Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FUTEBOL É UM ESPORTE SEM LÓGICA?

Olá pessoal, segue em anexo uma crônica que postei
no site do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, apesar
de não ser atual, vale a pena uma leitura para conhecer
esse gênero narrativo.

Aproveito para parabenizar os Red Rocks, campeões
da gincana do PIBID 2011.

Bruno José Gabriel
Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade


O tema que motivou esta crônica aconteceu no dia 1o de Julho de 2009. Data em que o Sport Clube Corinthians Paulista empatou com o Sport Clube Internacional e sagrou-se campeão da Copa do Brasil. Fato que lhe garantiu vaga na próxima Copa Libertadores da América (2010). Então novamente surgiram indagações quanto ao futuro do Corinthians: Mais uma participação frustrada, ou será que chegou a hora do Timão?
Não se pretende buscar respostas e/ou fazer previsões, pois como dizem os Buenos da vida: "o futebol é uma caixinha de surpresa", expressão que desqualifica qualquer tipo de futurologia. Por isso, optamos em apresentar dados estatísticos que podem ou não ajudar os torcedores a manter suas esperanças para essa temporada.
Na busca por informações da atuação dos clubes brasileiros na competição, a Rede Mundial de Computadores foi à mediação entre o pesquisador e a temática. Nossa análise foi feita de acordo com os resultados obtidos neste torneio por três clubes grandes e tradicionais do futebol brasileiro.
1. O São Paulo Futebol Clube apresenta quinze participações, obtendo três títulos, assim sendo um título a cada cinco participações e 20% de aproveitamento;
2. O Cruzeiro apresenta onze participações para três títulos, assim sendo um título para cada cinco anos e meio e 18,11% de aproveitamento;
3. O Internacional apresenta cinco participações para um título, assim sendo um título a cada cinco participações e 20% de aproveitamento;
No caso do Corinthians tornar-se campeão da atual Libertadores, terá dez participações e um título. O que nos daria 1 título a cada 10 participações e neste caso 10% de aproveitamento.
Observando estes números, estou propenso a acreditar que os torcedores mais supersticiosos podem sim ter esperança na temporada 2010, pois em termos estatísticos seu clube de coração pode igualar os demais e ainda de quebra levar um título tão aguardado, que viria no ano do centenário do clube.
Supersticiosos de plantão foi apresentado mais um ingrediente para esperança de dias melhores. Por outro lado, não podemos esquecer que estes são somente dados estatísticos e como já dizia o saudoso Nelson Rodrigues "o futebol não tem lógica, ou melhor, tem a lógica de cada partida". E depois do resultado de quarta-feira diante do Flamengo, não sei se podemos acreditar em probabilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário