações sociais que favoreça o respeito pelo adversário. Além disso, o jogador não pode marcar um ponto em uma ação individual (obrigação do passe!)
Vale a pena conferir uma matéria exibida no dia 27 de setembro pelo Esporte Fantástico sobre o esporte: http://esportes.r7.com/esporte-fantastico/video/esporte-to-dentro-xuxa-mostra-como-e-uma-partida-de-tchoukball-5426c4f70cf2672fb4c56fde/

Para mais informações acesse: http://www.tchoukball.esp.br/

Att: Aline Melnyk