Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Musculação Na Adolescência… Sim ou Não? Eis a questão!

Boa tarde pessoal! Segue matéria sobre musculação na adolescência, algumas curiosidades e alguns mitos são desvendados. Boa leitura!!

Muito se fala sobre a prática regular de exercício físico por adolescentes. Dentro das atividades de se movimentar, a musculação é extremamente questionada. |Há quem acredite que seja necessário, há quem diga que os riscos de lesão, problemas articulares, na lombar etc. é grande, mas convenhamos, qual pratica esportiva não trás riscos de lesão para uma pessoa? Vejo que a musculação não passe de uma modalidade esportiva como basquetebol, handebol, que como tal deve ser trabalhada com cuidado, e bem orientada por um profissional não trará risco algum.
Durante a minha formação acadêmica e no decorrer da pratica da profissão nunca encontrei documentos, pesquisas com embasamento cientifico que comprove que a musculação faça algum mal, há quem diga que a pratica atrapalhe o crescimento do adolescente. Comparo essa ideia errônea com a questão dos atletas de Ginástica, onde muitos, até mesmo profissionais acreditam e passam a informação que os mesmo são baixos por conta da modalidade, errado, os mesmo tem tal características devido a seleção natural para a pratica da Ginástica, já pensaram o quanto seria difícil para um Oscar da vida fazer todo aquele “malabarismo” da Ginástica Artística ou Rítmica? Então desconsideramos aqui o fato que a musculação atrapalha o crescimento, ok?
Outro fato questionado é o risco de lesões, linhas epifisárias e bla bla bla… Convenhamos senhores, qual exercício não trás lado a lado o risco de lesão? Se você for fazer abdução do quinto dedo de sua mão direita e não souber fazer, com certeza vai da “Shibiu”. Então tocamos a sirene de novo… Descarte essa desculpa, senhores profissionais e não profissionais, o simples fato de correr e não ter a técnica correta de execução ou a prática mais complexa como uma bandeja no Basquetebol se não for bem executado, não tiver profissionais gabaritados para corrigir, orientar, com certeza terá lesão, o mesmo acontece com a musculação: se o professor, não souber orientar, prescrever exercícios para tal faixa etária fica difícil, e convenhamos, o risco de lesão não é só para adolescentes, e sim para todos, vovô, vovó, titio, titia… E por favor, ao prescrever exercício não diga que a criança não pode fazer nenhum tipo de exercício que a traga para baixo, clássico agachamento, pois o mesmo ira achatá-la… Por favor, queira começar a graduação novamente se por um segundo passar essa ideia em sua mente!
Do meu humilde ponto de vista, não existe nenhum problema da prática de musculação pelo publico adolescente, existe uma excelente obra sobre o tema: “Treinamento de força para jovens atletas” dos autores William J. Kraemer e Steven J. Fleck, editora manole , aconselho a leitura por todos. De qualquer forma, é essencial que o adolescente faça uma avaliação física antes de iniciar um treinamento com pesos e fazê-lo somente com acompanhamento de um bom profissional. O jovem, por ser muito ativo, costuma gostar muito de aulas dinâmicas, e talvez o Lúdico na musculação caia como uma luva nesse ponto, mas isso discutiremos em outro post.
Então, bora lá, senhores profissionais, provar para a sociedade principalmente aos pais destes pequerruchos que a Musculação só tente a trazer benefícios, sempre acompanhada por profissionais, claro! Que até a pratica de um jogo de bolinha de gude no chão terrado se tiver um suicida no meio, o famoso gênio, que cria estratégias mirabolantes, com certeza irá ter lesão, mais um mito desvendado…

Fonte: http://www.educacaofisicadadepressao.com/musculacao-na-adolescencia-sim-ou-nao-eis-a-questao/

Att.

Wendell

Nenhum comentário:

Postar um comentário