Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Brincar ainda é legal

     Ao analisar o repertorio motor de crianças em idade escolar, é fácil detectar o nível de habilidade motora destas, e este não é nada animador, pois, com os avanços da modernidade e o perigo nas ruas as crianças ficam muito, ou todo o tempo em casa. Alem de gerar um deficit na coordenação motora, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto. 
     As ferias estão chegando, e não há período melhor para juntar a galera da rua, do bairro para se divertir, e esquecer da aparelhagem que prendem todos em casa. Há cerca de 8 anos atrás,  meu tempo de criança não havia brinquedos tecnológicos, talvez pelo acesso difícil ou pelo situação financeira de minha família, e juntamente com a molecada da rua, criávamos cidades em terreiros de terra,( com postos de abastecimento, oficinas, borracharias, mercados, etc)  simples carrinhos, conseguiam nos entreter por horas, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa e todas as brincadeiras que envolvessem futebol, como todo menino com sangue brasileiro. 
      Irei compartilhar algumas brincadeiras, espero que estas sejam uteis e divertam muitas crianças, grandes ou pequenas o importante é brincar:
      Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.

                                     

      Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora, põe a mão no chão; senhora, senhora, pule de um pé só; senhora, senhora, dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar. as musicas podem mudar dependendo da região que reside. Suco quente, Cabelo diferente. Qual e a letra do seu presidente A,B,C... ou Suco gelado, Cabelo arrepiado. Qual e a letra do seu namorado A,B,C... Em ambas em qual letra parar quem estava pulando deve falar o nome do namorado, ou presidente. Salada, saladinha. Bem temperadinha. Com sal , pimenta,  Fogo, foguinho, fogão. Nesta a medida que o pulador ficava mais tempo a velocidade da corda aumentava continuamente 

     Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.
     Empinando pipa: escolha um local adequado e amplo, onde não tenha fios de energia elétrica. A pipa vai subindo com o vento e os participantes ficam observando-a ao longe. Se haver uma galerinha a caçadinha é uma boa brincadeira, algumas pessoas usam cerol, uma mistura de cola com caco de vidro, para cortar os fios das outras pipas. Porém, a brincadeira dessa forma torna-se perigosa, podendo causar acidentes graves, com amigos, ou, com você mesmo. Assim, use-a apenas para se divertir evitando usar o cerol, mesmo que alguém lhe dê o preparado.


     Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.
      Procure aproveitar as dicas, fiquem a vontade para re- criar, deixar a brincadeira a sua cara, o importante é brincar.

Att Sergio Wynnek Junior

Referencias: www.basilescola.com
                       brincandoere-criando.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário