Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

Carregando...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Obesidade: Etiologia, Morbidade e Tratamento

A obesidade pode ser considerada o mais antigo distúrbio metabólico onde é possível verificar sua existência desde em múmias egípcias e esculturas gregas.
Hoje em dia, esse distúrbio nutricional pode ser considerado o mais importante nos países desenvolvidos, onde sua prevalência tem aumentado muito, atingindo cerca de 10% da população.
Considerada uma epidemia mundial, a obesidade que alta taxa de mortalidade, atinge praticamente todas as raças, ambos os sexos e principalmente indivíduos que se encontram na faixa etária entre 25 e 44 anos.
A causa mais provável desse aumento de incidência se dá por uma dieta rica em gorduras, açúcares e alimentos refinados, pobre em fibras associada à de pouca atividade física, ou seja, muito consumo e pouco gasto calórico.
Outros fatores que influenciam no aumento da gordura corporal são a predisposição genética, fatores ambientais e desordens psicológicas.
Indivíduos obesos tem maior predisposição à desenvolverem algumas doenças como o diabetes mellitus, hipertensão Arterial, doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças do trato digestivos, disfunções endócrinas, problemas pulmonares, artrite, entre muitas outras.
O tratamento da obesidade é constituído de diversos etapas como diminuição da ingesta calórica, aumento da atividade física e, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos e até mesmo tratamento psicológico. A mudança no comportamento da pessoa com excesso de peso é fundamental para o sucesso de seu tratamento.


Referência Bibliográfica
FRANCISCHI, R., PEREIRA, L., FREITAS, C., et al.. Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev. Nutr., Campinas, 13(1): 17-28, jan./abr., 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário