Olá pessoal, hoje trago a vocês uma reflexão mais acadêmica sobre um artigo de Katia Rubio que foi discutido em sala na disciplina de fundamentos filosóficos e históricos da educação física. Espero que seja útil.
O artigo de Katia Rubio
“O LEGADO EDUCATIVO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS” traz a tona uma discussão
bastante rica e interessante. Os jogos Olímpicos, durante toda sua história
sofreu influência dos acontecimentos sociais. A atitude de Pierre de Coubertin de
reinventar os Jogos Olímpicos e fazer com que as diferenças políticas e
sociais, antes resolvidas com guerras e violência passassem a ser resolvidas
nos campos esportivos, foi sem duvidas digna de elogios, pois transformação a
sociedade através do esporte é até hoje uma busca importante.
Rubio (2009) salienta
esta ideia quando fala sobre o termo “Olimpismo”, que refere-se ao conjunto de
valores pedagógicos e filosóficos do Movimento Olímpico, e não apenas os Jogos
Olímpicos. Um exemplo de atitude oriunda
deste olimpismo foi o fair-play, que é entendida como a ética do esporte, que
tem como princípios a moral e lealdade. Somente este termo pode servir de
alicerces para uma série de discussões onde o professor pode trabalhar com
estes valoras fazendo um link entre esporte e sociedade, relacionando-o com as
atividades cotidianas do aluno. Como o esporte é considerado uma linguagem
universal estes princípios podem ser trabalhados em todos os lugares,
independente de suas culturas.
Os megaeventos como as
Olimpíadas de 2016 no Rio, antes disso a Copa de 2014 e até mesmo a Copa das
Confederações trazem a tona uma série de oportunidades a serem trabalhas pelo
professor em sala de aula, tanto nos aspectos culturais, quanto na reflexão de
lances, jogadas e atitudes dos atletas. É inegável a importância das mídias de
massa, principalmente as digitais, mas devemos sempre tomar o cuidado de fazer
nossas própria reflexões e não se deixar ser influenciado por este mercado, que
visa sempre o lucro em cima dos mega eventos. Nesse contexto o educador deve
também conscientizar os alunos sobre a importância dessa reflexão. Afinal
devemos usar o esporte e não ser usado por ele.
Referência
RUBIO, K. O legado Educativo dos Megaeventos
Esportivos. Motrivivência, Florianópolis, v. 21, n. 32-33, p. 71-88,
jun./dez. 2009.
Att. Edilson de Oliveira
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