Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cuidados com a voz do professor


            Cada profissão existente em nosso mundo necessita de uma especialidade, por exemplo, a do médico e a do dentista eles têm que estar com as mãos em perfeito estado podendo assim cuidar de seus pacientes, igualmente, a de um enfermeiro. Já um cantor necessita que sua voz sempre esteja em perfeito funcionamento, pois sem ela o cantor não é nada, assim como os atores e também os interpretes. Isso ocorre também com o nosso mestre do saber, ou seja, o professor este que precisa de sua voz para transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos.
            Porém com o passar dos anos nesta admirada profissão que é a do docente a voz vai ficando mais fraca, já que o professor tem que gritar e falar todos os dias com seus alunos para que todos da classe ouçam e com isso quem sofre são as cordas vocais do professor. E o que muitas vezes acontece é que o barulho da sala e muitas vezes os ruídos da rua, por exemplo, acabam interferindo na fala do professor, já que o mesmo tem que falar mais alto, ou seja, ele acaba falando alto sem ao menos perceber. Muitas vezes a rouquidão da voz, alguma perda ou até mesmo falha na voz dos docentes são ocasionadas pelo uso indevido da voz. E quando isso ocorre com os profissionais do sabe são necessários alguns cuidados que ajudam e muito as cordas vocais.
           Alimenta-se bem, por exemplo, realizar atividades físicas, e principalmente ingerir muita água. Enfim estes são alguns cuidados que ajudam as cordas vocais, ou seja, estão ligados a uma boa saúde. Mas o correto seria que as maiorias dos docentes se preocupassem mais com o principal objeto de trabalho, pois em muitos casos por não poderem mais falar os profissionais desta área são obrigados a deixar de exercer a profissão. Por isso é necessário que se previnam antes mesmo de ocorrer algo mais grave com as cordas vocais.
           Então professores fiquem atentos a qualquer ronquidão, ou cansaço ao falar, algumas dores na região da garganta vão a um fonoaudiólogo e claro não abuse da voz, pois ela é o nosso principal meio de comunicação que temos com o mundo e vale a pena zelá-la.

http://www.guiagratisbrasil.com/cuidados-com-a-voz-do-professor/


Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário