Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CRACK SÓ NO ESPORTE

Olá pessoal espero que essa postagem esclareça a vocês os perigos dessa droga tão prejudicial que é o crack, e que isso seja um incentivo para que vocês permaneçam afastados desse mal que assombra nosso cotidiano.
Abraço a todos e lembrem crack só no esporte.

Crack- “A pedra da morte”


A palavra "crack" vem do som que a pedra de cristal faz quando é aquecida no cachimbo de crack. Esta droga é um derivado da cocaína, porém muito mais forte e prejudicial à saúde.
Devido a seu baixo custo se espalhou rapidamente por toda parte, mas não se restringe somente as classes mais pobres. O crack penetrou na sociedade e pode ser encontrado em todas as camadas sociais, é uma droga sem preconceitos sociais e religiosos, por isso seus efeitos são tão devastadores.
Além da cocaína em pó sua formula contém, a amônia, o ácido sulfúrico, o querosene e a cal virgem, produtos altamente nocivos à saúde humana e que misturados formam uma pasta endurecida a “pedra”.
Diferente de outras drogas o crack vicia logo na primeira vez em que é utilizado, como seu efeito é momentâneo ele passa a ser utilizado com freqüência fazendo com que o usuário viva somente em função da droga. 

Efeitos do crack no organismo:
Curto prazo

·         Aumento da frequência cardíaca;
·         O individuo fica muito irritado e agressivo;
·         Fica paranoico e sofre alucinações (vê e ouve coisas que só existem em seu imaginário);
·         Distúrbios do sono;
·         Perda do apetite;
·         Abstinência social (o individuo se isola de seus grupos, perdendo familiares e amigos).

Médio e longo prazo

  • Grande emagrecimento, chegando até a desnutrição e perda da massa muscular;
  • Hipertensão arterial mantida;
  • Enfartos no miocárdio;
  • Devido à composição da droga que contém a cal, o bicabornato de sódio isso gera sérios problemas respiratórios, como a fibrose muscular;
Embora o crack haja no sistema nervoso central desencadeando uma série de problemas mentais ele também compromete todo o organismo do usuário, por isso seus efeitos são tão devastadores.

O esporte contra o crack

O esporte se apresenta hoje em dia como um dos grandes fatores que agem positivamente contra as drogas, pois ele trabalha o corpo como um todo, tanto fisicamente quanto na construção do pensamento dos praticantes.
Segundo o mestre em psicologia Antonio Sergio Gonçalves “a droga não procura ninguém”. “O grande problema de muitos viciados é que o crack se tornou o único prazer de suas vidas. É preciso resgatar outros prazeres, como, por exemplo, o jogo da bola. Neste aspecto o esporte é essencial”.
Através do esporte o individuo desenvolve o companheirismo, o respeito, o cuidado com o corpo e também com os companheiros. Isto faz com que os jovens tomem consciência dos reais perigos do crack, e assim um ajude o outro a se manter afastado das drogas.

att Edilson de Oliveira

2 comentários:

  1. Obrigado pelo trabalho sobre o crak,indiquei para alguns alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por nada Jair, obrigado pelo comentário. Se tiver alguma duvida deixe aqui no blog que responderemos o quanto antes.

      Att. Edilson de Oliveira

      Excluir