Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 12 de novembro de 2013

OS ELEMENTO DO XADREZ

 Olá pessoal! Esse post vai para os iniciantes ao xadrez. 

Segue reportagem sobre os elementos do xadrez, elementos que muitas vezes deixamos de lado em uma partida podendo nos custar uma vitória ou derrota! 
Então galera, boa leitura e bons estudos!!


Os Elementos de Xadrez

Os elementos de xadrez - espaço, material, desenvolvimento, segurança do rei e a estrutura dos peões - são as bases do jogo. Ao entender esses elementos individualmente, seus conhecimentos de xadrez aumentam de modo considerável. É claro que entendê-los isolados uns dos outros é mais fácil do que o fazer em conjunto.
Infelizmente, os elementos estão sempre interagindo entre si - como se fossem gases voláteis. Ora um elemento é bem mais importante do que todos os outros combinados ora há um equilíbrio dinâmico entre todos eles. Quando você conseguir compreender a relação de cada elemento com os outros - em qualquer dada posição, terá se aproximado da maestria no xadrez.

Espaço

O espaço talvez seja a fronteira final para alguns de vocês, mas é um elemento essencial no mundo do xadrez. O xadrez, na verdade, é um jogo de conquista de espaço. Se tudo estiver igualado, o jogador que controlar a maior parte do espaço controla a partida: é mais fácil manobrar as peças quando você tem espaço. Quando não, nem sempre poderá levar suas peças para o lugar certo no tempo certo.

As Leis do Espaço

  •   Use peões centrais para ganhar espaço no começo do jogo.
  •   Só penetre nas linhas inimigas se puder apoiar as suas peças.
  •   Não bloqueie os bispos atrás de seus próprios peões.
  •   Se estiver restringido, procure um lance libertador.
  •   Se o adversário estiver restringido, tente evitar lances libertadores.
  •   Troque peças para aliviar pressão.
  •   Controle o centro antes de atacar pelos flancos.
  •   Se o adversário estiver atacando pelo flanco, contra-ataque-o pelo centro!
  •   Depois de conseguir controlar uma casa no território inimigo, tente ocupá-la com um cavalo.
  •   Durante a fase final do jogo, o rei geralmente deve ser levado para o centro do tabuleiro.

Material

A superioridade material é decisiva quando tudo mais está igual. Se você puder ganhar um peão, geralmente é possível ganhar mais concessões do adversário. Raramente as coisas são iguais no xadrez, e às vezes é impossível avaliar corretamente quando uma vantagem material é mais importante do que qualquer outra vantagem em outro elemento diferente.
      As próprias peças podem ganhar ou perder força dependendo do seu posicionamento. Ter um peão avançado no território inimigo pode ser mais importante do que um mísero cavalo enfiado no canto. Os valores das peças são relativos e se alternam durante a partida.

Materiais

*Quando estiver na frente no que se refere a material, force as trocas e caminhe para final do jogo.
*Abra as colunas e diagonais, quando possível, para atrair o inimigo e forçar novas concessões.
*Se possível, ganhe material sem sacrificar algum outro elemento.
*Material, usualmente, é mais importante que os outros elementos, portanto, aceite-o se for oferecido - a não ser que tenha uma boa razão para não fazê-lo.
*Se estiver em desvantagem material, evite trocar mais peças, mas não fique passivo.

Desenvolvimento

O desenvolvimento é o elemento de tempo. O Napoleão já disse uma vez: “Se perdermos espaço, podemos recuperar depois, mas, se perdermos tempo, nunca poderemos recuperá-lo". No xadrez, cada jogador joga um lance de cada vez. Não pode deixar de jogar. Nem todos os lances são iguais, somente aqueles que contribuem para aumentar a mobilidade das peças são considerados lances de desenvolvimento.
Se seu adversário estiver fazendo lances de desenvolvimento, enquanto você apenas fica marcando passo, logo, perderá jogo. Cada lance é um recurso precioso, portanto, nenhum deles deve ser desperdiçado!

A Segurança do Rei

De todos os elementos, a segurança do rei é mais dramática. Se ele estiver em perigo, nada mais importa. Se o monarca receber um xeque-mate, não interessa quantas peças você tem no tabuleiro, pois é o fim do jogo.
Muitas partidas de xadrez começam com um ou dois lances de desenvolvimentos de peças menores. O próximo passo é geralmente colocar o rei em segurança com o roque, um lance em que o rei fica mais próximo de um dos cantos, o que significa longe das ações das outras peças.
Essa estratégia aparece em inúmeras aberturas que, sob outros aspectos são completamente diferentes. A ideia principal é combater o inimigo após o rei estiver em segurança. Proteger o rei com todas as peças não é eficiente; bons jogadores deixam esses encargos para uma ou duas delas e para os peões. O cavalo é um bom defensor, oferece muita resistência aos ataques.

Estrutura dos Peões

Os peões são almas do xadrez porque a mobilidade das peças depende com frequência o posicionamento dos peões. Segundo a regra geral, a mobilidade é a chave do poder de qualquer peça do xadrez. Essa regra é válida até para o modesto peão. É claro que a sua mobilidade está ligada a capacidade de avançar. Ele não pode atacar a casa imediatamente à sua frente, e, portanto, sua mobilidade depende da ajuda de outro peão. Essa limitação faz com que os peões sejam mais fortes juntos, ou em dupla, mas não sozinho.

Regra para peões

  • *Procure manter a estrutura de peões intacta.
  • *Visto que alguns peões precisam avançar, tente manter sua mobilidade ou conserve-os em dupla.
  • *Se algum peão ficar impedido, use outro para libertá-lo.
  • *Se tiver um peão isolado, mantenha sua mobilidade; se o adversário tiver um, bloqueie-o!
  • *Crie um peão passado e, quando possível, um peão passado protegido.
  • *Avance os peões passados.
  • *Ataque os peões passados com as peças pesadas.
  • *Tente avançar com um peão pendente e depois bloqueie.
  • *Evite dobrar seus peões, mas se não puder evitar, tente trocar um deles.
  • *Ataque a cadeia de peões na base.

Centro, Desenvolvimento e Perda de Tempo

Chamamos de centro as casas ao redor do ponto geométrico central do tabuleiro, ou seja: d4,d5,e4 e e5.
abedc.jpg (12296 bytes)
Desenvolvimento é o avanço estratégico das peças até o limite. O procedimento é parecido ao do inicio de uma guerra. Ambos os exércitos tratam de alcançar o limite o quanto antes, com o propósito de avançar, se possível, no território inimigo.
O movimento de peões não desenvolvimento. São jogadas auxiliares ao desenvolvimento.
Deve-se ter em mente que, se fosse possível,  o ideal seria o desenvolvimento sem jogadas de peões, pois estes não são elementos agressivos. Porém, um desenvolvimento sem peões é irrealizável, porque o centro de peões inimigos afastaria nossas peças desenvolvidas.
O fracasso de um desenvolvimento sem peões pode ser explicado nessas jogadas: 1.Cf6, Cc6 ; 2.e3







Como o peão não realizou seu máximo avanço, consideramos que o desenvolvimento das brancas não contam com peões 2 ...e5; 3.Cc3, Cf6 ; 4.Bc4, d5 5.Bb3







Perda de tempo! as brancas movem duas vezes a mesma peça.







5. ...d4 e as brancas se encontram numa posição incomoda.
Em concordância com a regra, as jogadas de peões são permitidas quando tendem a ocupar o centro ou estão em concordância lógica com este,
A vantagem de tempo no desenvolvimento.
A posição do diagrama abaixo é um típico exemplo de perda de tempo no desenvolvimento. Após: 1.e4, d5 ; 2.exd5, Dxd5 ; 3.Cc3 e as negras são obrigadas a mover a dama, jogando duas vezes a mesma peça!







Outro exemplo:
Depois de 1.e4, e5 ; 2.f4,Cf6; 3.fxe5,Cxe4







Lance obrigatório para não perder um peão sem compensação! 4.Cf3 (para evitar Dh4+), Cc6 ; 5.d3 (complemento lógico da jogada fxe5), Cc5 ; 6.d4, Ce4 ; 7.d5,







As brancas depois de 7. ...Cb8 tem a possibilidade de ganhar novos tempos com 8.Bd3 ou 8.Cd2




fonte: http://www.tabuleirodexadrez.com.br/iniciantes-no-xadrez.htm

att,

Wendell

Um comentário:

  1. Obrigado pelas dicas. Estou lendo um livro do Seraiwan e ele pede que eu conheça esses fundamentos antes de iniciar. Valeu

    ResponderExcluir