Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 8 de dezembro de 2013

Entenda a importância da respiração adequada durante a atividade física.

Bem Estar desta sexta-feira (6) deu dicas de respiração ao se exercitar.
Especialistas explicaram ainda como queimar mais calorias na corrida.

Todo mundo sabe que respirar pelo nariz geralmente é melhor porque o ar entra quente e úmido no pulmão, além de ser filtrado pelos cílios das narinas.
No entanto, durante a atividade física, o corpo precisa de uma ventilação maior, especialmente nos exercícios mais intensos e, por isso, a respiração precisa ser adequada, como explicaram o médico do esporte Gustavo Magliocca e o fisiologista do exercício Paulo Correia no Bem Estar desta sexta-feira (6).
Como a necessidade de ventilação é maior durante o movimento, muitas vezes o nariz não é capaz de atendê-la sozinho - por isso, muita gente costuma abrir a boca para respirar e, de acordo com os médicos, isso é normal e não chega a trazer problema. Inclusive, a respiração também pela boca ao se exercitar é essencial para garantir conforto durante a atividade. Caso a pessoa não respire do jeito certo na hora do exercício, ela pode começar a sentir dor ou desconforto.

Na musculação, por exemplo, o correto é expirar no momento do esforço e inspirar no retorno, como explicou o fisiologista do exercício Paulo Correia.
Quando a pessoa expira, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para a realização do movimento. Nesse caso, respirar do jeito errado ou ao contrário pode provocar dor e desconforto, além de desperdiçar o exercício.

Info Bem Estar Respiração (Foto: Arte/G1)


Já na corrida não existe uma regra para respirar. Muitas pessoas acreditam que é preciso inspirar pelo nariz e soltar pela boca, mas na verdade, isso varia de acordo com o ritmo do exercício.
No começo, por exemplo, a pessoa pode até conseguir respirar dessa maneira, mas quando o tempo passa, mesmo correndo na mesma velocidade, a intensidade do movimento aumenta e o corpo pede mais ventilação – nessa hora, a respiração pela boca se torna fundamental. Ficar preso a um modelo de respirar pode causar uma falta de coordenação e causar aquela dor lateral que muita gente reclama, além de cansar mais rápido.
Essa dor, segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, é provocada por uma espécie de câimbra do diafragma, causada pela maneira inadequada de respirar. Além de ficar preso a um modelo só respiração, outra causa dessa dor é conversar durante o exercício. Por isso, para evitar essa dor, a dica é não conversar e respeitar a necessidade do corpo.

Algumas pessoas costumam ainda usar expansores nasais, que são aqueles adesivos colados no nariz.
Segundo o fisiologista do exercício Paulo Correia, esses expansores facilitam a entrada de ar durante o exercício, o que aumenta o conforto na hora de se exercitar. Mas o especialista alerta que eles não melhoram o desempenho na corrida, apenas tornam mais fácil a execução da atividade.




Att
Bruna Sansão

sábado, 7 de dezembro de 2013

Pesquisa mostra como esta o peso dos alunos da rede pública do Paraná:

O Governo do Estado concluiu o mapeamento dos alunos das escolas públicas do Paraná, para melhorar saúde e qualidade de vida dos estudantes. O estudo apontou que 72,9% dos alunos paranaenses estão com o peso esperado, 22,8% com excesso de peso e 4,3% estão abaixo do peso considerado ideal. Dos estudantes que apresentaram excesso de peso 16% estavam com sobrepeso e 6,8% foram considerados obesos, de acordo com o índice de massa corporal.

O relatório foi realizado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo do Paraná em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Família e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com os Conselhos Regionais de Medicina, de Educação Física, de Nutrição e de Psicologia, envolvendo centenas de profissionais de diversas áreas da saúde, educação e esporte.

Foram coletadas e analisadas, durante um ano, amostras de 17 mil alunos de 12 a 18 anos, de 361 escolas, em 94 municípios de todos os 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado. 

VÍDEO – A partir dos resultados do Paraná Saudável, a Coordenação de Multimeios da Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria de Esporte e Turismo, produziu a animação Obesidade Infantil. 

O vídeo pode ser utilizado por professores como uma ferramenta pedagógica para trabalhar o tema em sala de aula, trazendo estatísticas e informações úteis.

Confira a animaçãohttp://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=18227

Assessoria de comunicação/Seed
Disponivel em: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1428&tit=Pesquisa-mostra-que-729-dos-alunos-estao-com-peso-ideal Acesso: 07/12/2013

Att.: José Edenilson

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Aos amantes do futebol...

VAIIIII Brasilll


By: Felipe Alexandre

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A ARTE DE BRINCAR


     As crianças que tem oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida.


     
     Não subestime brincadeira de criança. Pode parecer um tempo “inútil”, mas quando as crianças estão brincando de casinha, lutando contra dragões imaginários ou organizando um jogo de amarelinha, elas estão desenvolvendo habilidades cruciais e preparando os seus cérebros para os desafios da vida adulta.
     A única notícia ruim é que o tempo livre pra brincar tem diminuído para as crianças durante as últimas três décadas. Tirar as férias ou recreios de crianças em idade escolar como punição pode ser contraproducente. Segundo estudo, as crianças se comportam melhor em sala de aula quando têm a chance de desabafar no playground durante o dia.
     Subir em árvores, andar de bicicleta, brincar de pega-pega, todas essas atividades fazem as crianças se movimentarem muito mais do que o tempo de televisão ou computador. Há evidências de que crianças ativas se tornam adultos ativos, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e outras condições causadas por um estilo de vida sedentário.

fonte:http://hypescience.com/infancia-5-beneficios-de-brincar/;

att,
     Marcelo Leniar