Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de março de 2013

ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E RESPIRATÓRIA ENQUANTO INDICADORES DE INTENSIDADE E ESFORÇO

Resumidamente podemos dizer que frequência cardíaca é determinada pelo número de vezes que o coração bate no intervalo de um minuto. Já a frequência respiratória tem a ver com o ritmo em que ocorre o processo de inspiração e expiração (entrada e saída de ar nos pulmões).
Durante a realização de uma atividade física tanto a frequência cardíaca quanto a respiratória podem sofrer alterações a depender da intensidade da atividade que está sendo realizada. Compare, por exemplo, sua frequência cardíaca e respiratória antes e logo após uma corrida de 100 m. Você irá notar que tanto o seu coração quanto sua respiração sofreram uma alteração de ritmo. 
Em síntese podemos dizer que essas alterações são na verdade ações desencadeadas pelo organismo para que ele consiga abastecer o corpo com aquilo que precisa para realizar a atividade (oxigênio e nutrientes).  A respiração acelera para que o corpo capte mais oxigênio do ar e o coração bate mais rápido para que o sangue com oxigênio e nutrientes chegue mais rápido aos locais solicitados. Durante a execução de uma atividade podemos utilizar a frequência cardíaca e respiratória com indicadores da intensidade da atividade que está sendo realizada. Monitorando (verificando) a frequência cardíaca e respiratória a grosso modo podemos avaliar se a atividade realizada está fraca, moderada ou forte. 
Para aqueles que ainda não entenderam, a frequência cardiaca possibilita indicar se a intensidade da atividade está adequada. Controlando a freqüência, você evita ultrapassar o nível seguro de esforço para seu organismo. Além disso, frequências muito baixas ou muito altas, as bradicardias e taquicardias, indicam possíveis problemas no coração, sendo necessário procurar um cardiologista para fazer exames. 

A forma mais simples de se determinar a frequência cardíaca (FC) é sentido o pulso no punho ou no pescoço. Exatamente como mostra as figuras a seguir. 


Procedimentos: Conte quantas vezes seu coração bate em 15 segundos e multiplique por 4. Se você multiplicar 15 x 4 dará 60 segundos, será na realidade um cálculo aproximado.
Ex.: Se o seu coração bateu 20 vezes em 15 segundos, logo, se você tivesse contado até 60 segundos (1 minuto) o resultado aproximado seria 80 BPM. Pois, 20 x 4 é igual a 80 BPM.

Curiosodade!!!!!
A frequência cardíaca máxima é o maior número de batimentos que uma pessoa pode chegar  em um exercício ou uma atividade física, acima disso pode ser perigoso para a pessoa. Aconselha-se, no entanto, não chegar à frequência cardiaca máxíma. O cálculo é simples:
 
FCmáx = 220-idade

O cálculo consiste em subtrair a idade da pessoa de 220.

Nenhum comentário:

Postar um comentário