Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tudo sobre: Comer compulsivo

Esse comportamento assemelha-se  à bulimia pelos episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos (binges), mas não há eliminação forçada da comida ingerida.
Os pacientes que comem compulsivamente perdem o controle, consumindo grandes quantidades de alimentos. Só param quando há um desconforto físico muito intenso. Cada episódio de binge é  seguido de sentimentos de vergonha, culpa e baixa auto-estima. Os doentes têm grande dificuldade de perder peso, sendo que a maioria é obesa ou tem histórico de variações de peso.
Quem come compulsivamente?
O comportamento ocorre em cerca de 2% da população e, como a anorexia e a bulimia, é mais frequente nas mulheres, podendo se manter por muitos anos.
Após avaliação médica, o tratamento costuma incluir reeducação nutricional e alimentar e acompanhamento psicoterápico.
Há fatores que perpetuam esses transtornos?
Conforme vimos, os transtornos alimentares podem evoluir por extensos períodos de tempo; as mudanças na dieta e nos exercícios que levam à perda de peso na anorexia são sustentadas por mecanismo biológico, psicológico e social.
Colaboram para a perpetuação da anorexia: a deterioração das relações com a família e os amigos; a valorização do controle sobre o peso e a forma corporal magra que acompanham a dieta restritiva e demais comportamentos anoréxicos; a crença supervalorizada em relação à importância de manter-se magra, percebendo-se desejável e atraente mesmo quando está “pele e ossos”; os fatores físicos decorrentes da privação prolongada de alimentos perpetuam a preocupação constante com a comida, as alterações hormonais e afetam o funcionamento gástrico (após passar fome por longos períodos, pequenas quantidades de alimento causam sensação de empachamento, o que leva o paciente a não comer).
A abordagem de cada uma das variáveis acima será planejada pelo médico, psicoterapeuta e nutricionista que tratam desses pacientes.
Essas e outras informações sobre comer compulsivo você pode encontrar no livro ‘Saúde – Entendendo as Doenças, a Enciclopédia Médica da Família’, de minha autoria em conjunto com o Dr. Paulo Kauffman.

Fonte:  http://jovempan.uol.com.br/blogs/?call=home&page=blogs&parameter=

Att,

Wendell

Nenhum comentário:

Postar um comentário