Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Alho e seus benefícios antiinflamatórios

          
           Quem nunca escutou da sua avó quando estava com gripe: "Tome uma chazinho de alho, que você já melhora!". Essa pequena frase nos traz um imenso conhecimento, o alho sendo bulbo comestível largamente utilizado em diferentes culturas culinárias, o alho tem sido usado como medicamento desde antes do nascimento de Cristo. Há registros de seu uso como medicamento desde a época dos faraós. Mais recentemente,   pesquisas têm demonstrado alguns desses efeitos, principalmente em relação à sua atividade imuno estimulante, antiaterosclerótica, anticancerígena e antimicrobinana. Embora alguns dos resultados ainda sejam conflitantes devido à falhas metodológicas, as evidências sugerem resultado positivo contra várias enfermidades.
       Os estudos científicos identificaram a presença de vários compostos que agem terapeuticamente no tratamento de parasitoses , desconfortos gastrintes tinais , dislipidemias, verminoses intestinais ,na doença hipertensiva, cardiovascular, câncer, além das atividades antiinflamatória, antimicrobiana, e antiasmática.É conhecido por vários nomes diferentes , dependendo da região em que é produzido e consumido. Os nomes mais comuns são: alho-serpente , alho-bravo, alho-hortense, alho-manso,alho-ordin ário e alho-do-reino. Esta erva bulbosa , cujo nome científico é Allium sativum , é pequena perene e com odor forte e característico de alimentos ricos em compostos sulfurados. 
               A receita é simples, embora difícil de engolir. O suco caseiro feito com água e um dente de alho triturado é capaz de provocar muito mais do que um hálito constrangedor.  A descoberta faz parte da tese de doutorado do farmacêutico e professor de química da escola técnica Confil, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Paulo César Venâncio.O especialista analisou o efeito 'antibiótico' do alho brasileiro (Allium sativum), comercializado em feiras livres e supermercados. A proposta era mapear de que forma o alimento atua no combate e na prevenção de doenças. Para comprovar tais propriedades, infecções bacterianas graves foram provocadas em ratos e in vitro.
                 Segundo o professor, o resultado da pesquisa mostrou que o tratamento feito com antibiótico, associado ao consumo do alho, acelera o processo de cura da doença, ou seja, o alho potencializa o efeito do remédio. “O alho é um fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecção, atua diretamente no sistema imunológico. Sozinho, tem fator de prevenção. Junto com remédios, é um coadjuvante poderoso”, defende o farmacêutico.
                    Podemos observar a grande importância de se procurar por meios alternativos de curar algumas patologias com alimentos naturais que possuem poderes extraordinários que muitos desconhecem. Basta se informar e optar pelo o que realmente trará benefícios a seu organismo, ressaltando que tudo em excesso pode ser prejudicial a nossa saúde. 


Fonte: http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/alho_revisado.pdf
http://saude.ig.com.br/alimentacao/alho+contra+gripe+hipertensao+e+infeccoes/n1596825144875.html 



                                                                                                  Atenciosamente: Tatiane Perucelli  

Nenhum comentário:

Postar um comentário