Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 25 de julho de 2012

A COISA MAIS IMPORTANTE DA VIDA


Em 1937, na Universidade Harvard, começou o maior estudo já realizado sobre a saúde humana. O projeto, que continua até hoje, acompanha milhares de pessoas. Voluntários de todas as idades e perfis, que têm sua vida analisada e passam por entrevistas e exames periódicos quem tentam responder à pergunta “o que faz uma pessoa ser saudável?” A conclusão é surpreendente. O fato que mais influi no nível de saúde das pessoas não e a riqueza, a genética, a rotina nem a alimentação. São os amigos. “a única coisa que realmente importa é a sua aptidão social - as suas relações com outras pessoas”, diz o psiquiatra George Valliant, coordenador de estudo há 30 anos. Os amigos são o principal indicador de bem-estar na vida de alguém.
Ter laços fortes de amizade aumenta nossa vida em até 10 anos e previne uma série de doenças. Pessoas com mais de 70 anos têm 22% mais chance de chegar aos 80 se mantiveram relações de amizade fortes e ativas – e ter amigos ajuda mais nisso do que ter contato com familiares. Existe até uma quantidade mínima de amigos para que você fique menos vulnerável da Universidade Duke. Quatro. Gente com menos de 4 amigos tem risco dobrado de doenças cardíacas. Isso acontece porque a ocitocina, hormônio que estimula as interações entre as pessoas age no corpo como oposto da adrenalina. Enquanto a adrenalina aumenta o nível de estresse, a ocitocina reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, o que diminui a probabilidade de ataques cardíacos derrames. E pesquisas feitas nos EUA constatam que a ocitocina também aumenta os níveis no sangue de interleucina, componente do sistema imunológico que combate as infecções.
Além de ser fundamental para o bem-estar mental, ter amigos também faz bem ao coração e ao corpo. Mas, se as amizades forem novas, é ainda melhor. A ocitocina dá o impulso inicial as relações e, depois de alguém  tempo, cede o lugar para o sistema da memória, que age mais rápido. Há estudos comprovando que amigos antigos não estimulam a liberação de ocitocina (a não ser quando você os reencontra depois de muito tempo longe). Por isso, tão importante tem quanto ter amigos do peito é fazer novas amizades durante a vida.

Edilson de Oliveira 

fonte: COSTA, Camilla- A coisa mais importante da vida. Revista Super, fevereiro 2011. P.51 e 52

Nenhum comentário:

Postar um comentário