Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 6 de outubro de 2013

Atletismo

Atividades para 7/8 anos de idade
Revezamento de Velocidade / Barreiras:

Breve descrição: Revezamento combinado de corridas de velocidade e barreiras
Procedimento
O equipamento é instalado conforme a figura acima. Duas raias são necessárias para cada equipe: uma raia com barreiras e a outra sem barreiras. A primeira raia a ser corrida é a raia com barreiras, em seguida os membros da equipe correm a raia de velocidade como um revezamento normal. A prova é completada uma vez que toda a equipe tenha corrido tanto a distância de velocidade como a de barreira. O revezamento é conduzido de forma que a troca do bastão seja feita com a mão esquerda.

Salto Triplo dentro de uma área limitada
Breve descrição: Salto Triplo completado dentro de uma área limitada
 A grade pode ser confeccionada com tinta ou cordas; também pode ser substituída por aros: os pontos são medidos a partir do centro de cada área delimitada ou a partir do centro de cada arco.


Procedimentos: 
O participante seleciona uma área de Salto Triplo adaptada ao seu nível. Após efetuar uma corrida de impulsão de 5m no máximo, ele/ela completa um pulo, uma passada e salto. A melhor de duas tentativas é pontuada. Cada pontuação registrada e o melhor resultado é retido para o total da equipe. Para as idades 7/8 anos, a atividade precisa ser realizada dentro de duas linhas definidas. Áreas de salto (tabela de pontos): 1m = 1 ponto, 1,25m = 2 pontos, 1,50m = 3 pontos. Para as idades 9/10 anos, a atividade poderá ser realizado em qualquer área selecionada. Áreas de salto (tabela de pontos): 1,50m = 1 ponto, 1,80m = 2 pontos, 2,15m = 3 pontos.
Rebotes cruzados
Breve descrição: Saltos com os dois pés com mudança de direção.



Procedimento:
A partir do centro da cruz de salto, o participante salta para frente, para trás e para os lados. Especificamente, o ponto de partida é o centro da cruz para frente, então salta para trás para o centro, logo para a direita e novamente de volta para o centro; em seguida para a esquerda e novamente volta para o centro; e, finalmente, para trás novamente e para o centro.
Corrida em Escada
Breve descrição: Corrida de ida e volta em uma escada.


Procedimento:
Entre dois cones marcadores em uma distância de 9,5m afastado, um coordenador de escada é posicionado no chão a uma distância igual entre os cones (Ver figura acima). Na largada o participante permanece em uma posição de passada (posição de largada) com a ponta de seu pé na linha de largada que é o nível com o primeiro cone. Após o comando de largada, o participante corre para a escada, pula/corre através da escada (distância entre os degraus: 50cm) o mais rápido possível e corre até o segundo cone. Após ter tocado o cone com sua mão, o participante vira rapidamente e corre de volta pela escada até o primeiro cone. Quando tocar este cone o cronometrista para o relógio. Se o participante deixar uma área da escada ou saltar fora dela, a distância é aumentada em 1m pelo assistente, no respectivo cone mais próximo (um assistente é posicionado em cada cone). Neste modo o participante é penalizado por ter corrido uma distância mais longa se a tarefa não tiver sido realizada apropriadamente. Se dois erros forem cometidos, a distância é aumentada em 2m e assim sucessivamente.



Fonte: MINIATLETISMO IAAF”, Segunda Edição 2006 revisada e alterada por: Charles Bozzoli (FRA); Jamel Simohamed (IAAF); Abdel Malek ElHebil (IAAF).


Atenciosamente: Tatiane Perucelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário