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sexta-feira, 29 de junho de 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

Dores de inverno: Para combater os males do frio sobre o corpo humano, a regra é: mexa-se!

Inspirados por filmes e notícias de outros países, quem de nós já não sonhou em curtir o inverno frente à lareira, enrolado em uma manta? Embora esse aconchego seja tentador, certamente não é acessível a todos e acaba sendo uma possibilidade distante da realidade. O frio está chegando e, para muita gente, pode trazer problemas como dor nos ossos, nas articulações, na musculatura; sintomas de artrose e de bursite se acentuam; dor de ouvido, dor de cabeça; sem falar nas gripes e resfriados e suas respectivas dores no corpo. O que fazer?
Primeiro nem sonhe em ficar parado frente à lareira. Mesmo que possível, essa não seria mesmo a melhor opção para a saúde. Veja a seguir dúvidas muito comuns das pessoas relacionadas ao inverno e como movimentar-se pode evitar diversos problemas, impedindo que o corpo enferruje nesta estação do ano.

1. Pessoas mais magras sentem mais frio?
As pessoas mais magras tendem a sofrer mais com a queda de temperatura, porque a gordura corporal dá uma proteção ao frio. Portanto, sentem mais frio em relação aos mais gordinhos. O corpo humano tem temperatura estável, por volta de 36 graus, dependendo de cada um. Quando faz calor precisa perder temperatura e quando esfria muito é o contrário, há necessidade de ganhar temperatura.

2. As pessoas ficam pálidas no inverno?
Ocorre que, com o frio, os vasos se escondem e o coração passa a bater mais forte para manter a temperatura corporal. Este esforço resulta na palidez do rosto.

3. Os ossos doem mais no inverno?
A resposta é sim! E há explicação para isto. É fato que, nos dias frios, aumenta a possibilidade de constrição vascular (diminuição do fluxo de sangue nos vasos do corpo) e a pessoa se encolhe ao sentir o frio, tensionando músculos e nervos. A tendência é de os músculos ficarem mais tensos ou terem contratura, o que ajuda a tornar algumas partes do corpo doloridas. Ficar encolhido pode afetar a postura e provocar dores na coluna. Além disso, nas articulações, o líquido sinovial — que fica mais espesso com o esfriamento do corpo —, pode gerar incômodos também.
Apesar dos poucos estudos sobre o impacto da baixa temperatura no organismo das pessoas, é fato que queixas de desconforto nos ossos, articulações e músculos são muito comuns nos consultórios médicos durante o inverno. O clima frio é um problema mais sério para quem sofre de algumas doenças crônicas. Na área de ortopedia há muitas reclamações de dores nas articulações. Os sintomas da artrose ou da bursite ficam acentuados. Não se sabe ao certo se a responsável por provocar as dores é a temperatura baixa ou a umidade do ar. Sem contar a sensação térmica, que é a temperatura percebida pelo corpo humano diante da conjunção do frio com o vento, que resulta em mais frio do que a temperatura marcada pelos termômetros. O fato é que as pessoas admitem que ficam sem disposição para a atividade física quando faz frio, o que é um erro para a saúde.

4. No inverno, é melhor tratar os problemas no corpo com bolsa de água fria ou quente?
Na verdade, tanto faz. Há uma controvérsia em fisioterapia sobre qual é a melhor opção para tratamento: o uso de calor ou frio? Digo que cada um tem uma função apropriada para cada problema e pode-se usar até alternadamente gelo ou bolsa de água quente ou o calor de lâmpadas. O tratamento com frio é mais completo porque é analgésico, a aplicação diminui a sensibilidade local e reduz a inflamação, quando ela existe. Em todo caso, havendo intolerância ao gelado porque a temperatura ambiente está muito baixa, o paciente pode fazer compressa quente. O calor faz com que aumente a circulação nos vasos associados, melhora a circulação na região e intensifica a atividade. A alternância entre o frio e o calor serve para tirar o inchaço do local.

5. Frio demais dá dor de cabeça?
A constrição sanguínea ou a contração muscular podem provocar dores na cabeça. Por isso, convém se agasalhar, usando toca ou chapéu, para manter esta parte do corpo mais relaxada. Dentro deste tema, algumas pessoas sentem dor de cabeça quando tomam sorvete, mesmo que no verão. A explicação é a mesma: o frio do sorvete afeta a temperatura do sangue e dos músculos e desencadeia os mesmos sintomas de quando a temperatura ambiente não está alta.

6. O choque térmico provoca mesmo doenças?
Aqui a informação importante, principalmente para quem sofre de doenças reumáticas: a troca de calor para frio ou vice-versa não causa a dor. A friagem sentida ao abrir a geladeira logo após tomar um banho quente, o chamado golpe de ar, já foi acusada de provocar paralisia facial. Hoje, não há discordâncias quanto a isto: a paralisia é provocada por um AVC, um derrame cerebral.

7. E gripes e resfriados?
As mudanças de temperatura podem ajudar a desencadear um quadro de resfriado. As gripes porém são transmitidas por microorganismos e independem de mudanças de temperaturas. Gripes e resfriados são doenças muito mais incidentes no inverno do que no verão. Por isso, recomenda-se a vacinação anual, inclusive dos tipos mais graves, como a causada pelo vírus H1N1, e evitar as mudanças bruscas de temperatura, protegendo sempre o corpo com agasalhos. No frio, o nariz e a garganta parecem mais sensíveis quando a pessoa apresenta um quadro de gripe e resfriado. Convém manter a higiene e ficar atento a novos sintomas, que poderão exigir outros medicamentos, sempre indicados pelo médico. Aliás, não se deve automedicar mesmo no caso de um simples resfriado.

8. Como ficar bem disposto nos dias frios?
Os músculos e articulações frequentemente parados ajudam a aumentar sintomas de muitos problemas de saúde, pela perda de flexibilidade. Com o passar do tempo, o sedentarismo tem sido o grande vilão da saúde. Como ninguém quer perder a autonomia quando ficar mais velho, a dica é mexer o corpo agora. Recomendo duas coisas muito simples: fazer alongamento e caminhada, fortes aliados no combate às dores de inverno. Estas atividades físicas são complementares e recomendadas quase que para todas as pessoas, em qualquer idade.

9. Como o alongamento ajuda?
Antes de fazer qualquer exercício físico, o alongamento é essencial e no frio, sua importância é crucial para destravar ossos, músculos e nervos para que o sistema locomotor funcione plenamente e com toda a facilidade. Os exercícios de alongamento são simples e podem ser praticados a qualquer momento. Ao levantar, espreguice e no trabalho ou na escola, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo em uma só posição. A maneira correta de se alongar é observar a postura ereta, posicionando a coluna reta, alinhada com a cabeça (para isto, utilize o queixo como guia: ele deve ficar paralelo ao chão). A partir daí, movimente braços, pernas e pescoço, esticando a musculatura e relaxando. Fique atento ao trabalho de músculos e articulações, que devem ser dobradas e desdobradas. O ideal é fazer alongamento pelo menos uma vez ao dia, todos os dias. Cada movimento convém ser repetido três ou quatro vezes. No caso do alongamento ser praticado antes e depois da prática esportiva, é recomendável que a sessão dure cerca de dez minutos.

10. Como o hábito de realizar caminhadas pode ajudar?
O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a caminhada continue a ser uma prática saudável, mesmo no inverno. É importante saber que a respiração se altera na caminhada no inverno, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo – cerca de 36 graus centígrados. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados.
E quais os cuidados para caminhar no inverno? Atenção redobrada ao alongamento! O alongamento deve ser feito, no mínimo, por 15 minutos. Mãos, pés e cabeça precisam de estimulação extra. Faça movimentos contínuos para que fiquem aquecidos. Além disso, não esqueça o agasalho, inclusive para as extremidades do corpo. Aconselho a caminhada pela manhã. Em outro horário é preciso proteger a pele porque mesmo no inverno os raios solares são nocivos e, quem mora em cidade grande, pode evitar as horas do meio do dia por causa da poluição do ar.
O exercício mexe com a musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Faça também um alongamento em todo o corpo, como se estivesse espreguiçando. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes, e para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda. Caminhar ajuda a aumentar a resistência, o que ajuda a evitar resfriado e gripe. A receita do esquimó é correta: não deixe de movimentar o corpo, mesmo que haja muita neve lá fora.

Fabio Ravaglia - médico ortopedista e mestre em cirurgia.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Olimpíadas 2012

Acontecerão, entre os meses de julho a agosto de 2012 na cidade de Londres (Inglaterra), os XXX Jogos Olímpicos. A abertura será realizada  no dia 27 de julho. A cerimônia de encerramento ocorrerá no dia 12 de agosto. O lema dos jogos será "Live is one" ("Viva como se fosse o único"). As duas cerimônias acontecerão no Estádio Olímpico de Londres.
O estádio Olímpico de Londres está sendo construído no Parque Olímpico. Sua capacidade será de 80.000 espectadores. Com toda estrutura em aço, o estádio receberá as cerimônis de abertura e encerrado, assim como todas as provas de atletismo.
As cerimônias de abertura e encerramento serão vistas pela televisão por, aproximadamente, 4 bilhões de pessoas no mundo todo
Os mascotes das Olimpíadas de Londres se chamam Wenlock e Mandeville. São duas gotas de aço feitas em animação de cartoon.



http://www.suapesquisa.com/olimpiadas2012/



Ivna Caroline

segunda-feira, 18 de junho de 2012

sábado, 16 de junho de 2012

CAMPEONATO INTERSÉRIES DE HANDEBOL GENERAL OSÓRIO


3º B time campeão 


A prática da modalidade handebol foi por muito tempo esquecida da pratica pedagógica no Colégio Estadual Osório. Entretanto no ano de 2012 através do PIBID resgatou-se essa prática.
Com o fechamento dos conteúdos sobre handebol (regras e fundamentos), foi realizado um mini-campeonato entre os alunos da mesma sala durante as aulas de educação física. Após determinados os campeões, foi criado um novo campeonato interséries com os vencedores de cada turma, para definir o grande campeão do colégio.
Os jogos eram realizados durante o recreio, na quinta-feira dia 16 de junho de 2012 foi realizada a final do campeonato entre o 3ºB e 2ºC. Foi um jogo disputado do começo ao fim mais quem levou a melhor foi à turma do 3ºB que sagrou se campeã dos jogos. 


Chave da competição 



quinta-feira, 14 de junho de 2012

Situação de jogo no handebol

Bom dia amigos e amigas!

Hoje iremos retratar uma situação de jogo
no Handebol.

1- Orientações para o jogo individual

1.1- Prioridade de um jogador com bola no ataque

1.1.1 O que esse jogador deve fazer?

a) Se puder arremessar, arremesse. Se não puder?

b) Passa. Para quem? Ao companheiro melhor situado.
Mas quem é o companheiro melhor situado? O que está
livre do oponente. E se tivermos dois companheiros livres
do oponente - passa para o que está mais próximo do gol.
E se nós temos dois companheiros na mesma situação?
Passa ao que está com o melhor ângulo para realizar
arremesso.

c) Se não pode passar?
Driblar a bola protegendo-a. Se não puder driblar?
Proteger a bola provocando a falta do adversário.



Att. Bruno José Gabriel

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cuidados com a voz do professor


            Cada profissão existente em nosso mundo necessita de uma especialidade, por exemplo, a do médico e a do dentista eles têm que estar com as mãos em perfeito estado podendo assim cuidar de seus pacientes, igualmente, a de um enfermeiro. Já um cantor necessita que sua voz sempre esteja em perfeito funcionamento, pois sem ela o cantor não é nada, assim como os atores e também os interpretes. Isso ocorre também com o nosso mestre do saber, ou seja, o professor este que precisa de sua voz para transmitir os conhecimentos necessários aos seus alunos.
            Porém com o passar dos anos nesta admirada profissão que é a do docente a voz vai ficando mais fraca, já que o professor tem que gritar e falar todos os dias com seus alunos para que todos da classe ouçam e com isso quem sofre são as cordas vocais do professor. E o que muitas vezes acontece é que o barulho da sala e muitas vezes os ruídos da rua, por exemplo, acabam interferindo na fala do professor, já que o mesmo tem que falar mais alto, ou seja, ele acaba falando alto sem ao menos perceber. Muitas vezes a rouquidão da voz, alguma perda ou até mesmo falha na voz dos docentes são ocasionadas pelo uso indevido da voz. E quando isso ocorre com os profissionais do sabe são necessários alguns cuidados que ajudam e muito as cordas vocais.
           Alimenta-se bem, por exemplo, realizar atividades físicas, e principalmente ingerir muita água. Enfim estes são alguns cuidados que ajudam as cordas vocais, ou seja, estão ligados a uma boa saúde. Mas o correto seria que as maiorias dos docentes se preocupassem mais com o principal objeto de trabalho, pois em muitos casos por não poderem mais falar os profissionais desta área são obrigados a deixar de exercer a profissão. Por isso é necessário que se previnam antes mesmo de ocorrer algo mais grave com as cordas vocais.
           Então professores fiquem atentos a qualquer ronquidão, ou cansaço ao falar, algumas dores na região da garganta vão a um fonoaudiólogo e claro não abuse da voz, pois ela é o nosso principal meio de comunicação que temos com o mundo e vale a pena zelá-la.

http://www.guiagratisbrasil.com/cuidados-com-a-voz-do-professor/


Leana Gioia Siqueira

Regra 01 do Futsal

Bom dia amigos e amigas!

Hoje iremos abordar sobre a Regra 01
do Futsal.

Regra 01 - Quadra de Jogo
1- Dimensões

- Um retângulo: Comprimento mínimo de 25 metros e
máximo de 42 metros; Largura mínima de 16 metros e
máxima de 25 metros.

- Composição básica da quadra de futsal:
Linhas laterais, linhas de fundo, linha central
(divide a quadra em duas partes iguais), áreas
de gol.

3- Marcação da quadra

- Todas as linhas demarcatórias deverão ser bem visíveis,
com oito (8) centímetros de largura e pertencem as zonas
que demarcam.




Att. Bruno José Gabriel

sábado, 9 de junho de 2012

O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?!

Chega uma hora em nossa vida em que essa dúvida, passa de pergunta infantil para uma dúvida tremenda... Não é fácil escolher o que queremos fazer por toda a vida...
Frente  esta dúvida, quer você esteja prestes a prestar vestibular, esteja se preparando para as etapas do PSS, pensando voltar a estudar ou sei lá...
Vou garantir uma coisa, você precisará estudar muito, abrir mão de muitas coisas e traçar as suas proridades...
Segue o link para fazer um teste vocacional e nas minhas postagens seguintes falarei um pouco das profissões, em particular da fase acadêmica, aquela pós-vestibular...
Assim, você saberá o que se passa, o que se estuda até chegar a ser um profissional de determinada área.
http://www.mundovestibular.com.br/pages/teste_vocacional.html
http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/

Aqui o vídeo do Grupo de Estudos Pré Vestibular, o qual eu fiz enquanto aluna e depois voltei como voluntária...


Acrdite o cursinho que eu fiz foi assim...


Até a próxima!
Abraço Ivna

quarta-feira, 6 de junho de 2012

DIFERENÇAS ENTRE O FUTEBOL E FUTSAL



Embora sejam dois esportes muito semelhantes o futebol e o futsal possuem algumas diferenças. Tais diferenças confundem os não amantes dos esportes. Para ajudar estas pessoas organizei uma lista com as principais diferenças entre as duas modalidades.
1-    Campo de jogo- 
Futsal- comprimento (entre 42m e 25m), largura (entre 25m e 16m). É jogado em um uma quadra plana e em um piso rígido.
Futebol-comprimento (entre 120m e 90m), largura (entre 90m e 45m). Joga-se em um campo de grama ou em gramado artificial.
2-    Bola- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm. Já a de campo possui circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm.  
3-    Metas (Gol)- As metas devem ser colocadas no centro de cada linha de meta. Consiste em dois postes verticais uma barra horizontal (travessão). No campo a distância entre os postes é de 7,32m (largura) x 2,44m (altura), já no futsal as dimensões são menores 3m (largura) x 2m (altura).
4-    Chuteira- devido a diferença dos pisos no futebol de campo os jogadores usam chuteiras com travas para ter mais segurança e evitar quedas no jogo. No futsal como a quadra é plana e rígida joga-se com um tênis sem travas.
5-    Número de substituições- no futsal as substituições são ilimitadas e um jogador substituído pode voltar a jogar novamente na mesma partida. As substituições devem ser feitas na área de substituição. Já no futebol um jogador substituído não pode voltar na mesma partida e o número máximo permitido em competições supervisionadas pela FIFA é de 3 substituições, mas demais partidas o número de substituições pode ser alterado se houver um consenso entre os técnicos e o árbitro.
6-    Faltas acumulativas- ao contrário do futebol de campo que não tem uma punição para um número excessivo de faltas, em um jogo de futsal são permitidas apenas 5 faltas por período de jogo, se esse número for ultrapassado a partir da  sexta falta será cobrado um tiro livre direto da marca dos 10 metros.
7-    Duração da partida- em uma partida de futebol são dois tempos de 45 minutos com 15 minutos de intervalo entre eles, já no futsal são os mesmos 2 tempos mas a duração é reduzida para 20 minutos e 10 de descanso entre eles. A diferença entre eles além do tempo esta na forma de marcar o tempo no campo são 45 minutos livres cada tempo mais os acréscimos, e no futsal são 20 minutos cronometrados, ou seja, sempre que a bola sai do campo de jogo o tempo é parado, no futsal não se tem acréscimo no tempo da partida.
8-    Tiro de meta- o tiro de meta no futsal é cobrado apenas pelo goleiro e com as mãos, no futebol de campo o tiro de meta é cobrado com os pés e qualquer jogador do time pode fazer essa cobrança.
9-    Saída lateral- no futebol cobra-se o arremesso lateral com as mãos, já no futsal quando a bola sai pelas linhas laterais ela é reposta em jogo com os pés.
10- Árbitros- no futsal são 2 árbitros principais que possuem o mesmo poder de decisão, já no futebol de campo existe um árbitro principal que tem o poder de conduzir o jogo e dois árbitros auxiliares(bandeiras) que tem como função principal marcar o impedimento.
11- Impedimento- no futsal ao contrario do futebol de campo não há impedimento.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas duvidas, até mais queridos alunos.


Edilson de Oliveira





domingo, 3 de junho de 2012

A família é responsável pelo aprendizado escolar dos filhos


Para a maioria dos professores, o ambiente familiar é preponderante na Educação de crianças e jovens. O resultado aparece na pesquisa Qualidade da Educação, da Fundação SM e da Organização dos Estados Ibero-Americanos, de 2008, que ouviu quase 9 mil docentes. A escola tem uma influência menor.

Os entrevistados têm razão? Em parte. Família e escola compartilham a responsabilidade de educar, mas com objetivos, conteúdos e métodos diferentes. O tipo de aprendizagem acaba definindo o foco de ação de cada uma das partes.

"A escola é responsável pelo núcleo formal do ensino da leitura, da escrita e da Matemática e suas regras e seus parâmetros científicos, entre outros conteúdos", aponta Ana Costa Polonia, da UnB. Isso não quer dizer que a criança não possa ter contato com a Matemática em casa - tal ação pode contribuir com o ensino formal. Na cozinha, ela aprende a identificar quantos ovos e xícaras de leite e açúcar vão em uma receita de bolo. Na sala de aula, a mesma receita será escrita com símbolos matemáticos.

Até o século 19, o ensino ficava a cargo da família ou de pequenos grupos, cada um de seu jeito. Depois, a escola assumiu o papel de formalizar os conhecimentos, ampliá-los, sistematizá-los e torná-los comuns a todos. "Boa parte da Educação oferecida pela família foi deslegitimizada", conta Ana Maria Almeida, docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Focus, grupo de pesquisa sobre a instituição escolar e as organizações familiares.

Agora a situação é diferente. A família, antes afastada, está sendo convocada a participar. A mudança veio com as teorias pedagógicas centradas nos alunos, que passaram a levar em consideração o que ocorre com a criança fora do contexto escolar. "É uma novidade histórica: os professores não concebem mais sua atuação desvinculada da família", comenta Maria Alice Nogueira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

É preciso conhecer os pais, onde e como vivem e identificar os saberes que vêm de casa, mas a escola não pode abdicar do seu papel: o trabalho formal e sistemático com o conhecimento. "Pais não são professores. O conteúdo escolar é uma tarefa docente", enfatiza Ana Polonia.
 

Leana Gioia Siqueira