Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Plano para aulas de capoeira na escola.

Escola: Universidade Estadual de Ponta Grossa
Curso: Educação Física- Licenciatura 
Disciplina: Educação física 
Professor: Sergio Wynnek Jr
Serie: Á ser aplicada para 1° ano- Ensino Médio
Data:04/10/2013
Conteúdo da aula: Introdução a capoeira 
Objetivo Geral: Aprender sobre uma cultura nacional: Capoeira.

Objetivos específicos: Conhecer a historia e características da capoeira. 
                                          Aprender o movimento base e alguns golpes.
                                          Vivenciar uma roda de capoeira.

MOMENTO I
Objetivos: Conhecer a historia da capoeira, golpes e características.
Proposta de encaminhamento metodológico:
Introdução- situar os alunos historicamente em relação ao inicio da capoeira, e abrir para questionamentos dos mesmos.

Desenvolvimento: O professor deve responder todos os questionamentos que surgiram na classe no decorrer de sua fala. Apresentar aos alunos como a capoeira se iniciou, o porque deste nome, detalhes dos golpes que compõe a luta, Um vídeo que demonstre golpes é interessante neste momento.

Síntese integradora: Abre- se um debate sobra capoeira, sobre o que foi falado, o professor pode deixar uma questão no ar. A capoeira é luta, jogo ou dança?
Recursos Utilizados: TV para o vídeo 
Referencia Bibliográfica:

MOMENTO II
Objetivos: Aprender a Ginga (movimento base da capoeira), e golpes tradicionais.
Organização social dos alunos: A aprendizagem em dupla se torna eficaz no caso da capoeira, pois um aluno pode ajudar e concertar o movimento do colega.
Proposta de encaminhamento metodológico: 
Introdução: Enquanto o professor passa o alongamento este pode questionar os alunos sobre a pergunta da aula anterior, falar sobre a importância de se alongar principalmente antes de praticar uma luta, seja qual for esta. 

Desenvolvimento: Organizar a turma em duplas e ensinar a ginga, deixar que eles pratiquem enquanto o professor passa pelas duplas corrigindo o movimento. 
O primeiro movimento a ser ensinado sera o AU: pode ser usado na Capoeira para entrar na roda e também como uma forma rápida de fugir ou enganar o "adversário", o movimento se assemelha a estrelinha ( brincadeira de criança )
                           
Em seguida a Benção: Trata-se de um pontapé frontal, que consiste num movimento de força que pode surpreender o oponente. O Capoeirista levanta a joelho, deixando o adversário sem a certeza se este irá fazer a Benção, o Martelo ou qualquer outro pontapé frontal com o mesmo tipo de movimento.
                   
          
E para sua aula não terminar em cima da hora e para que cada movimento seja apreendido realmente pelo aluno este será o ultimo movimento, a Meia lua de frente: A partir da Ginga levanta-se a perna de trás e roda-se numa trajetória correspondente a semi-círculo. É necessário que, no movimento, não se perca a orientação. Para melhor equilíbrio, empurram-se os braços em sentido contrário.   


Síntese integradora: Realiza- se uma volta calma, relaxante, para acalmar os ânimos, Após reúne os alunos para falar sobre os golpes, dificuldades e possíveis assuntos sobre a aula.
Recursos utilizados: Som, para tocar musicas de capoeira. 
Referencia BIbliografica: http://estreladomarcapoeira.webnode.com.br/

MOMENTO III
Objetivos: relembrar os golpes da aula anterior e vivenciar uma roda de capoeira.
Organização social dos alunos: Em um primeiro momento em colunas, em turma de 40 alunos 5 colunas com 8 indivíduos. Organizar uma grande roda com um espaço grande entre os alunos.
Proposta de encaminhamento metodológico
Introdução: Pode se falar sobre a roda de capoeira, como funciona, suas regras, é interessante convidar pessoas que saibam tocar uma roda de capoeira, ou um CD com as músicas.

Desenvolvimento: Após o alongamento e aquecimento, organizar a classe em duplas seguindo estrutura de colunas, os alunos iram realizar os movimentos aprendidos na aula anterior: Au, Benção e Meia lua pra frente, O professor pode fazer um dos lados da coluna andar, de forma que os alunos pratiquem com colegas diferentes, assim podem ser detectados erros que anteriormente passaram despercebidos. Na segunda atividade uma roda de capoeira deve ser organizada, os alunos devem gingar neste circulo enquanto dois alunos jogam, Existe um revesamento na roda de capoeira que é perfeito para se fazer na aula, onde um  dos jogadores sai e o outro chama outro da roda para jogar, eles se cumprimentam e iniciam a troca de golpes, é importante o professor auxiliar os alunos a buscarem aqueles que não foram ainda, para que todos possam propiciar a atividade.

Síntese Integradora: Todos podem se sentar no seu lugar no circulo, lembrar os alunos que a luta segue regras e princípios, alertar que os golpes não é pra usar fora do colégio, é legal citar academias da cidade, para aqueles que quiserem continuar a pratica da luta.
Recursos Utilizados: atabaque, pandeiro, berinbal... ou aparelho de som e CD.

Att: Sergio Wynnek Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário