Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 26 de janeiro de 2013

Pediatras iniciam campanha contra o uso de andadores para bebês


                                           SBP relata que há um caso de traumatismo para cada três crianças que utilizam o andador

A área de crescimento e desenvolvimento motor vem a cada dia evoluindo e desenvolvendo novas técnicas e teorias que nos ajudam a entender melhor o nosso corpo. Alterar ou tentar apressar o desenvolvimento de uma criança pode causar sérios problemas para a mesma. Coisas simples como o uso de andador podem atrapalhar esse processo. Neste sentido, pediatras começam uma campanha contra o uso deste equipamento:

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) começou, nesta semana, campanha contra o uso de andadores para bebês. A entidade diz que há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador e que em um terço destes casos as lesões são graves. Os pediatras explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e para caminhar sem apoio, engatinham menos e têm resultados inferiores em testes de desenvolvimento.

O exercício físico também é prejudicado pelo uso do andador, pois, embora ele dê mais mobilidade e velocidade, a criança precisa gastar menos energia com ele do que tentando alcançar o que lhe interessa sem ajuda.

Um dos principais fatores de risco para traumas em crianças, de acordo com a SBP, é dar a ela mais independência do que sua idade permite. Tendo essa liberdade, a criança pode ter acesso a objetos e locais que podem provocar queimaduras, intoxicações e afogamentos. Ainda esta semana, a SBP vai se reunir com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para que os dois órgãos possam discutir a segurança do andador e as providências possíveis.

Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, desde 2010 o uso de andadores por crianças em creches e escolas públicas é proibido. Isso ocorreu depois da morte de uma criança de 10 meses, que caiu enquanto usava um andador. Rui Wolf, o pediatra que atendeu à criança, entrou com denúncia no Ministério Público, que em seguida recomendou que a prefeitura proibisse o uso do equipamento. " A venda de andadores deveria ser proibida em todo o Brasil" , diz Wolf.

Geraldo Henrique Soares, pediatra professor da Faculdade de Medicina de Botucatu e que já atendeu muitas crianças que sofreram acidente envolvendo andadores, acredita que o equipamento mais propicia acidentes do que ajuda no desenvolvimento infantil.

" Eu acho que o pai estimular a criança e respeitar as fases dela é que vai favorecer o desenvolvimento da criança. Muitas vezes a criança ainda não tem condições de suportar nem o próprio peso e, usando andador, ela não vai ter condições de manter a posição ereta quando vier algum obstáculo" , diz Geraldo, acrescentando que muitas vezes a criança muito pequena pode ter lesões nas articulações e na musculatura pelo uso de andador.
Fonte: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/33307/foto-saude/pediatras-iniciam-campanha-contra-o-uso-de-andadores-para-bebes

Att. Luís Miguel Makohin

Nenhum comentário:

Postar um comentário