Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 21 de março de 2012

CAPACIDADE FÍSICA - EQUILÍBRIO

Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Quando falamos em equilíbrio estamos nos referindo aqui à capacidade física que nos permite sustentar o corpo em diferentes posições estáticas ou dinâmicas, contra a gravidade.
     É um sistema complexo, que envolve a captação de informações externas e feedbacks internos do sistema nervoso e do sistema osteomuscular em constante adaptação para manter os movimentos coordenados e sincronizados.
    Equilíbrio é uma capacidade física que, como qualquer outra, precisa ser treinada e, quase sempre, é negligenciada pelos atletas, que acreditam que ela estará naturalmente presente.
     À medida que envelhecemos, todas as capacidades físicas sofrem um declínio, e aliada à diminuição da acuidade visual, força e audição, estabelece-se um quadro perfeito para diminuir o rendimento e principalmente provocar quedas e lesões.
     É necessário incluir nos treinos, desde a juventude, exercícios específicos de equilíbrio que vão melhorar não só a propriocepção do atleta como irão fortalecer os pequenos músculos que estabilizam as articulações, garantindo assim maior controle e precisão nos movimentos.
    O método Pilates tem como característica promover um equilíbrio físico e mental indispensável para mantermos a consciência de como nos movemos, buscando sempre a integração de todo o corpo na realização de qualquer movimento.
     Esta busca do equilíbrio se mostra presente durante toda a prática, sempre respeitando as necessidades e possibilidades de cada pessoa. No método Pilates os exercícios são dinâmicos e reproduzem nossa movimentação cotidiana.
     A evolução do método se dá com a diminuição progressiva das bases de apoio do corpo até a realização dos exercícios, em bases instáveis e móveis que desafiam não só o equilíbrio, mas o controle, a força, a flexibilidade e a precisão dos movimentos, buscando, ao mesmo tempo, fluência e naturalidade.
     A respiração, aliada ao controle abdominal, não só facilita a execução dos movimentos como promove um senso de centramento tanto da mente como do corpo.
    Cada vez fica mais claro para os atletas o quão importante é ir além do treinamento específico para se atingir um bom desempenho. Mais ainda, a atividade física tem como fator de maior importância a manutenção da saúde em qualquer fase da vida.
     Incluir uma rotina de exercícios de equilíbrio em seus treinos trará não só benefícios físicos, tornará sua vida mais segura e fará de você uma pessoa muito mais confiante e preparada para agir de forma mais consciente e assertiva.
 

FONTE:  http://cgpapilates.blogspot.com.br/2010/11/vamos-falar-de-equilibrio.html


Abraço
Ivna Caroline

57 comentários:

  1. legal mas falta informacão!

    ResponderExcluir
  2. OI EU SOU UM ROBÔ E VIM DO FUTURO DIZER QUE HOJE É UM DIA DEPOIS DE ONTEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...................Viajou..................

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkk
      Posso dizer qual é a galinha que quando cai fica louca ?
      A galinha caipira. Kkk
      Cai-pira ' tendeu ?

      Excluir
    3. a pessoa não ter o que fazer é foda, aí utiliza o espaço pra adicionar informações pra falar bosta

      Excluir
  3. eu comu comu e comu e nao engordo
    tenho 1,80 65 Kg
    muito chato
    que merda

    ResponderExcluir
  4. muito bom o site me ajudou para um trabalho recomendo :)

    ResponderExcluir
  5. muito bom nao me ajudou em nada essa pora

    ResponderExcluir
  6. Eu gosteeeeeei,As informações são boooas ! tbm recomendo !

    ResponderExcluir
  7. não me ajudou em nada esse site , faltou as divisões e os tipos de equilíbrio ..'

    ResponderExcluir
  8. 'nem li td,mas ta um selena gomez.melhora isso floor

    ResponderExcluir
  9. ta uma bosta que merda eu perder meu tempo nesse blosta

    ResponderExcluir
  10. Legal, mas quais são os exercícios para se treinar o equilíbrio??? Eu gostaria muuuuito se saber, seria bem útil pra mim.
    Obg...

    ResponderExcluir
  11. Gnt vdd ai não esta td completo , mas se vocês andarem pesquisando em outros sites encontraram !!
    Ai ele não explica quais são os tipos de equilibrio ele só cita o nome

    -EQUILÍBRIO DINÂMICO : QUANDO O CORPO ESTÁ EM MOVIMENTO REGULAR

    -EQUILÍBRIO ESTÁTICO : QUANDO SEU CORPO NÃO FAZ NEM UM MOVIMENTO OU SEJA , QUANDO O CORPO ESTÁ PARADO (REPOUSO)

    -EQUILIBRIO RECUPERADO : RECUPERAÇÃO DO EQUILÍBRIO APÓS O CORPO TER ESTADO EM MOVIMENTO

    ResponderExcluir
  12. esta otimo vcs que fez este texto esta de parabens mim ajudou muito obg...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo vai fazer alguma coisa do que ficar falando merda no chat

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. falta conteúdo...
    informação...

    ResponderExcluir
  16. Excelente explicação, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  17. Esses são os comentários mais ridículos e engraçados sobre um site q já vi em toda a minha vida KSKSKSKKSKSKS

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei bastante do conteúdo, porém o que eu acho que estraga é esses comentários, que não vão fazer diferença alguma na vida. Ficam fazendo piadinhas, outros falando palavrão. Isso prejudica o site, então por favor se for comentar alguma coisa comente algo útil. Que venha fazer edificação ao site e ajudar eles, e também comente coisas sobre o conteúdo. De sua opinião. Exemplo: gostei, não gostei, etc... Que nem o primeiro comentário, que gostou, porém acho que precisava de algo a mais. Muito obrigado, e parabéns pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  19. E também outros comentários que elogiaram, e os que não gostaram não precisam falar palavras desagradáveis. Podem falar que não gostou etc... Só uma observação para demonstrar o quanto essas pessoas que ficam colocando esses comentários inúteis são desagradáveis, a pessoa que escreveu esses 2 textos foi uma criança de 11 anos, sim uma criança de 11 ano, no eu que estou escrevendo
    E é isso.

    ResponderExcluir
  20. Valeu me ajudou nada

    ( )--------------------------------------
    ( )--------------------------------------

    ResponderExcluir