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segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA DE UM ÍDOLO POR UMA ANALISE DA MÍDIA IMPRESSA

Trabalho apresentado no "XIII ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA: A ESCRITA DA HISTÓRIA" em Londrina- PR

Introdução
Esta pesquisa analisou a influência da mídia no processo de transformação de um jogador em ídolo do futebol brasileiro. Como destaca Rúbio (2002, p.101) “A polaridade do amor e ódio, vivida coletivamente leva a um redimensionamento da importância do fenômeno esportivo para a sociedade moderna, que tem na mídia seu principal divulgador e aliado, bem como, tantos outros eventos locais”.
Metodologia
Trata-se de um estudo de caso, quanti-qualitativo, que analisou uma parte da carreira do atleta Romário, a partir dos discursos emitidos pelo Jornal Folha de São Paulo, (considerado um dos principais periódicos nacionais, inclusive influenciando na construção do imaginário coletivo). Para alcançar o objetivo proposto optou-se em analisar a trajetória construída a partir de janeiro de 1988, período de consolidação deste jogador na seleção brasileira, momento em que Romário tornou-se um dos protagonistas na conquista  da medalha de prata nas Olimpíadas de Seul, o que lhe possibilitou iniciar  sua carreira internacional no PSV Eindhoven. A análise discursiva foi até dezembro de 1994, ano da copa do Mundo dos Estados Unidos, na qual o Brasil sagrou-se tetracampeão mundial e Romário foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA.
Resultados e Discussões
Durante o período analisado localizou-se 1.634 reportagens. Com base em análise do conteúdo (Bardin, 2002) emergiram as seguintes categorias:
Entre os resultados encontrados o ano de 1994 se destaca como o ápice de reportagens sobre o atleta, esse ano sozinho teve mais reportagens do que somando os anos de 1988 a 1993. Grande parte delas relatam sobre a seleção brasileira, sendo: – 1) as manifestações coletivas em prol da convocação de Romário para a copa de 94, pois o atleta era duvida devido as polêmicas e indisciplina que estava constantemente envolvido; 2) O discurso presente no Jornal Folha de São Paulo, apresentou um discurso favorável a convocação deste jogador e após a Copa do Mundo deu grande destaque a sua atuação, considerando-o um dos principais responsáveis pela conquista do título.

 Conclusão

Durante o período analisado o Jornal Folha de São Paulo produziu matérias sistemáticas sobre este jogador,evitando desta forma que ele fosse esquecido. Além disso, o discurso era favorável a imagem do “baixinho”. Estrategicamente o jornal silenciava ou dava pouca ênfase aos acontecimentos polêmicos como  indisciplina ou falta aos treinamentos. Por outro lado, o jornal exaltava os seus gols, as suas conquistas, principalmente o prêmio de melhor jogador do mundo e a Copa de 94, no qual o jornal coloca Romário como ídolo e salvador da pátria.

 Referências Bibliográficas

ACERVO  FOLHA – ROMÁRIO. Disponível em:http://acervo.folha.com.br/resultados?q=Romario&site=&periodo=acervo&x=0&y=0. Acesso em:  03 de maio de 2012.
BARDIN, Laurence.  Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 2002.
HELAL, R. A construção de narrativas de idolatria no futebol brasileiro. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v.4, n.7, p. 19 – 36,  jul./dez. 2003.
HELAL,R. Idolatria e malandragem: a cultura brasileira na biografia de Romário. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação,  v.26, n.2, p. 24 -39, julho/dezembro de 2003.
RUBIO, K. O Atleta e o Mito do Herói: o imaginário esportivo contemporâneo. São Paulo: Editora Ltda, 2001.

Att. Edilson de Oliveira

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