EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: FATORES PSICOLÓGICOS.
Margarete Vaz de Paula
Elisabeth T Fylyk
PUC-PR
RESUMO
Diante da necessidade e preocupação cada vez maiores da população com a saúde e qualidade de vida, o presente estudo teve como objetivo verificar a Educação Física no Ensino Médio e seus fatores psicológicos, mais especificamente no que esses fatores influenciam para a não participação dos alunos nas aulas, estas que só atraem benefícios que por sua vez foram relatados pelos próprios alunos quando questionados. Dentro da pesquisa realizada, foi feita uma análise de dados das respostas do questionário que foi aplicado aos alunos, o que e viu foi um excesso de desmotivação por parte dos adolescentes que dizem não gostar das aulas de Educação Física, justamente pelo conteúdo ser muito repetitivo e pela baixa estima dos menos habilidosos nos esportes. Outros fatores foram encontrados, não só dos que não fazem como também os que participam efetivamente das aulas, que se fazem relevantes e estão mais bem descritos neste trabalho. A intenção desta pesquisa em nenhum momento foi de julgar a atitude de alunos e professores durante as aulas, mas sim de analisá-los para o bom desenvolvimento das mesmas também por outros profissionais, buscando oportunizar uma pesquisa para se obter uma ferramenta a mais no trabalho com os adolescentes.
Palavras-chave: Adolescência. Educação Física Escolar. Ensino Médio. Fatores Psicológicos. Saúde.
O link para ler o artigo completo é: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo8323.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário