Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

segunda-feira, 19 de março de 2012

Postagem sobre VO2, seguindo a publicação do Bruno José Gabriel - Por Caroline Cordeiro.

Como calcular o VO2 max.!!!
  
Um dos detalhes mais importantes na nossa disciplina encontra os valores de VO2max, ou seja, o consumo máximo de oxigénio, como algo extremamente importante nos desportos que exijam a endurance como capacidade fisíca fundamental .
Para nós corredores, existe toda uma série de testes de possível realização. Uns recorrem a modernas aparelhagens altamente sofisticadas; outros, poderão ser facilmente executados por nós próprios e com resultados muito aproximados aos anteriores. De uma coisa podemos estar certos: todos os testes que envolvam as capacidades cárdio-pulmunares são úteis aos corredores.
Quantos de nós já perguntámos enquanto corremos; qual será o meu limite?
O saber calcular o VO2 max, possibilita ao atleta, qualquer qu seja o seu nível ou idade, a obtenção de melhores resultados e, sobretudo, o saber dosear com segurança os diferentes factores do treino.  
Todos nós já ouvimos falar de determinados esforços do treino que têm de ser cumpridos a 70% do esforço máximo!!! e porque não a 80% ? A resposta passa por esta reflexão:  desde que a intensidade de corrida corresponda entre 80 a 85% de V02max, sucede que , num bom número de atletas, o organismo começa a produzir ácido láctico que, mais tarde ou mais cedo, vai obrigar o atleta a reduzir imenso a sua passada e entrar num andamento mais fraco. 

Como avaliar  o VO2 MAX
O saber calcular o VO2max possibilita aos atletas, qualquer que seja o seu nível ou idade. a obtenção de melhores resultados e, sobretudo, osaber dosear com segurança os diferentes factores do treino.
Comece por considerar a base do seu melhor resultado nos 10.000 metros. Evidentemente que há necessidade  de tal marca corresponder efectivamente ao seu valor cronométrico nessa distância, já que, de outra forma, vai-se falsear os cálculos.

Devemos seguir os seguintes passos:
a) Multiplicar o seu melhor tempo nos 10 mil metros ( em minutos ) por 1,54
b) Subtrair de 120,8 o resultado anteriormente obtido
c) Chega-se a um número que corresponde aproximadamente ao seu VO2max. expresso em ml de oxigénio por Kg de peso do corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário