Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Postagem para entender o que é a Educação Física e um pouco do que se baseiam nossas aulas. - por Caroline Cordeiro.

Educação Física: porque meu filho deve fazer?

          Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado desde a infância, a educação física aliada à educação moral e intelectual, ajuda a formação do indivíduo como um todo.
          Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, ou o que acharem melhor. Muitos profissionais não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola ou fazer ginástica.
          A educação física deve integrar o aluno na cultura corporal do movimento, de uma forma completa. Transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre as várias modalidades esportivas, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno de acordo com a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. Essa oportunidade ajuda a desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva. Mas sim, incluindo todos os alunos no programa.
          Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como todas as outras. Para que estes benefícios sejam notados é essencial manter a regularidade das atividades.
          Aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno.
           Com um campo de trabalho amplo, os professores devem inovar e diversificar. As atividades podem ser trabalhas de diversas formas com os alunos. Jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd e vários outros métodos podem ser aplicados. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade.
Disponível em: http://vilamulher.terra.com.br/educacao-fisica-porque-meu-filho-deve-fazer-8-1-56-2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário