Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sedentarismo mata tanto quanto cigarro

Sedentarismo (Foto: BBC)


          Um estudo diz que a falta de exercícios tem causado tantas mortes quanto o tabagismo.
          A pesquisa, publicada na revista médica "Lancet", estima que um terço dos adultos não têm praticado atividades físicas suficientes, o que tem causado 5,3 milhões de mortes por ano em todo o mundo.
          A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama ou colorretal, diz o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma "pandemia".
         Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.
        Segundo a equipe de 33 pesquisadores de vários países, os governos deveriam desenvolver formas de tornar a atividade física mais conveniente, acessível e segura.
       No entanto, a comparação com o cigarro é contestada por alguns especialistas. Se o tabagismo e a inatividade matam o mesmo número de pessoas, a quantidade de fumantes é bem menor que a de sedentários, tornando o tabaco muito mais perigoso.

Mais no link: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/sedentarismo-mata-tanto-quanto-cigarro-diz-estudo.html

Leana Gioia Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário