Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

domingo, 10 de novembro de 2013

Alavancas: Máquinas simples

Alavancas

São instrumentos usados para que uma força supere uma resistência. Pode atuar fazendo com que a força aplicada seja menor que a resistência ou então permitindo que a força seja aplicada da maneira mais conveniente. No corpo humano as alavancas são representadas pelos ossos que se movimentam ao redor de um ponto de apoio formado nas superfícies articulares, tendo como potência a força dos músculos quando realiza contração.


Alavancas interfixas
 Alavancas do primeiro gênero, onde o fulcro localiza-se entre a força aplicada (potência) e a força transmitida (resistência). A alavanca interfixa também chamada de alavanca de equilíbrio, já que sua característica principal é o equilíbrio, já que o ponto de apoio esta localizado entre a força e a resistência.

















Alavancas inter-resistentes
Alavancas do segundo gênero, onde a força transmitida localiza-se entre o ponto de apoio e a potência. A alavanca inter-resistente tem como característica principal proporcionar força apresenta um peso como resistência entre um ponto de apoio e um esforço (força).



Alavanca interpotente
Alavancas do terceiro gênero ou interpotentes são aquelas onde a força aplicada (potência) localiza-se entre o ponto de apoio e a força de resistência. Sua principal característica é proporcionar velocidade ao movimento



      









Fonte: Aulas de Cinesiologia, professor Salles Rosa.

Att. Edilson de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário