Ser professor ou educador na atualidade não é nada fácil, as dificuldades são imensas, os obstáculos gigantes, os objetivos e sonhos do "ser professor" parecem estar muito distantes... Professores comuns, encontramos facilmente, porém verdadeiros professores, os chamados educadores, que amam a profissão que exercem está cada vez mais difícil de se encontrar.
E como um dos objetivos do PIBID é formar verdadeiros professores(educadores), que saibam ser e atuar em sua profissão com muito sucesso, que consiga tranformar a realidade , gostar dessa incrível profissão e deixar sua marca em cada lugar que passam, tratarei agora sobre algumas definições, pensamentos, enfim sobre o "Ser professor/educador".
Moacir Gadotti, define em seu livro "Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido", o que é ser professor. Ele diz: " Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informção em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constróem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam, juntos, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis."
José Manuel Moran em seu artigo " A aprendizagem de ser educador" comenta sobre ser educador, as dificuldades e evoluções, está aqui um trecho do artigo: " O educador é especialista em conhecimento, em aprendizagem. Como especialista, espera-se que ao longo dos anos aprenda a ser um profissional equilibrado, experiente, evoluído; que construa sua identidade pacientemente, integrando o intelectual, o emocional, o ético, o pedagógico. O educador pode ser testemunha viva da aprendizagem contínua. Testemunho impresso nos seus gestos e personalidade de que evolui, aprende, se humaniza, se torna uma pessoa mais aberta, acolhedora, compreensiva.
Testemunha viva, também, das dificuldades de aprender, das dificuldades em mudar, das contradições no cotidiano; de aprender a compreender-se e a compreender.
Com o passar do tempo ele vai mostrando uma trajetória coerente, de avanços, de sensatez e firmeza. Passa por etapas em que se sente perdido, angustiado, fora de foco. Retoma o rumo, depois, revigorado, estimulado por novos desafios, pelo contato com seus alunos, pela vontade de continuar vivendo, aprendendo, realizando-se e frustrando-se, às vezes, mas mantendo o impulso de avançar.
Há momentos em que se sente perdido, desmotivado. Educar tem muito de rotina, de repetição, de decepção. É um campo cada vez mais tomado por investidores, por pessoas que buscam lucros fáceis. Ele se sente parte de uma máquina, de uma engrenagem que cresce desproporcionalmente. Sente-se, em alguns momentos, insignificante, impotente, um número que pode ser substituído por muitos colegas ansiosos por encontrar trabalho. Sabe que sua experiência é importante, mas também que a concorrência é grande e que há muita gente disposta a ensinar por salários menores.
Ensinar tem momentos “glamourosos”, em que os alunos participam, se envolvem, trazem contribuições significativas. Mas muitos outros momentos são banais; parece que nada acontece. É um entra e sai de rostos que se revezam no mesmo ritmo semanal de aula, exercícios, mais aulas, provas, correções, notas, novas aulas, novas atividades.... A rotina corrói uma parte do sonho, a engrenagem despersonaliza; a multiplicação de instituições escolares torna previsíveis as atividades profissionais. Há um aumento de oferta profissional (mais vagas para ser professor), junto com uma diminuição das exigências para a profissão (mais fácil ter diploma, muitos estudantes em fase final são contratados, aumenta a concorrência). A tentação da mediocridade é real. Basta ir tocando para ficar anos como docente, ganhar um salário seguro, razoável. Os anos vão passando e quando o professor percebe já está na fase madura e se tornou um docente acomodado."
Encontra-se o artigo por inteiro no site : http://www.eca.usp.br/prof/moran/aprend.htm
Aqui está o endereço de um vídeo, que mostra como deve ser o educador, como são os seus dias, como sonhamos nossa profissão...http://www.youtube.com/watch?v=T3yH4HokCuw. Ilustra perfeitamente o "Ser um verdadeiro professor"!
É isso pessoal... Espero que tenham gostado... e até a próxima.. =)
Postado por Jéssie Aline
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