Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sábado, 26 de outubro de 2013

Jogos e brincadeiras


Segundo o DCEs, os jogos e as brincadeiras são pensados de maneira complementar, mesmo cada um apresentando as suas especificidades. Como Conteúdo Estruturante, ambos compõem um conjunto de possibilidades que ampliam a percepção e a interpretação da realidade.  Devemos trabalhar com jogos e brincadeiras, sejam elas cooperativas e competitivas, sugiro algumas que já foram trabalhadas no Colégio Estadual General Osório, de Ponta Grossa, Paraná, no ensino fundamental:

BASEBOL ADAPTADO COM BOLA: Dividimos a turma em duas equipes onde uma ficará dentro da quadra para “queimar”, e a outra em fila no primeiro local marcado, assim um aluno da fileira sai correndo e joga a bola para algum lugar estratégico que possa ajudar na sua corrida e tenta completar todo o local marcado, sem ser “queimado” pelo colega que estiver em quadra.  Quem conseguir completar a sua volta, garante um ponto pra sua equipe.

Objetivos: agilidade, percepção e bloqueio.  






NÃO FIQUE DE FORA:  no centro da quadra colocamos os bamboles, dividimos os alunos em dois grupos e os posicionamos as no fundo da quadra, com o soar de um apito elas devem sair correndo e entrar no espaço oferecido pelo bambole, sempre um aluno vai ficar de fora e quando isso acontece o ponto vai para o time adversário. E a cada soar do apito retira-se um bambole. E utiliza-se a mesma sequencia.

Objetivo: Estimular o raciocínio, a velocidade, o trabalho em grupo, e a interação de todos.








NUNCA TRÊS: Os alunos devem se posicionar em quadra em duplas sentadas no chão, onde um sai para pegar e o outro foge, mas para se salvar ele deve se sentar ao lado de outro trio, se ele se sentou no lado esquerdo quem sai pegar é quem está sentado no lado direito e vice-versa. Continua a brincadeira até todos participarem.

Objetivos: agilidade e raciocínio lógico.






TACOBOL: Coelho sai da toca com adaptação de taco e bola- Nesta brincadeira os alunos serão distribuídos na quadra como na 3° brincadeira, porém dois alunos ficaram de fora e as “tocas” serão numeradas, esses dois alunos que ficaram fora das “tocas”, um ficará com a bola e o outro com a bola, assim o que estiver com a bola, joga-a para o colega que estiver com o taco para rebater e gritar o numero de uma “toca”, assim o aluno dessa toca deverá sair correndo e pegar a bola, e quem a rebateu deixa o taco e jogou a bola, tentará pegar uma “toca” para si. O aluno que foi buscar a bola e mais um que ficará de fora, serão o rebatedor e o lançador, e a brincadeira continua novamente.
   
Objetivos: Atenção, agilidade, percepção, audição e velocidade.
           
   
      
      
 Atenciosamente: Tatiane Perucelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário