Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 1 de março de 2012

Alongamento x Aquecimento

Substituir o aquecimento pelo alongamento é um grande erro na prática do esporte. “Forçar a musculatura sem um preparo prévio pode incorrer em traumas, e principalmente, distensão muscular”. O alerta é do professor de educação física e doutor em ciências pedagógicas Ramón Alonso López, autor da pesquisa Aquecimento x Alongamento na Flexibilidade, realizada na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. ”Somente quando o corpo já está aquecido, ele torna-se mais flexível e elástico. Depois dessa fase pode-se fazer alongamentos“, explica López.





DIFERENÇA ENTRE ALONGAMENTO E AQUECIMENTOPara entender a diferença entre os dois tipos de exercícios, o conceito de aquecimento é a repetição de exercícios para aumentar a circulação sangüínea, lubrificar as articulações, aumentar a temperatura corporal, melhorar o desempenho e prevenir lesões, entre outras. E o alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo. Por exemplo, uma corrida leve é um aquecimento, girar os braços ou flexionar os joelhos e rodar também. Mas tentar alcançar o pé com as mãos flexionando a coluna para frente é um alongamento, esticar todo o corpo para cima e ficar na ponta do pé também.

BENEFÍCIOS DO AQUECIMENTO
- Aumenta o fluxo sangüíneo nos músculos
- Lubrifica as articulações
- Melhora a elasticidade dos músculos
- Aumenta a motivação e excitação
- Reduz o potencial de lesões

BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
- Reduz as chances de distensão nos músculos
- Melhora o desempenho
- Reduz a dor muscular e acelera a recuperação
- Estimula o praticante para o treino
- Permite que os músculos trabalhem a amplitude dos movimentos


Abraço!
Ivna Caroline Daniel

3 comentários:

  1. vagabundos toma no lugar fedidoo qe vcs sABEM AONDE É ESSA PORKARIA NAAAAO PRESTA EU SOU PROFESSORRA E DONA DO BLOG WWW.FOFOCASDODIAADIA.MUSICBLOG.COM.BR E LA SO TEM COISA BOA SAPOHA NAAAAO PRESTAA ....

    ResponderExcluir
  2. Se não presta prq vcs olharam ou entraram .. Só pra criticar . só pra zuar
    Cuidar da vida de vcs vcs não querem n ne ...

    Obrigado a esse site pois me ajudou muito

    ResponderExcluir