Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Largar cigarro aos 30 anos aumenta vida em 10 anos, dizem médicos

Cardiologista Jaqueline Issa destacou os benefícios de parar de fumar.
Roberto Kalil também explicou o que o fumo pode causar ao coração.


Até apagado, o cigarro libera substâncias que prejudicam a saúde. Aceso, então, são quase 5 mil componentes tóxicos, responsáveis por quadruplicar o risco de morte por doenças cardiovasculares, como infarto e derrame cerebral.
Além disso, uma em cada cinco mortes por problemas no coração ou no sistema circulatório é causada pelo fumo. E até fumantes passivos sofrem: 30% mais riscos de uma doença cardíaca.
Os cardiologistas Roberto Kalil e Jaqueline Issa explicaram nesta terça-feira (2) os malefícios que o cigarro provoca ao coração e a outros órgãos, como câncer. Os médicos também destacaram o quanto é possível ganhar de expectativa de vida ao largar o vício, dependendo da idade de cada pessoa ao parar.
  •  
Info coração e cigarro (Foto: Arte/G1)
Não há evidências científicas de que o cigarro eletrônico ajude a parar de fumar, pelo contrário: acredita-se que ele possa até fazer mal à saúde.Cigarro eletrônico e outros
A venda de cigarro eletrônico é proibida no Brasil, mas há quem traga o produto do exterior ou compre pela internet.

Outros tipos de cigarro mais “fracos”, com menor teor de nicotina, também não resolvem o problema, pois não há níveis seguros dessas substâncias no sangue. Por isso, narguilé, cachimbo, charuto, cigarro de palha e outros tipos não são indicados.
Segundo os médicos, parar de fumar é mais barato do que usar remédios para o coração.
Nesse processo, é aconselhado usar medicamentos contra a ansiedade, aconselhamento psicológico e reposição de nicotina, por adesivos na pele, goma de mascar ou outros meios.
Parar sozinho também é possível, mas mais difícil – por essa razão, quem quiser mesmo deixar o vício, é importante procurar ajuda.
Att. Edilson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário