Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jogadores de futebol são mais criativos que a média, diz estudo

Mais um estudo relacionando o esporte com raciocínio logico, muito atribuído ao xadrez, agora estudo mostra a relação entre o raciocínio ao futebol.
Você é daqueles que acha um absurdo um jogador de futebol ganhar altos salários sem ter diploma universitário, nem muito menos pós-graduação? Um estudo publicado nesta quarta-feira (4) pela revista científica “PLoS One” pode mudar os seus conceitos.
Uma equipe de pesquisadores da Suécia mostrou que os jogadores de futebol são mais criativos e têm o raciocínio mais rápido que a média da população. Entre os atletas, os que têm melhores estatísticas e atuam nos clubes de elite também se destacam em relação aos jogadores de divisões inferiores.
Os dribles curtos do argentino Lionel Messi entre os zagueiros adversários são uma prova de raciocínio rápido (Foto: Reuters/Giampiero Sposito)Os dribles curtos do argentino Lionel Messi entre os zagueiros adversários são uma prova de raciocínio rápido (Foto: Reuters/Giampiero Sposito)
Foram aplicados testes padronizados, provas em que as pessoas têm um tempo específico para resolver determinados problemas. Diferentemente do quoeficiente de inteligência (QI), que é a forma mais conhecida de medir a inteligência, este exame mede a capacidade de encontrar soluções rápidas para os desafios que surgem.
“Criatividade é a parte que te ajuda a encontrar mais de uma opção de como completar sua missão”, explicou o autor Torbjörn Vestberg, do Instituto Karolinska.
Para o pesquisador, uma atividade como atravessar a rua exige este tipo de capacidade. Para não ser atropelado, você precisa avaliar a situação da rua, que pode variar o tempo todo, e estar pronto para reagir caso apareça um carro.
“Funciona do mesmo jeito no campo de futebol. Você tem muitas opções do que 22 jogadores podem fazer com ou sem a bola. Tem que considerar as condições do tempo, lembrar do que o técnico pediu”, comparou Vestberg.
O estudo mostrou ainda que há diferenças entre as posições em campo. Os meias apresentaram mais criatividade, enquanto os atacantes são melhores na flexibilidade cognitiva – capacidade de perceber as mudanças e reagir a elas rapidamente.
Os autores não conseguiram descobrir, no entanto, se esta capacidade é desenvolvida ao longo de anos de futebol ou é vem de nascença e ajuda os atletas ao longo da carreira.
Por Andrigo D. de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário