Segundo
o DCEs, os jogos e as brincadeiras são pensados de maneira complementar, mesmo
cada um apresentando as suas especificidades. Como Conteúdo Estruturante, ambos
compõem um conjunto de possibilidades que ampliam a percepção e a interpretação
da realidade. Devemos trabalhar com jogos e brincadeiras,
sejam elas cooperativas e competitivas, sugiro algumas que já foram trabalhadas
no Colégio Estadual General Osório, de Ponta Grossa, Paraná, no ensino
fundamental:
BASEBOL
ADAPTADO COM BOLA: Dividimos a turma em duas equipes onde uma ficará dentro da
quadra para “queimar”, e a outra em fila no primeiro local marcado, assim um
aluno da fileira sai correndo e joga a bola para algum lugar estratégico que
possa ajudar na sua corrida e tenta completar todo o local marcado, sem ser
“queimado” pelo colega que estiver em quadra.
Quem conseguir completar a sua volta, garante um ponto pra sua equipe.
Objetivos: agilidade, percepção
e bloqueio.
NÃO FIQUE DE FORA: no centro da quadra colocamos os bamboles,
dividimos os alunos em dois grupos e os posicionamos as no fundo da quadra, com
o soar de um apito elas devem sair correndo e entrar no espaço oferecido pelo
bambole, sempre um aluno vai ficar de fora e quando isso acontece o ponto vai
para o time adversário. E a cada soar do apito retira-se um bambole. E
utiliza-se a mesma sequencia.
Objetivo: Estimular o
raciocínio, a velocidade, o trabalho em grupo, e a interação de todos.
NUNCA TRÊS: Os alunos devem se posicionar em quadra
em duplas sentadas no chão, onde um sai para pegar e o outro foge, mas para se
salvar ele deve se sentar ao lado de outro trio, se ele se sentou no lado
esquerdo quem sai pegar é quem está sentado no lado direito e vice-versa.
Continua a brincadeira até todos participarem.
Objetivos: agilidade e
raciocínio lógico.
TACOBOL:
Coelho sai da toca com adaptação de taco e bola- Nesta brincadeira os alunos
serão distribuídos na quadra como na 3° brincadeira, porém dois alunos ficaram
de fora e as “tocas” serão numeradas, esses dois alunos que ficaram fora das
“tocas”, um ficará com a bola e o outro com a bola, assim o que estiver com a
bola, joga-a para o colega que estiver com o taco para rebater e gritar o
numero de uma “toca”, assim o aluno dessa toca deverá sair correndo e pegar a
bola, e quem a rebateu deixa o taco e jogou a bola, tentará pegar uma “toca”
para si. O aluno que foi buscar a bola e mais um que ficará de fora, serão o
rebatedor e o lançador, e a brincadeira continua novamente.
Objetivos: Atenção, agilidade,
percepção, audição e velocidade.
Atenciosamente: Tatiane Perucelli
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