Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FUTEBOL É UM ESPORTE SEM LÓGICA?

Olá pessoal, segue em anexo uma crônica que postei
no site do Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade, apesar
de não ser atual, vale a pena uma leitura para conhecer
esse gênero narrativo.

Aproveito para parabenizar os Red Rocks, campeões
da gincana do PIBID 2011.

Bruno José Gabriel
Grupo de Estudos Esporte, Lazer e Sociedade


O tema que motivou esta crônica aconteceu no dia 1o de Julho de 2009. Data em que o Sport Clube Corinthians Paulista empatou com o Sport Clube Internacional e sagrou-se campeão da Copa do Brasil. Fato que lhe garantiu vaga na próxima Copa Libertadores da América (2010). Então novamente surgiram indagações quanto ao futuro do Corinthians: Mais uma participação frustrada, ou será que chegou a hora do Timão?
Não se pretende buscar respostas e/ou fazer previsões, pois como dizem os Buenos da vida: "o futebol é uma caixinha de surpresa", expressão que desqualifica qualquer tipo de futurologia. Por isso, optamos em apresentar dados estatísticos que podem ou não ajudar os torcedores a manter suas esperanças para essa temporada.
Na busca por informações da atuação dos clubes brasileiros na competição, a Rede Mundial de Computadores foi à mediação entre o pesquisador e a temática. Nossa análise foi feita de acordo com os resultados obtidos neste torneio por três clubes grandes e tradicionais do futebol brasileiro.
1. O São Paulo Futebol Clube apresenta quinze participações, obtendo três títulos, assim sendo um título a cada cinco participações e 20% de aproveitamento;
2. O Cruzeiro apresenta onze participações para três títulos, assim sendo um título para cada cinco anos e meio e 18,11% de aproveitamento;
3. O Internacional apresenta cinco participações para um título, assim sendo um título a cada cinco participações e 20% de aproveitamento;
No caso do Corinthians tornar-se campeão da atual Libertadores, terá dez participações e um título. O que nos daria 1 título a cada 10 participações e neste caso 10% de aproveitamento.
Observando estes números, estou propenso a acreditar que os torcedores mais supersticiosos podem sim ter esperança na temporada 2010, pois em termos estatísticos seu clube de coração pode igualar os demais e ainda de quebra levar um título tão aguardado, que viria no ano do centenário do clube.
Supersticiosos de plantão foi apresentado mais um ingrediente para esperança de dias melhores. Por outro lado, não podemos esquecer que estes são somente dados estatísticos e como já dizia o saudoso Nelson Rodrigues "o futebol não tem lógica, ou melhor, tem a lógica de cada partida". E depois do resultado de quarta-feira diante do Flamengo, não sei se podemos acreditar em probabilidades.

Importância e benefícios da atividade física na saúde

As evidências estão aumentando e são mais convincentes que nunca! Pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente. Atividade física regular reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta.
Atividade física também:
* ajuda a controlar o peso corporal;
*contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
* reduz o índice de quedas em idosos;
* ajuda a aliviar a dor da artrite;
* diminui os sintomas de ansiedade e depressão;
* e está associada a menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação.

Ainda mais, a atividade física não precisa ser extenuante para ser benéfica e pessoas de todas as idades obtêm benefícios ao participar regularmente de atividade física moderada por 5 ou mais dias da semana.
Atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os risco de morte prematura das seguintes formas:
  • Reduz o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e as chances de morrer disso
  • Reduz o risco de infarto.
  • Reduz o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque.
  • Diminui tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL.
  • Diminui o risco de desenvolver pressão alta.
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão.
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina).
  • Reduz o risco de câncer de cólon.
  • Ajudas as pessoas a conseguirem e manter um peso ideal.
  • Reduz os sentimentos de depressão e ansiedade.
  • Promove o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse.
  • Ajuda a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis.
  • Ajuda pessoas mais velhas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair o ficar excessivamente cansadas.
A falta de atividade física pode prejudicar sua saúde? Evidências mostram que pessoas que não praticam atividades físicas definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar.
Créditos:Tradução: copyright © 2005 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Colégio Estadual General Osório


O colégio Estadual General Osório, onde estamos realizando o PIBID é uma entidade pública estadual de Ensino Fundamental e Médio localizado no município de Ponta Grossa, Paraná.
O General Osório trabalha em regime seriado anual nos três turnos: manhã, tarde e noite, com 12 salas de aulas divididas entre as turmas nos 3 turnos.

Entrando um pouco na história do colégio...
O prédio onde funciona o General Osório foi doado ao Estado do Paraná no ano de 1938, transferido em forma de pagamento de uma divida que o Município tinha com o Estado. A escola começou a funcionar no ano de 1939 como Grupo Escolar, e as atividades escolares iniciaram com cerca de 120 alunos, 7 professores, sendo seu primeiro diretor, Valdevino Lopes.
O nome do patrono do colégio foi em homenagem ao General Manoel Luis Osório, escolhido pelo fato da escola estar localizada próxima ao 13º Batalhão de Infantaria Blindada e era freqüentada principalmente  por filhos de militares e os próprios soldados.
Hoje, o Colégio Estadual General Osório atende 1310 alunos nos seus três turnos, sendo que 5 alunos possuem necessidades educacionais especiais e para atender essa demanda de alunos, o colégio conta do 55 professores, 6 pedagogos, 18 funcionários, 2 diretores auxiliares e o diretor geral.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Obesidade: Etiologia, Morbidade e Tratamento

A obesidade pode ser considerada o mais antigo distúrbio metabólico onde é possível verificar sua existência desde em múmias egípcias e esculturas gregas.
Hoje em dia, esse distúrbio nutricional pode ser considerado o mais importante nos países desenvolvidos, onde sua prevalência tem aumentado muito, atingindo cerca de 10% da população.
Considerada uma epidemia mundial, a obesidade que alta taxa de mortalidade, atinge praticamente todas as raças, ambos os sexos e principalmente indivíduos que se encontram na faixa etária entre 25 e 44 anos.
A causa mais provável desse aumento de incidência se dá por uma dieta rica em gorduras, açúcares e alimentos refinados, pobre em fibras associada à de pouca atividade física, ou seja, muito consumo e pouco gasto calórico.
Outros fatores que influenciam no aumento da gordura corporal são a predisposição genética, fatores ambientais e desordens psicológicas.
Indivíduos obesos tem maior predisposição à desenvolverem algumas doenças como o diabetes mellitus, hipertensão Arterial, doenças cardiovasculares, neoplasias, doenças do trato digestivos, disfunções endócrinas, problemas pulmonares, artrite, entre muitas outras.
O tratamento da obesidade é constituído de diversos etapas como diminuição da ingesta calórica, aumento da atividade física e, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos e até mesmo tratamento psicológico. A mudança no comportamento da pessoa com excesso de peso é fundamental para o sucesso de seu tratamento.


Referência Bibliográfica
FRANCISCHI, R., PEREIRA, L., FREITAS, C., et al.. Obesidade: atualização sobre sua etiologia, morbidade e tratamento. Rev. Nutr., Campinas, 13(1): 17-28, jan./abr., 2000.