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segunda-feira, 4 de março de 2013

ATLETISMO


       O atletismo, base de todos os outros esportes, nasceu naturalmente da necessidade  de correr, saltar e lançar objetos, desde a antiguidade, ajudando a sobrevivência de nossos ancestrais.
       A corrida e os saltos, por exemplo, eram  utilizados para escapar das presas dos animais carnívoros. O lançamento de objetos para se defender e matar animais que serviam de alimentos.
       Desta forma,  homens e mulheres foram adquirindo habilidades, que , mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.
    Os jogos olímpicos já eram utilizados há mais de um século quando os gregos organizaram as primeiras olimpíadas, em 776 a.c. os jogos olímpicos foram criados pelos gregos como uma forma de homenagear Zeus, a quem ofereciam a beleza de seus corpos de formas perfeitas. Os atletas competiam nus. O tempo entre os jogos era chamado olimpíada. Estas eram organizadas a cada quatro anos no mês de julho ou agosto. No começo, os jogos duravam apenas um dia e se competia em apenas uma prova: a corrida. Em 776 a.c.,  Corobeus, de Atenas,  tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma prova olímpica. Ele venceu a prova de velocidade dos 192 metros, tornando-se o primeiro e o mais antigo herói do atletismo. Em 393 a. C., o imperador romano Teodósio  proibiu a realização dos eventos esportivos pagãos, marcando o fim dos jogos olímpicos da antiguidade.

1828 – THOMAS ARNOLD CODIFICOU O ATLETISMO EM CORRIDAS, SALTOS E ARREMESSOS.





Como estaremos trabalhando exercícios de coordenação durante as aulas desta semana, é importante saber o porquê...

 IMPORTÂNCIA DAS CAPACIDADES DE COORDENAÇÃO

  • Prevenção de acidentes
  • Economia de energia
  • Quanto mais desenvolvidas as capacidades coordenativas, mais fácil a aprendizagem e realização de novos exercícios.

CONCEITOS DE COORDENAÇÃO

“Função do SNC e da musculatura esquelética exigida em uma seqüência cinética dirigida.” 
(HOLLMAN, BARBANTI)

“É a reunião de todos os fatores e processos implicados no decurso de um movimento.” (FETZ, BARBANTI)

MÉTODOS PARA TRABALHAR COORDENAÇÃO (variações)

Variação e combinação – variação da posição inicial (ex: variar a saída)
Variação dinâmica motora  (ex: + forte, + fraco)
Variação da execução do exercício ( ex : bilateralidade)
Variação da estrutura espacial  (ex: espaço reduzido, espaço aumentado)
Variação das condições externas (sair de um meio padronizado)
Variação de tomada de informação (ex: saída visual, auditiva,......)
Variação da aceleração forçada (ex: ter que desviar alguma coisa na corrida – cones, bolas,....)
Combinação de habilidades motoras (ex: andar/saltar/andar/correr/saltar).




Abraço
Ivna Caroline

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