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quarta-feira, 21 de março de 2012

CAPACIDADE FÍSICA - EQUILÍBRIO

Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Quando falamos em equilíbrio estamos nos referindo aqui à capacidade física que nos permite sustentar o corpo em diferentes posições estáticas ou dinâmicas, contra a gravidade.
     É um sistema complexo, que envolve a captação de informações externas e feedbacks internos do sistema nervoso e do sistema osteomuscular em constante adaptação para manter os movimentos coordenados e sincronizados.
    Equilíbrio é uma capacidade física que, como qualquer outra, precisa ser treinada e, quase sempre, é negligenciada pelos atletas, que acreditam que ela estará naturalmente presente.
     À medida que envelhecemos, todas as capacidades físicas sofrem um declínio, e aliada à diminuição da acuidade visual, força e audição, estabelece-se um quadro perfeito para diminuir o rendimento e principalmente provocar quedas e lesões.
     É necessário incluir nos treinos, desde a juventude, exercícios específicos de equilíbrio que vão melhorar não só a propriocepção do atleta como irão fortalecer os pequenos músculos que estabilizam as articulações, garantindo assim maior controle e precisão nos movimentos.
    O método Pilates tem como característica promover um equilíbrio físico e mental indispensável para mantermos a consciência de como nos movemos, buscando sempre a integração de todo o corpo na realização de qualquer movimento.
     Esta busca do equilíbrio se mostra presente durante toda a prática, sempre respeitando as necessidades e possibilidades de cada pessoa. No método Pilates os exercícios são dinâmicos e reproduzem nossa movimentação cotidiana.
     A evolução do método se dá com a diminuição progressiva das bases de apoio do corpo até a realização dos exercícios, em bases instáveis e móveis que desafiam não só o equilíbrio, mas o controle, a força, a flexibilidade e a precisão dos movimentos, buscando, ao mesmo tempo, fluência e naturalidade.
     A respiração, aliada ao controle abdominal, não só facilita a execução dos movimentos como promove um senso de centramento tanto da mente como do corpo.
    Cada vez fica mais claro para os atletas o quão importante é ir além do treinamento específico para se atingir um bom desempenho. Mais ainda, a atividade física tem como fator de maior importância a manutenção da saúde em qualquer fase da vida.
     Incluir uma rotina de exercícios de equilíbrio em seus treinos trará não só benefícios físicos, tornará sua vida mais segura e fará de você uma pessoa muito mais confiante e preparada para agir de forma mais consciente e assertiva.
 

FONTE:  http://cgpapilates.blogspot.com.br/2010/11/vamos-falar-de-equilibrio.html


Abraço
Ivna Caroline

23 comentários:

  1. legal mas falta informacão!

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  2. ehehehehehehehehe. rs.

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  3. OI EU SOU UM ROBÔ E VIM DO FUTURO DIZER QUE HOJE É UM DIA DEPOIS DE ONTEM

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    1. ...................Viajou..................

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  4. Respostas
    1. eu comcordo com o primeiro comentario ta faltanado um pouco mais de informaçao

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    2. E está faltando estudo p vc o A-NÔ-NI-MO...

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  5. eu comu comu e comu e nao engordo
    tenho 1,80 65 Kg
    muito chato
    que merda

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  6. muito bom o site me ajudou para um trabalho recomendo :)

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  7. muito bom nao me ajudou em nada essa pora

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  8. Eu gosteeeeeei,As informações são boooas ! tbm recomendo !

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  9. não me ajudou em nada esse site , faltou as divisões e os tipos de equilíbrio ..'

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  10. 'nem li td,mas ta um selena gomez.melhora isso floor

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  11. ta uma bosta que merda eu perder meu tempo nesse blosta

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  12. Legal, mas quais são os exercícios para se treinar o equilíbrio??? Eu gostaria muuuuito se saber, seria bem útil pra mim.
    Obg...

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