Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 29 de agosto de 2015

BADMINTON

História do Badminton

     Foi na India que o Badminton nasceu, com o nome de Poona. Oficiais ingleses a serviço neste país gostaram do jogo e levaram-no para a Europa.
     O "poona" passou a se chamar Badminton quando, na década de 1870, uma nova versão do esporte foi jogada na propriedade de Badminton, pertencente ao Duque de Beaufort's, em Gloucestershire, Inglaterra
     Em 1934 foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF), com nove membros: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales. Sua sede se situa, logicamente, em Gloucestershire.
     Nos anos seguintes mais países se tornaram membros, especialmente após a estréia do esporte nas olimpíadas de Barcelona, em 1992. Hoje em dia, existem 130 países membros da IBF, e o número tende a crescer.
   Existem, na atualidade, seis torneios principais promovidos pela IBF: Thomas Cup (campeonato mundial masculino de equipes), Uber Cup (campeonato mundial feminino de equipes), Sudirman Cup (equipes mistas), World Championship, World Juniors e World Grand Prix Finals.
   Em 1995 o Badminton foi incluído nos XII Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, Argentina, e foi jogado novamente, em 1999, nos XIII Jogos Pan-Americanos em Winnipeg, Canadá. Depois disso, a modalidade se firmou no evento sendo esporte que conta medalhas até hoje. Inclusive, em 2007 nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro o Brasil conquistou sua primeira medalha na competição. O feito histórico para o Badminton brasileiro foi conseguido pelo atletas Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo que conquistaram medalha de bronze na categoria de dupla masculina.



No dia 25/08 (terça-feira) nós do grupo PIBID Educação Física que atuamos no Colégio Estadual General Osório, situado na cidade de Ponta Grossa - Paraná, iniciamos uma modalidade que para muitos dos alunos era desconhecida, o badminton. Um esporte simples que se utiliza de raquetes, peteca, uma rede como a do vôlei e um espaço não muito grande.
Conversamos brevemente com eles, se algum deles conhecia o esporte e o que sabiam, em seguida dávamos um pequeno feedback de como é a modalidade e logo já íamos para a quadra.
Ao verem os equipamentos, foi nítida a curiosidade que os alunos tiveram com essa nova modalidade para eles. Alguns mostraram um certo nervosismo antes de começar as atividades, porém, logo foram se familiarizando com o esporte e pegando mais afinidade com as raquetes e petecas.
O aquecimento foi uma atividade bem simples, para que os discentes tivessem o primeiro contato com o equipamento, tendo a noção que a raquete era uma extensão da mão, do peso da peteca e a dosagem de força para bater na raquete. Montamos varias colunas, uma de frente para a outra, os alunos deviam ir batendo na peteca seguidas vezes sem deixa-la cair no chão, levando a peteca até seu companheiro da fila que estava em sua frente. Feito isso, o colega recebia a peteca e levava a mesma até a fila a sua frente, e assim seguidas vezes até todos realizarem a atividade.
A segunda atividade era uma iniciação ao jogo. Montamos várias mini quadras para que todos tivessem a oportunidade de jogar. Deixamos os alunos em fila na posição de saque e a outra fila para receber esse saque. O aluno executava o movimento de saque e o companheiro teria que devolver, caso conseguisse o colega que sacou também devia devolver e assim por diante. Caso a peteca caísse no chão era a vez do aluno que recebeu o saque sacar e a assim a atividade seguia, sempre trocando as duplas que estavam nas quadras.
O melhor da aula de badminton foi a interação de todos os alunos com essa modalidade, nova para quase todos. Nenhum aluno ficou com receio de fazer as atividades, pois não tinha nenhum aluno que dominasse as técnicas desse esporte. Eles conseguiram realizar os movimentos e técnicas, e durante o jogo foi notório o entusiasmo e uma certa competitividade entre as equipes em fazer um ponto.









Fonte: http://www.badminton.org.br 
Imagens de alunos e acadêmicos do PIBID Educação Física do Colégio Estadual General Osório - Ponta Grossa - Paraná 


Att. 
Caroline Matias, Erick Araújo e Igor Gustavo 



Nenhum comentário:

Postar um comentário