Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Capacidades Físicas - "AGILIDADE"





Bom dia amigos e amigas.

Em virtude do grande número de acessos em nossa postagem sobre capacidades físicas resolvi montar uma série de postagem. A cada dia trataremos de uma capacidade física diferente, começaremos com “agilidade”. Nos acompanhem e não percam as próximas postagens.

AGILIDADE

 É a capacidade que o indivíduo tem de realizar movimentos rápidos com mudança de direção e sentido. Para Matsudo (1980) A agilidade é um componente neuro-muscular caracterizado pela troca rápida de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade e de todo corpo ou parte dele.

Fatores que influenciam no desempenho da agilidade:
·         Força;
·         Velocidade;
·         Flexibilidade;
·         Coordenação.

Teste do quadrado






Neste teste, um dos mais utilizados para calcular a agilidade o aluno parte da posição de pé, com um pé avançado à frente imediatamente atrás da linha de partida. Ao sinal do avaliador, deverá deslocar-se até o próximo cone em direção diagonal. Na sequência, corre em direção ao cone à sua esquerda e depois se desloca para o cone em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em direção ao último cone, que corresponde ao ponto de partida.
  •    O aluno deverá tocar com uma das mãos cada um dos cones que demarcam o percurso. O cronômetro deverá ser acionado pelo avaliador no momento em que o avaliado realizar o primeiro passo tocando com o pé o interior do quadrado. Serão realizadas duas tentativas, sendo registrado o melhor tempo de execução.
  •    Anotação: A medida será registrada em segundos e centésimos de segundo (duas casas após a vírgula).






Att. Edilson de Oliveira




29 comentários:

  1. Respostas
    1. ou se vc ia criticar entao pra q entrou no site

      Excluir
  2. Respostas
    1. verdade tambem achei kkkkk nao me ajudou em nada

      Excluir
  3. Muito bom, usei no meu TCC. Porém não encontro as referências de Matsudo, 1980, você tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Matsudo

      Excluir
    2. Eu tô aqui, pra que a citação se não tem referencia. kkkkkkkjkl

      Excluir
  4. serio mais devia ter mais coisas explicando oque é agilidade ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tambem achei kkkk estou com uma licao pra fazeer e isso nao me ajudou em nada

      Excluir
  5. serio mais devia ter mais coisas explicando oque é agilidade ;)

    ResponderExcluir
  6. Bom! Irei colocar em meu trab. De Educação Fisica

    ResponderExcluir
  7. Bom! Irei colocar em meu trab. De Educação Fisica

    ResponderExcluir
  8. Ótimo ! E reparando bem , isto é praticamente um resumo. Achei muito bom .
    Irei usar em meu trabalho de amanhã.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Poxa muito bom porem deveria ter mais provas

    ResponderExcluir
  11. eu acho que e muito porco mas tam bom nem eles feiz o resumo nem eu so acho eu queria pra faze o meu trabalho da escolar

    ResponderExcluir
  12. não liga para as criticas!acredite em vc mesmo!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom vai me ajudar muito no trabalho de educação física;)

    ResponderExcluir
  14. Eu penso que poderia explicar mais coisas pois,todavia eu gostei bastante.E não ligue para as críticas

    ResponderExcluir
  15. gostei muito, tá bem resumido

    ResponderExcluir