Teste demostrou que rendimento escolar está ligado
à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora de forma independente e
combinada.
Muitas evidências sugerem que o desempenho acadêmico e o condicionamento físico possam andar de mãos dadas, mas um novo estudo dá um passo adiante, apontando para a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora como elementos de fitness mais relacionados ao sucesso acadêmico.
A pesquisa, que será publicada no Journal of Pediatrics, contou com 2.038 crianças e adolescentes espanhóis com idades entre 6 e 18 anos. Os cientistas obtiveram os dados completos sobre seu desempenho escolar e testaram seu condicionamento físico e composição corporal.
Os resultados indicam que o desempenho acadêmico está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora, tanto de forma independente quanto combinada. Crianças e adolescentes que não fazem levantamento de peso podem respirar aliviadas: o desempenho acadêmico não estava relacionado de forma independente com a força muscular.
— Como esses componentes físicos de fitness são altamente associados uns com os outros, é necessário diferenciar quais deles são importantes em relação ao desempenho acadêmico— diz Irene Esteban-Cornejo da Universidade Autônoma de Madri (UAM).
Para todos os envolvidos, no entanto, a importância de estar em boa forma nunca foi mais evidente.
— Ter altos níveis de condicionamento cardiorrespiratório e motor pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar— afirma a pesquisadora.
Muitas evidências sugerem que o desempenho acadêmico e o condicionamento físico possam andar de mãos dadas, mas um novo estudo dá um passo adiante, apontando para a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora como elementos de fitness mais relacionados ao sucesso acadêmico.
A pesquisa, que será publicada no Journal of Pediatrics, contou com 2.038 crianças e adolescentes espanhóis com idades entre 6 e 18 anos. Os cientistas obtiveram os dados completos sobre seu desempenho escolar e testaram seu condicionamento físico e composição corporal.
Os resultados indicam que o desempenho acadêmico está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora, tanto de forma independente quanto combinada. Crianças e adolescentes que não fazem levantamento de peso podem respirar aliviadas: o desempenho acadêmico não estava relacionado de forma independente com a força muscular.
— Como esses componentes físicos de fitness são altamente associados uns com os outros, é necessário diferenciar quais deles são importantes em relação ao desempenho acadêmico— diz Irene Esteban-Cornejo da Universidade Autônoma de Madri (UAM).
Para todos os envolvidos, no entanto, a importância de estar em boa forma nunca foi mais evidente.
— Ter altos níveis de condicionamento cardiorrespiratório e motor pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar— afirma a pesquisadora.
Fonte:
“Muitos são os benefícios da atividade física, e
cada dia mais, novos estudos como este, nos mostram isso de forma ainda mais
evidente. Atenção pais e professores, essa pesquisa pode nos ajudar a
incentivar nossos filhos e/ou alunos a praticarem atividade física!!”
Att, Érica Fernanda de
Paula
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