Total de visualizações de página

Pesquisar no blog

terça-feira, 23 de julho de 2013

Alimentação

          Todos sabemos que a alimentação é uma das melhores receitas para garantir uma ótima saúde e um bom funcionamento do organismo. Hoje abordaremos alguns alimentos e seus benefícios ao organismo. 
              Citamos aqui segunda a geração de vitalidade, 4 grupos de alimentos: 
ALIMENTOS  BIOGÊNICOS: são aqueles que geram vida. São eles: os brotos e os brotos verdes que não são sementes secas e nem plantas adultas.  
 ALIMENTOS BIOATIVOS: são aqueles que ativam a vida. Eles  devem ser consumidos maduros , crus e bem frescos. São eles: cereais, hortaliças, frutas, nozes e ervas. 
ALIMENTOS BIOESTÁTICOS: são aqueles que diminuem a vida. Seu consumo garante o  funcionamento mínimo do nosso organismo. Eles provocam o  envelhecimento das células e não têm substâncias vivas, porque sua energia vital foi destruída. São eles alimentos crus( estocados) alimentos congelados e alimentos cozidos. 
 ALIMENTOS BIOCÍDICOSsão aqueles que destroem a vida. São os mais utilizados na alimentação deste século. Este tipo de alimento (refinados, processados e conservados artificialmente) foi inventado pelo homem, eles envenenam pouco a pouco as células do corpo com substâncias nocivas e abrem a porta para as doenças da civilização: doenças cardiovasculares, câncer, reumatismo, diabete e outras doenças degenerativas, bem como doenças mentais.
               Aqui há uma lista de alimentos funcionais que sua ingestão devem ser orientada por um nutricionista em quantidade favoráveis ao seu organismo:
1 – Soja: A principal substância estudada, a isoflavona tem potente efeito na redução do colesterol e LDL (gordura que causa infartos, AVC e outras doenças), diminuição do risco cardiovascular, ajuda a diminuir o peso corporal, redução no risco de osteoporose e cálculo renal. Por seus efeitos hormônio-símile com o estradiol ela diminui os sintomas da menopausa. Além destes efeitos, ela auxilia na função imune, antioxidante e bem estar.
2 – Alho: Rico em compostos organosulforados tem ação na redução do colesterol total, ajuda a diminuir a pressão arterial, auxilia no controle do diabetes, é anticancerígeno, antioxidante, antibiótico e previne a formação de coágulos.
3 – Chocolate: Suas substâncias ativas estão no cacau e tem ação como poderoso antioxidante, redução na agregação plaquetária (redução de doenças cardiovasculares), modulação do humor. A recomendação é consumir o chocolate amargo e acima de 50% com cacau.
4 – Oleaginosas: Ricas em resveratrol, vitamina E, selênio, manganês, magnésio, arginina que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, são antioxidantes, regulação da pressão arterial.
5 – Ácidos graxos ômega-3: Suas ações se devem ao EPA e DHA e atuam na redução de doenças cardiovasculares, redução dos triglicérides e colesterol total, participam no desenvolvimento da retina e do cérebro, atua nas doenças auto-imunes, melhoram a hipertensão, melhoram sintomas da depressão, são excelentes para a pele e ainda são poderosos antiinflamatórios. Está presente nos peixes como atum, sardinha, salmão, abacate, oleaginosas e óleo de linhaça.
6 – Linhaça: Rica em gorduras boas como ômega-3, ômega-6, monoinsaturada ajuda a reduzir o colesterol total, reduzir inflamações, é antifúngica, antioxidante, atua na proteção contra o câncer e melhoram o funcionamento do intestino.
7 – Azeite: poderoso antioxidante prevenindo doenças cardiovasculares, é antioxidante, ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL, ajuda na melhora do aparelho digestivo, tem ação na diminuição na pressão arterial, melhora da defesa do sistema imune e previne a ocorrência de catarata e degeneração macular.
8 – Maracujá: tem ações benéficas no sistema nervoso central com ação anticonvulsivante, ação sedativa e ansiolítica. Melhora o sono e é antiinflamatório.
9 – Romã: uma das frutas mais poderosas. É anticancerígeno, melhora o estômago, atua na redução de colesterol total e LDL, pressão arterial, é antimicrobiano e antioxidante.
10Gengibre: é um poderoso antiinflamatório ajudando na melhora de doenças respiratórias, artrites, melhora na defesa do sistema imune e é antioxidante.

               

Fonte: http://www.comunidadebancodoplaneta.com.br/group/estiloesaudebemviver/forum/topics/alimentos-saudaveis-e-seus
http://www.anapaulafidelis.com.br/index.php/2011/09/alimentos-funcionais-o-que-sao-e-suas-propriedades/

                                                                                                     Atenciosamente Tatiane Perucelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário