Abraço a todos e lembrem crack só no esporte.
Crack- “A pedra da morte”
A palavra "crack" vem do som que a pedra de cristal faz quando é aquecida no cachimbo de crack. Esta droga é um derivado da cocaína, porém muito mais forte e prejudicial à saúde.
Devido a seu baixo custo se espalhou rapidamente por toda parte, mas não se restringe somente as classes mais pobres. O crack penetrou na sociedade e pode ser encontrado em todas as camadas sociais, é uma droga sem preconceitos sociais e religiosos, por isso seus efeitos são tão devastadores.
Além da cocaína em pó sua formula contém, a amônia, o ácido sulfúrico, o querosene e a cal virgem, produtos altamente nocivos à saúde humana e que misturados formam uma pasta endurecida a “pedra”.
Diferente de outras drogas o crack vicia logo na primeira vez em que é utilizado, como seu efeito é momentâneo ele passa a ser utilizado com freqüência fazendo com que o usuário viva somente em função da droga.
Efeitos do crack no organismo:
Curto prazo
· Aumento da frequência cardíaca;
· O individuo fica muito irritado e agressivo;
· Fica paranoico e sofre alucinações (vê e ouve coisas que só existem em seu imaginário);
· Distúrbios do sono;
· Perda do apetite;
· Abstinência social (o individuo se isola de seus grupos, perdendo familiares e amigos).
Médio e longo prazo
- Grande emagrecimento, chegando até a desnutrição e perda da massa muscular;
- Hipertensão arterial mantida;
- Enfartos no miocárdio;
- Devido à composição da droga que contém a cal, o bicabornato de sódio isso gera sérios problemas respiratórios, como a fibrose muscular;
Embora o crack haja no sistema nervoso central desencadeando uma série de problemas mentais ele também compromete todo o organismo do usuário, por isso seus efeitos são tão devastadores.
O esporte contra o crack
O esporte se apresenta hoje em dia como um dos grandes fatores que agem positivamente contra as drogas, pois ele trabalha o corpo como um todo, tanto fisicamente quanto na construção do pensamento dos praticantes.
Segundo o mestre em psicologia Antonio Sergio Gonçalves “a droga não procura ninguém”. “O grande problema de muitos viciados é que o crack se tornou o único prazer de suas vidas. É preciso resgatar outros prazeres, como, por exemplo, o jogo da bola. Neste aspecto o esporte é essencial”.
Através do esporte o individuo desenvolve o companheirismo, o respeito, o cuidado com o corpo e também com os companheiros. Isto faz com que os jovens tomem consciência dos reais perigos do crack, e assim um ajude o outro a se manter afastado das drogas.
att Edilson de Oliveira
Obrigado pelo trabalho sobre o crak,indiquei para alguns alunos.
ResponderExcluirpor nada Jair, obrigado pelo comentário. Se tiver alguma duvida deixe aqui no blog que responderemos o quanto antes.
ExcluirAtt. Edilson de Oliveira