Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 14 de setembro de 2014

       ProNata vem revolucionar a natação ponta-grossense


       O trabalho de iniciação da natação é uma das prioridades da Fundação Municipal de Esportes (Fundesp), que está iniciando as atividades do ProNata, projeto que já está em andamento na Piscina Municipal Guaíra com alunos do Instituto João XXIII e da Guarda Mirim/Instituto Educacional Duque de Caxias e será estendido para as escolas da Rede Municipal de Ensino.
       Para Leopoldo Cunha Neto, presidente da Fundesp, este é um dos programas inovadores que estão sendo implantados pela atual administração municipal, oportunizando à garotada o acesso à Piscina Municipal e buscando novos talentos para o esporte princesino. “É importante que a criança aprenda a nadar, proporcionando maior tranquilidade aos pais; aqui os alunos têm a segurança de instrutores especializados, utilizando uma piscina térmica coberta, evitando que as crianças se aventurem em rios ou lagos, sem ter noção do perigo existente nestes locais”, observa o dirigente. 
       As aulas são para turmas de vinte crianças e acontecem às quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 10h30, para os alunos da Guarda Mirim; e às segundas e sextas-feiras, das 16h30 às 17h30 para os alunos do Instituto João XXIII. 
     A equipe do ProNata é formada pelos professores de Educação Física Hélio Dias Filho, administrador da piscina; Márcio Schade, coordenador do programa; Margarete Ruppel, Tais Soares e Reginaldo Oliveira, responsáveis pela instrução. “Fizemos um curso de salvamento com orientação do Corpo de Bombeiros e estamos preparados para realizar o trabalho de iniciação, oferecendo equipamentos e acompanhando o progresso de cada um dos participantes”, informa Schade. A instrutora Margarete diz que existe uma troca de emoções com as crianças. “Temos um aluno vítima de afogamento, que chegou aqui com medo de entrar na água, foi preciso um trabalho psicológico e hoje ele já está participando normalmente das atividades.” Para Tais, a alegria da garotada na piscina é contagiante, ela que é nadadora afirma que este é o caminho para revelar o potencial de cada um. “Nem todos serão atletas, mas com certeza sairão daqui com muitas e boas lembranças.” Já Reginaldo destaca o aproveitamento da piscina, uma das melhores do Paraná, que já vem recebendo competições oficiais e passa a ter um lado social marcante. “A garotada se diverte muito e o aprendizado fica mais fácil, certamente uma época que ficará gravada na vida deles e na nossa também.” 
    A educadora social da Guarda Mirim, Cláudia Santos, corrobora o depoimento dos instrutores. E afirma que a seleção dos participantes é feita com base no comportamento, notas escolares, frequência às aulas e na ordem unida, disciplina obrigatória na instituição. “E para permanecer no grupo eles precisam manter o padrão para continuar; é um prêmio para os que se destacam.” 
     Na Guarda Mirim são realizadas diversas atividades no contra turno, como artesanato, horta, auxílio nas tarefas escolares, esportes e até a “adoção” de uma praça. “Com o ProNata as crianças têm mais uma motivação, com acesso à piscina e à natação”, completa Cláudia. 

Fonte: http://pontagrossa.pr.gov.br

Atensiosamente.
Caroline Ap. Matias



Nenhum comentário:

Postar um comentário