Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cuidados antes, durante e depois das peladas



Bom dia amigos e amigas!
Hoje falaremos das “peladas”, devemos tomar certos cuidados para que essa prazerosa diversão possa acontecer sem problemas. Normalmente, pessoas que estão desacostumadas ao exercício constante podem ter problemas em uma pelada ocasional.
“O maior risco à saúde do atleta de fim de semana é o cardiovascular”, explica o médico do Corinthians, Joaquim Grava, especialista em medicina esportiva. Atividade aeróbica, o futebol acelera os batimentos cardíacos, o que pode gerar arritmia – que, na verdade, é um problema na velocidade ou ritmo dos batimentos cardíacos – na realização de esforços físicos não habituais.
“É importante fazer um eletrocardiograma ao menos uma vez por ano, assim como teste ergométrico. Isso vale para todos, atletas profissionais ou não”, completa o médico.
Separamos aqui algumas dicas para que você possa entrar nessa numa boa, sem arriscar sua saúde:
Antes do jogo

• Para que você jogador(a) chegue ao campo bem preparado, seus músculos devem ter muito carboidrato. Algumas sugestões de alimentos ricos deste nutriente e que têm fácil digestão são: frutas, suco de frutas, biscoitos e pães. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.
• De acordo com os médicos, a refeição de véspera “deve ser composta por até 70% de carboidrato das calorias totais de nutrientes ingeridos. E no pré-jogo a grande refeição deve ser realizada cerca de 4 horas antes do jogo, pobre em fibras e gorduras, que retardam a digestão e o fluxo sanguíneo deve estar disponível para os músculos.”
• O corpo precisa ser preparado para esse tipo de recreação. O que fazer durante os outros dias da semana já que o jogo é somente em um dia na semana? O ideal é focar em exercícios para a parte inferior do corpo e de forma específica; e para parte superior com atividades que proporcionem ganhos de força. Para quem não vai à academia, o ideal seria pelo menos duas vezes na semana realizar uma corrida de 30 a 40 minutos, na rua ou em um parque.

Durante

• Nos minutos antecedentes a partida é sempre recomendado um bom alongamento, para evitar possíveis lesões.
• Para os jogadores terem sucesso em campo, a hidratação deve ser feita periodicamente durante a partida.

Depois

• Para não correr o risco de lesões devido ao desgaste físico realize um alongamento de relaxamento.
• Logo após a pelada, os estoques de carboidratos devem ser repostos, para que o glicogênio – energia que se deposita nos músculos – seja recuperado. Os minerais e as vitaminas também precisam ser consumidos; para isto, frutas e suco de frutas são ótimas opções.
• O jogador também deve ofertar alimentos fontes de proteínas, para que o tecido muscular seja mantido. E para finalizar, mais uma vez, a água não pode faltar, para isto, ele deve se esbaldar de líquidos após a partida!

Fonte: http://guiadossolteiros.com/2012/01/15/cuidados-a-se-tomar-antes-da-pelada-do-final-de-semana/ 

Att. Edilson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário