Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

"Tabelinha"

Uma dúvida decorrente da nossa oficina "Repensando o Corpo e a Sexualidade" foi sobre a "tabelinha" Segue uma explicação abaixo, mas ressalto NÃO DEVE SER UTILIZADA COMO UM METODO SEGURO, POIS NÃO PREVINE AS DSTs E NÃO É 100% GARANTIDO!

Método à “Tabelinha” ou Método De Ogino-Knaus
Tem por base o cálculo dos dias férteis, durante o período de ovulação, que ocorrem no meio do ciclo menstrual, geralmente a partir do 12º ou 14º dia do ciclo. Em geral, o período fértil é em torno do 14º dia em mulheres que menstruam a cada 28 dias. Infelizmente a ovulação não é precisa e sofre influência de vários fatores emocionais e nutricionais. Portanto, é difícil prever a época certa da ovulação. O tempo de vida médio do óvulo é de 24 horas e o do espermatozóide, em torno de 48 horas.
Na adolescência esse método não funciona, pois em geral a adolescente não se lembra do dia em que menstruou ou não conta corretamente os dias após a menstruação, havendo dificuldade de calcular com exatidão o período fértil. Além disso, os encontros amorosos são esporádicos e muitas vezes inesperados. Só uma adolescente muito motivada, organizada e consciente de seus hábitos corporais e que anote em sua agenda os dias do ciclo menstrual terá chance de obter sucesso com a tabelinha. É necessário também um parceiro que respeite sua decisão, e não a obrigue a ter relações durante o período fértil. A tabela deve ser usada associada à camisinha, e, apesar de ainda existirem os riscos de falha, estes são menores.
O passo a passo da tabelinha:
1. Conte os dias entre o primeiro dia do sangramento menstrual e o dia antes ao começo da menstruação seguinte. O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual.
2. Divida o número de dias do seu ciclo menstrual pelo número 2. O dia fértil acontece geralmente na metade do ciclo.
3. No dia da menstruação, adicione o número de dias relacionado à metade do seu ciclo menstrual para ter o seu dia fértil.
4. Evite ter relações sexuais 4 dias antes e depois do seu dia fértil.



Abraço
Ivna Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário