Casamento caipira
O casamento caipira
também é chamado de "casório matuto" ou "casamento na
roça". Basta organizar um casamento falso, com muitas brincadeiras. A
história pode sofrer pequenas variações, mas o enredo é sempre o mesmo: a noiva
fica grávida antes do casamento e os pais obrigam o noivo a se casar com ela.
Desesperado, o noivo tenta fugir, mas é impedido pelo delegado e seus soldados,
que arrastam o "condenado" ao altar e vigiam a cerimônia. Depois que
o casamento é realizado, inicia-se a quadrilha.
Quadrilha
Conheça os
significados de alguns comandos da quadrilha:
·
Balancê: os casais dançam juntos balançando em seus lugares.
·
Cumprimento: em filas de frente uma da outra, homens e mulheres se
aproximam até se encontrarem e se cumprimentam.
·
Balancê com seus pares: os pares, rodando, dão uma volta, no mesmo
lugar.
·
Viravortê: em círculo, cada cavalheiro passa a dama para o cavalheiro de
trás. O mesmo passo é repetido até que todas alcancem seus pares.
·
Caminho da roça: as damas vão puxando os cavalheiros formando um grande
círculo e depois voltando para a formação em fila.
·
Cestinha de flores: as damas levantam os braços por cima dos ombros e
dão as mãos aos seus cavalheiros.
Cadeia
Escolha um local
isolado ou cercado por cadeiras para ser a cadeia. Convide alguns amigos para
tomarem conta do lugar. Durante a festa, os convidados podem indicar as pessoas
que devem ser presas. O preso vai até a cadeia e mostra uma habilidade para ser
solto, que pode ser: cantar, recitar, dançar, fazer uma imitação etc.
Corrida do milho
Desenhe no chão duas
linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloque uma bacia com
grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares -
um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os
participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e
voltam para a linha de largada. Lá, devem colocar o milho no copo que seu
parceiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.
Tomba latas
Sobre uma mesa, coloque
latas vazias de refrigerante. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros
de distância. Cada participante recebe três bolinhas, para fazer três
tentativas. Uma pessoa deve anotar o número de latas derrubadas em cada
tentativa. Vence quem derrubar mais latas.
Bingo
Para brincar de
bingo, é preciso combinar com todos os participantes um valor simbólico em
dinheiro para cada cartela ou oferecer um prêmio para quem preencher primeiro
uma cartela. Também é importante ter uma pessoa animada para cantar os
números.
Jogo das argolas
Encha com água
garrafas plásticas de refrigerante. Amarre-as no chão com pelo menos um palmo
de distância entre elas. Faça uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metro de
distância. Cada participante deve receber cinco argolas para fazer cinco
tentativas de acerto. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das
garrafas.
Boca do Palhaço
Cada jogador
arremessará a bolinha 05 vezes seguidas. Cada vez que o jogador encaixar a
bolinha na boca do palhaço, marcará pontos. Vencerá o jogador que conseguir
jogar mais bolinhas dentro da boca do palhaço.
Pescaria
Recorte vários
peixes em cartolina colorida. No lugar da boca do peixe, faça um pequeno
recorte e prenda um clipe. Amarre um barbante em cada vara de pescar. Depois,
na outra ponta do barbante, amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe,
quando aberto, tem o formato de gancho, como um anzol. Os convidados podem
pescar os peixes numa grande bacia com areia. Vence quem pescar mais!
ABRAÇO
Ivna Caroline
Nenhum comentário:
Postar um comentário