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segunda-feira, 8 de julho de 2013

O LEGADO EDUCATIVO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS

         Olá pessoal, hoje trago a vocês uma reflexão mais acadêmica sobre um artigo de Katia Rubio que foi discutido em sala na disciplina de fundamentos filosóficos e históricos da educação física. Espero que seja útil. 
         O artigo de Katia Rubio “O LEGADO EDUCATIVO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS” traz a tona uma discussão bastante rica e interessante. Os jogos Olímpicos, durante toda sua história sofreu influência dos acontecimentos sociais. A atitude de Pierre de Coubertin de reinventar os Jogos Olímpicos e fazer com que as diferenças políticas e sociais, antes resolvidas com guerras e violência passassem a ser resolvidas nos campos esportivos, foi sem duvidas digna de elogios, pois transformação a sociedade através do esporte é até hoje uma busca importante.
         Rubio (2009) salienta esta ideia quando fala sobre o termo “Olimpismo”, que refere-se ao conjunto de valores pedagógicos e filosóficos do Movimento Olímpico, e não apenas os Jogos Olímpicos.  Um exemplo de atitude oriunda deste olimpismo foi o fair-play, que é entendida como a ética do esporte, que tem como princípios a moral e lealdade. Somente este termo pode servir de alicerces para uma série de discussões onde o professor pode trabalhar com estes valoras fazendo um link entre esporte e sociedade, relacionando-o com as atividades cotidianas do aluno. Como o esporte é considerado uma linguagem universal estes princípios podem ser trabalhados em todos os lugares, independente de suas culturas.
         Os megaeventos como as Olimpíadas de 2016 no Rio, antes disso a Copa de 2014 e até mesmo a Copa das Confederações trazem a tona uma série de oportunidades a serem trabalhas pelo professor em sala de aula, tanto nos aspectos culturais, quanto na reflexão de lances, jogadas e atitudes dos atletas. É inegável a importância das mídias de massa, principalmente as digitais, mas devemos sempre tomar o cuidado de fazer nossas própria reflexões e não se deixar ser influenciado por este mercado, que visa sempre o lucro em cima dos mega eventos. Nesse contexto o educador deve também conscientizar os alunos sobre a importância dessa reflexão. Afinal devemos usar o esporte e não ser usado por ele.

Referência

RUBIO, K. O legado Educativo dos Megaeventos Esportivos. Motrivivência, Florianópolis, v. 21, n. 32-33, p. 71-88, jun./dez. 2009.

Att. Edilson de Oliveira

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